Apresento a vocês o Look XP, uma modificação do IceWM que além de leve, é altamente configurável, sendo uma alternativa excelente para quem precisa de um ambiente bem acabado e simples. Descreverei como instalar o básico e algumas melhorias que ando fazendo nele.
Há uns dias atrás, me deparei com a idéia de usar um gerenciador de janelas mais leve que o tão poderoso KDE, que apesar de robusto, consome muitos recursos da máquina... comecei a usar o Fluxbox e até consegui fazer bastante coisa, porém sabia que aquilo ali estaria muito longe do usuário comum.
Foi quando tomei conhecimento de um projeto baseado no ambiente IceWM, que já conhecia de tempos e na época tinha uma cara de Windows 98. Esse projeto se chama look-xp, que é uma junção do IceWM, o window manager em si, do idesk, que permite criar ícones na área de trabalho e do xfe, que é um gerenciador de arquivos meio parecido com o windows explorer.
Pretendo apresentar aqui os principais recursos utilizados e algumas melhorias que ando fazendo.
[5] Comentário enviado por removido em 14/04/2008 - 20:34h
Olá,
Obrigado pelos comentários...
rjmva: No meu blog tem mais... é q como foi meu primeiro artigo ainda não estava totalmente ambientado, mas o próximo ficará mais rico de imagens, da forma q costumo postar artigos no meu blog.
Thiagopriest: Cai dentro, vale a pena e é bem leve...
Elionw3: Putz, nem tinha notado.... era gerenciador gráfico mesmo q iria dizer.... essa passou despercebido...
[10] Comentário enviado por nicolo em 15/04/2008 - 11:52h
?comentario=Ótimo artigo: Bem escrito, tecnicamente rico, instruções claras . Parabéns.
..... mas eu uso Linux para não ter que olhar para a cara do windows. É birra mesmo.
[11] Comentário enviado por pedrorissato em 15/04/2008 - 16:45h
Bem legal o artigo mesmo... tinha visto jah o look em foruns por ai... mas aki ficou mais explicado xD.... Ele eh show pra quem quer implementar linux em lanhouses... sem "perder clientes" facilita e muito aos clientes usarem o linux "achando" que estão no windows.... bem configuradinhu vai que vai... belo artigo!
[15] Comentário enviado por marcelosarao em 16/04/2008 - 13:56h
Não é nada prática.
Não reconhece, o pendrive e o CDROM.
Com outras, como KDE e GNOME, a detcção é automática.
Se for instalado um novo programa, não é adicionado no menu.
[16] Comentário enviado por removido em 16/04/2008 - 15:07h
Vamos lá...
-SMarcell.
Já tá corrigido, quando notei a falha ja tinha publicado...
-Rodrigo.capelini...
Concordo, mas como é desse feio q os usuários gostam... quem sou eu pra discordar de quem quer um sistema com a cara do anterior e sem pagar licença? Essa pra mim está sendo a chave para uma migração menos dolorosa para os clientes, mas pra nossa felicidade tem o tema human tb, que é o default do ubuntu. :-D
-marcelosarao
Eu sinceramente não vejo falta de praticidade, pois uso-o em combinação com pcmanfm que detecta a mídia e monta, tanto cd quanto pen drive. Este é até um dos temas do meu próximo artigo.
Quanto a ser adicionado, o lxp possui um lxp-icewm-menu-gnome, que atualiza o menu quando um novo programa é instalado, exatamente como o gnome. Eu postei o meu arquivo de configuração pois gosto de definir exatamente o que vai ser usado. Se vc instalar e deixar o menu default, vai notar que todos os seus programas estão ali e quando instalar um novo, o mesmo será adicionado.
[18] Comentário enviado por saron em 30/05/2008 - 22:18h
Solicito informaçôes de como resgatar opções do menu Iniciar da Barra de Tarefas. Só ficaram as seguintes opções: Desligar, Sair, Travar Tela, Desktop e Locais. Não sei como consegui essa "proeza". Passo a passo, por favor, pois sou iniciante no Linux.