Dentre os aplicativos utilizados para virtualização de máquinas, vamos descrever os mais utilizados no dia-a-dia e que já são veteranos neste ramo.
WMware
Pioneira neste ramo, o VMware é um software/máquina virtual que permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de um S.O. nativo dando suporte real a software de outros sistemas operativos.
Desenvolvedor: VMware Inc.
Licença: Proprietária
S.O.: Multiplataforma
Versão Atual: 7.0.1
Família VMware:
- VMware Server "VMWare GSX Server" = Usado para servidores de pequeno e médio porte.
- VMware ESX Server = Aplicativo para servidores de grande porte.
- VMware Player = Utiliza o conceito de máquinas virtuais prontas.
- VMware Fusion = Feita para sistemas Mac OS X, com o uso de processadores Intel.
- VMware ThinApp = Um programa que permite a criação de "aplicações portáteis" ("portable apps").
- VMware P2V = Uma ferramenta para migrar servidores físicos para máquinas virtuais.
- VMware VirtualCenter = Uma ferramenta para centralizar o gerenciamento de instalações do VMware.
- VMotion = Uma ferramenta para transferir máquinas virtuais entre servidores, de forma tão transparente quanto possível, resultando no mínimo de downtime (tempo com o servidor fora do ar).
Screenshot:
VirtualBox
É um software de virtualização desenvolvido pela Sun Microsystems que, como o VMware, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos.
Desenvolvedor: Sun Microsystems
Licença: Proprietária/GPL
S.O.: Multiplataforma
Versão atual: 3.1.8
O aplicativo VirtualBox vem se destacando durante algum tempo por ser relativamente leve em comparação aos outros aplicativos de máquinas virtuais, e pode ser notado já pelo tamanho de sua aplicação via download, 70mb.
Também inclui um drive virtual para dispositivos USB que podem ser conectados diretamente ao S.O. virtual, além do compartilhamento de arquivos entre o sistema anfitrião e a VM. Seu arquivo de configuração é armazenado em um XML para exportação e importação quando necessário.
Screenshot:
Microsoft Virtual PC
Segue a mesma ideia dos últimos 2 aplicativos citados, porém esta foi desenvolvido pela grande e dominadora do mercado de S.O. (Microsoft). Seu uso é interessante quando se trata de máquinas virtuais voltados ao S.O. (família Windows), pois a variedade de drives para esta camada de aplicação é relativamente grande, já para uso de sistemas
Linux o desempenho é inferior ao utiliza-lo outros aplicativos como (VirtualBox), pois a mesma possui poucos drives para este tipo de S.O.
Desenvolvedor: Microsoft
Licença: Proprietária
S.O.: Multiplataforma (Windows *recomendado)
Versão atual: 2007 SP1 6.0.192.0
Screenshot:
Qemu
É um aplicativo bem inferior aos outros citados, pela falta de alguns recursos não existentes. Seu papel principal é emular um processador dentro de um sistema real, existe também a possibilidade de trabalhar em 2 modos:
1) Modo usuário: Neste modo processos são lançados (Linux ou Darwin/Mac OS X) e o mesmo é processado pela CPU, através de combinações 32/64 bits.
2) Modo computador/CPU (completo): Neste modo o aplicativo consegue emular um sistema por inteiro, ou seja, uma junção entre processador e periféricos comunicando entre si.
Desenvolvedor: Fabrice Bellard
Licença: Proprietária/GPL
S.O: GNU/LINUX, Secundário (FreeBSD e Windows - Kqemu)
Versão atual: 0.12.4
Screenshot:
Xen
Xen é um software livre de virtualização para as arquiteturas x86, x86-64, IA-32, IA-64 e PowerPC, que pode rodar diversos S.O. ao mesmo tempo. Suas primeiras versões foram voltadas para o software livre, como Linux, FreeBSD etc, a partir de sua versão 3.0, sistemas como Windows também se tornaram nativos ao aplicativo Xen.
Desenvolvedor: Universidade de Cambridge (Ian Pratt - XenSource, Inc.).
Licença: Proprietária/GPL
S.O: Multiplataforma
Versão atual: XenApp 6, Xen Evolution Desktop 4
Xen hoje é mantida pela Citrix, que comprou a grande XenSource e desenvolve um aplicativo ainda open source e uma versão proprietária para grandes datacenters e empresas de alto nível no ramo da computação.
Screenshot: