Para um melhor entendimento e execução plena deste procedimento eu recomendo atender os seguintes pré-requisitos:
- Ter noções de sistema de arquivos e referência a diretórios Linux/Unix (esse padrão de referências foi herdado do Unix);
- Ter conhecimentos de formatação, caso a partição não esteja formatada;
- Montagem de partições, caso a mesma não esteja montada;
- Noções de manipulação do arquivo fstab;
- Ter noções de identificação de dispositivos de disco e partições;
- Utilização de máquinas virtuais para maior margem de segurança.
Introdução
Bom, com dados e arquivos dos usuários não se brinca, por isso é de suma importância deixá-los sempre preservados e livres de situações potenciais de risco. Desejamos sempre tratá-los da forma mais segura a prática possível, e um bom exemplo de segurança com praticidade detalharei nas próximas páginas.
Recomendo realizar este procedimento num sistema virtualizado, no Virtualbox, por exemplo. Assim, se algo sair errado não acarretará mal funcionamento do sistema principal.
DICA: Salve o estado da máquina antes de realizar o procedimento no sistema virtualizado. Assim é mais fácil voltar atrás e começar de novo, bastando para isso restaurar o estado salvo da máquina. Se a sua partição que receberá o diretório /home já estiver montada, e se você conseguir identificá-la, pule para o tópico "Copiando o conteúdo do diretório /home para a nova partição". Caso contrário siga os passos a seguir.
Identificando a nova partição do diretório /home
É crucial sabermos qual partição será montado o diretório /home. Se os discos tiverem rótulo, fica mais fácil ainda a identificação do dispositivo de disco. As identificações de dispositivos físicos encontram-se no diretório /dev. Para identificar a partição execute o comando abaixo como root:
# blkid
A saída do comando é uma tela semelhante à imagem abaixo:
Observe que na primeira coluna existe uma lista de partições. A segunda já dá uma certa luz, que indica o rótulo (LABEL) OU UUID, caso a partição não possua um rótulo. Tente identificar qual partição será montado o diretório /home. Se a partição tiver um rótulo será muito fácil. Eu recomendo uma certa experiência neste detalhe, para uma melhor identificação da partição. Pode-se também utilizar ferramentas de disco do seu ambiente desktop, como Gnome, KDE, xfce e outros.
Montando a partição
Antes de inciarmos a cópia, temos que nos certificar que a partição que receberá o conteúdo do diretório /home esteja montada. Caso não esteja, monte essa unidade, de preferência em /media como root.
mount -t <sistema de arquivos> /dev/<dispositivo de disco> /media/<diretório para montagem da partição>
Copiando o conteúdo do diretório /home para a nova partição
Inicialmente criemos uma cópia do conteúdo do diretório /home, recursivamente entre pastas, subpastas e arquivos, mantendo as respectivas permissões. Utilizemos o velho comando 'cp' como root:
# cp -p -r /home /* /<ponto de montagem de destino da nova partição>
Onde o parâmetro -p preserva as permissões das respectivas pastas e o -r copia recursivamente pastas, subpastas e arquivos. Normalmente quando os sistemas montam as partições automaticamente, essas são montadas no diretório /media.
Poderíamos mover o conteúdo com o comando 'mv', mas por segurança é bom termos uma cópia para poder voltarmos atrás caso algo saia errado.