Migração de dados no Joomla

Neste artigo você verá: o nível de alterações que foram feitas na estrutura das tabelas do banco de dados da nova versão, a 1.5 RC3. Entenderá o processo de migração manual e como proceder na migração por componente e ainda como migrar o para outro servidor.

[ Hits: 33.332 ]

Por: Robson Niedson em 16/01/2008 | Blog: http://www.niedson.com


Upgrade com migração manual



Ao fazer a migração você pode decidir fazer manualmente ou usar algum componente específico para esta finalidade, nesta página iremos falar sobre a migração manual (ou como diz "no braço mesmo"), mesmo que você prefira fazer através de um componente, faz se necessário caso deseje se tornar desenvolvedor de componentes, conhecer todo o processo de inserção e estrutura da tabela de dados.

Aqui utilizaremos o PHPMYADMIN, para saber se as tabelas que possuem registros, basta passar o mouse sobre o nome da tabela no menu do lado esquerdo, é obvio aqui que as tabelas com nenhum registro não são necessárias serem exportadas.

Para exportar uma tabela é necessário que se selecione a tabela desejado, e depois clique no menu do topo em EXPORTAR.

Na tela de exportação, certifique-se que apenas a opção DADOS esteja selecionado, haja visto que a estrutura a ser utilizada será a da versão migrada.

Então, já sabe quais tabelas serão migradas? Quais tabelas você irá exportar?

Caso ainda não, paciência isso é uma terapia, analise com calma todas as tabelas do seu banco, e verifique quais as que houve alterações significativas.

Iremos falar das tabelas mais comuns, pois é impossível falar de todas, haja visto que isso pode variar conforme a sua estrutura e a quantidade de componentes que você utiliza, podendo ser mais ou menos, conforme o caso, por isso vamos nos a ter nas tabelas de dados mais básicas.

As tabelas mais comuns, e que provavelmente você precisará migrar será a de seção, categorias, conteúdo, links, enquetes e menus: que são representadas pelas tabelas a seguir.

Criei o gráfico abaixo para demonstrar quais tabelas tiveram alteração:



OBS: A tabela MAMBOTS foi renomeada para PLUGINS.

* Na versão 1.5 RC3 foram adicionadas as tabelas Banner Track e Menu Types, que não tinha na versão anterior.

Diante dessas informações, para proceder com migração manual você pode agir das seguinte forma:

OPÇÃO 01 - MODIFICAÇÃO NA SQL

Este método você irá Acrescentar ou alterar os parâmetros no INSERT da SQL, conforme for o caso. Por exemplo: A diferença da tabela $_categories para a nova é que agora há um campo "alias" entre "name" e "images.



::: Nesse caso o INSERT a seguir:

INSERT INTO `jos_categories` VALUES(1, 0, 'Latest', 'Latest News', 'taking_notes.jpg', '1', 'left', 'The latest news from the Joomla! Team', 1, 0, '0000-00-00 00:00:00', '', 0, 0, 1, '');

:: Ficaria assim

INSERT INTO `jos_categories` VALUES(1, 0, 'Latest', 'Latest News', '', 'taking_notes.jpg', '1', 'left', 'The latest news from the Joomla! Team', 1, 0, '0000-00-00 00:00:00', '', 0, 0, 1, '');

A diferença é quase que imperceptível, apenas foi acrescentado duas aspas, entre vírgulas onde seria o campo na posição equivalente do campo "alias".

OPÇÃO 02 - MODIFICAÇÃO NA ESTRUTURA

Já neste método você irá modificar a estrutura da tabela existente para que se equipare a nova versão na exportação.

Por exemplo, para solucionar o exemplo anterior, você criaria um campo que faltava na mesma posição, e exportaria todo SQL da versão antiga e importaria na nova.

Parece ser dor de cabeça, não? Não se preocupe, você ainda pode utilizar um componente para esta finalidade, veja na página a seguir.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Upgrade com migração manual
   3. Migrando para outro servidor
   4. Upgrade com componente de migração
Outros artigos deste autor

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

Leitura recomendada

Uma introdução à biblioteca GD

Gráficos em PHP Highcharts

Solução open source para clínicas médicas

Entendendo o que é URI, URL, URN e conhecendo as diferenças entre POST e GET

Desenvolvendo um componente de calendário dinâmico em PHP

  
Comentários
[1] Comentário enviado por apsampaio em 16/01/2008 - 12:27h

Excelente artigo. Eu uso atualmente o joomla 1.0.13. O 1.5 traz muitas inovações (que compensem o upgrade)? Pode citar algumas? Abraços.

[2] Comentário enviado por Niedson em 19/01/2008 - 18:12h

A versão 1.5 tem novidades de tirar o folêgo que vale um novo artigo, entre as principais podemos citar um banco de dados mais enxuto, a instalação de componentes, modulos esta integrada, e agora você poderá traduzir até o backend. Acho que vale esperar um pouco para ela ser consideravel estável, mas enquanto isso você pode instalar paralelamente para não ter problemas. Vale a pena! Tks! Abs!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts