Por que alguns técnicos, engenheiros e/ou administradores são bem sucedidos e outros não!? Se você tem poucos clientes e quer conquistar mais, leia este artigo.
Falar que trabalha com tecnologia todo mundo fala, inclusive temos um inúmeras empresas e profissionais que trabalham.
O que difere você ou sua empresa dos outros profissionais ou empresas? Você já parou para pensar?
Prestação de serviço de qualidade?
O preço cobrado?
O serviço de suporte que presta?
Eu não sei o tipo de produto que tu faz, ou serviço que presta, mas seu cliente precisa saber.
Você oferece novas tecnologias para seu cliente?
Visualiza as dificuldades que ele tem, ou pergunta a ele se existe alguma?
Para prestar serviços temos inúmeros profissionais espalhados pelo Brasil. Agora, o que você faz de especial para encantar o seu cliente? Que deixe-o satisfeito, no ponto de indicar você aos amigos dele das outras empresas?
Veja alguns pontos importantes:
Sempre visite seu cliente, pergunte a ele se está tudo bem, se não puder, ligue.
Aproveite a visita e divulgue seus produtos, como novas tecnologias.
Procure cumprir o que prometer, se não tiver certeza não prometa, para não se queimar.
Informe ao cliente que assim que possível retornará com a data da entrega do produto ou serviço.
Sempre estipule prazo maiores! Exemplo: se tiver condição de entregar o serviço na sexta, prometa entregar na segunda, vai que na sexta acontece algum imprevisto, você não sabe o dia de amanhã. Se conseguir entregar na sexta, deixará seu cliente satisfeito!
Faça o que seu cliente não espera de você. Exemplo: se pedir um serviço, faça um outro de menor porte como cortesia, e avise ao cliente que fez a mais para melhorar seu servidor, seu programa etc.
Sempre que seu cliente indicar você para outra empresa ou futuro cliente, dê descontos aos serviços prestados a ele como agradecimento.
Procure manter sempre um número de telefone ou email de plantão ou suporte para que quando seu cliente precisar de você, seja fácil o contato.
Faça o serviço/programa com dedicação, como se você fosse o cliente, como gostaria que fosse, se coloque no lugar do cliente.
Fazendo isto, já é o começo para você ou sua empresa começar ganhar mais clientes e alcançar o sucesso!
[2] Comentário enviado por odirneto em 13/01/2009 - 14:33h
Cara, achei muito legal..
Acho que você trabalha na área... Eu tive algumas experiencias ruins com empresas tercerizadas de TI na minha empresa, tanto que me deu a louca e eu mesmo aprendi a usar o linux e montei meus servidores... Se você quiser, posso contribuir com um manifesto de quem já passou por problemas.. seilá... me manda um e-mail se quiser odirneto@petmais.net
[5] Comentário enviado por teccert em 13/01/2009 - 18:40h
Este é um tutorial muito bom, porém é uma orientação básica que todo prestador de serviço deve ter, exceto aqueles que não se importam com o que faz.
Quando li o título deste, pensei em encontrar algo que me respondesse o porque que eu tenho dificuldades em progredir (ter mais cliente e consequentemente aumento no prolabore) na área de prestação de serviço, uma vez que tenho agido conforme a orientação aqui apresentada. O que tenho observado aqui na praça de Recife, é que os prestadores de serviço que tem agido ao contrário do que aqui está, tem tido uma boa evolução patrimonial, muito embora fique pouco tempo no mercado; este é o meu diferencial, já presto serviço na área de Hardware e Administração de Redes de Computadores há 15 anos e nunca tive problemas com o cliente ou justiça em relação à prestação de serviço, mas no meu caso específico não evolui financeiramente.
Os meus clientes não estão muito interessados em melhoria onde haja custo, e melhoria sem investimento não existe, também não estão dispostos a pagar pelo serviço, seja o valor que for, pagam apenas, porque são obrigados pela necessidade dos serviços.
[6] Comentário enviado por Teixeira em 14/01/2009 - 06:16h
Realmente não existe uma "fórmula mágica" par termos sucesso em todos os nossos empreendimentos.
Por vezes, ao agirmos de forma que pensamos estar 100% correta, somos preteridos por qualquer outro motivo menos relevante.
Isso acontece especialmente quando "resolvemos o problema de vez" e o cliente fica longos períodos sem se lembrar de nós, simplesmente porque não houve necessidade.
Tenho observado que muitas vezes o profissional "remendão" tem mais prestígio do que aquele que mata a cobra de vez.
Note-se que geralmente o que falta é simplesmente uma continuidade no relacionamento cliente/prestador de serviços, fato que foi bem abordado no artigo.
Sem essa continuidade, mesmo não-remunerada, poderemos chegar à conclusão errada de que somos eternos sofredores, que Fulano tem mais "sorte" que nós, e outras idéias de igual teor.
Portanto, agir eticamente é uma necessidade, mas de nada adianta a ética isoladamente, se deixamos nosso cliente sem uma atenção extra, e portanto sujeito à participação de terceiros que embora não agindo de acordo com a "nossa" ética, todavia praticam preços mais baixos e aplicam paliativos, sem se importar com o bom funcionamento do sistema do cliente.
Em suma, não podemos perder o cliente de vista. Por outro lado, temos de fazer isso de forma não-ostensiva, ou seja, sem encher o saco do cliente.
[8] Comentário enviado por the_sant em 14/01/2009 - 10:37h
Muito bom este artigo, ou seja, este lembrete.Muitas vezes na correria do dia-dia deixamos de pensar nestas atitudes que passam desapercebidas por nós prestadores, mas para os clientes esta estampado na palma de suas mãos.
[9] Comentário enviado por jmurray em 14/01/2009 - 14:31h
Isso é totalmente relativo. Muita das vezes não é o preço alto ou pq o cara "manja" do assunto. Algumas empresas cobram preços baixos para consquistar seus clientes ou cobra caro demais e faz o serviço pela metade. O cliente pensa é no preço, depois na qualidade do serviço. Para ele pouco importa, ele quer o resultado! Alguns (raras exceções) pagam caro, mas preferem serviços de confiança. Acho que sim, influencia muito a qualidade do trabalho do cara, mas o cliente vai colocar isso em segundo lugar, ele sempre vai atrás do mais barato...
[10] Comentário enviado por vagnerpolles em 14/01/2009 - 14:47h
Muito importante termos artigos nesta linha, pois vai de encontro com a ideia do protejo GNU (que os profissionais vendam o seus serviços) e para isso é importante realizarmos o melhor possível.
[12] Comentário enviado por peparocha em 15/01/2009 - 03:56h
Uma vez, um cliente me chamou pra consertar o rWindows porque tinha queimado, daí, formatei, instalei o rWinXP e de quebra instalei alguns jogos pro filho dele não ficar só no paciência ou campo minado (fazendo algo à mais pro cliente ficar satisfeito), quando dei o preço (R$60,00) ele achou um absurdo, pois um aminguinho do filho dele além de fazer de graça e melhor do que eu, de quebra, ainda instalava uns jogos mais irados. Perguntei à ele se não estava satisfeito?!? ele me respondeu com outra pergunta. "Mas vai dar pra entrar no Orkut?", daí eu respondí: só se o amiguinho do seu filho te der um modem de presente. Daí ele respondeu: "Caramba, ficou em R$60,00 e não vai dar nem pra entrar no Orkut?", daí pra agradar, disse à ele que comprasse um modem e quando comprasse, me ligasse que voltaria e instalaria o modem de graça. Estou esperando a ligação até hoje e já vão pra 8 meses.
Pergunta: Será que ele comprou o modem e chamou o amiguinho do filho pra colocar?
Resposta: Acho que não, pois o filho dele frequenta minha Lan House até hoje....
[13] Comentário enviado por pinduvoz em 16/01/2009 - 06:06h
Tem pessoas que, por mais que recebam, nunca ficam satisfeitas (exemplo acima).
Por isso que "agradar o cliente" não decorre necessariamente do recurso às "fórmulas prontas".
Mas não é por isso que devemos simplesmente ignorar os conselhos que o artigo trouxe, até porque se eles não funcionarem para "agradar o cliente", funcionarão para "não desagradar o cliente", o que já é um ponto a nosso favor.
[14] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 16/01/2009 - 11:00h
Muito bom o artigo, mas, não depende só da empresa ceder um atendimento de boa qualidade, mas também do cliente. Alguns clientes por mais que você o atenda com prioridade maior, não dão valor ao seu trabalho e acabam procurando por empresas com soluções mais baratas e de menor qualidade. Tempos diferentes.
[15] Comentário enviado por odirneto em 16/01/2009 - 11:31h
A questão principal não é agradar o cliente quando ele está errado. Na verdade, o que falta para quem atua na área de tecnologia é a explicação e o suporte ao cliente. Se uma pessoa liga 10 vezes para perguntar um mesmo problema, voce nao pode ter má vontade em atende-la. Se uma pessoa pergunta se vai dar pra entrar no orkut com um computador que não tem modem, cabe a você explica-la que é necessario um modem para se conectar, coisa que o computador da pessoa não tem, e explicar que o serviço ali descrito seria para formatar e arrumar o computador.
Agora, vamos falar a verdade: R$ 60,00 para formatar um computador... para colocar um CD do XP, dar tres enter, e reiniciar ele, chega a ser um exagero, não? Não seria melhor cobrar R$30,00 para ter o triplo de cliente. Eu sei que o mercado cobra nessa faixa, mas eu, PESSOALMENTE, acho um preço salgado para o serviço prestado. Até porque, demora mais ou menos 1 hora para formatar uma maquina. Dessa forma, se você cobra por hora de trabalho 60 reais...
em 1 dia de 10h, vocẽ tiraria 600 reais..
em 20 dias de trabalho, seu salario seria de 12000 reais (só para formatar maquinas)...
[16] Comentário enviado por overlock em 17/01/2009 - 01:41h
odirneto lamento ter que discordar de você, mas a meu ponto de vista... nosso caro amigo cobrou foi barato...
por mais simples que seja colocar um cd e dar 3 enters, se o cara nao souber a hora certa de apertar ou nao o teclado o computador nao ficara pronto...
O meu caso e um pouco diferente dos demais. Trabalho como estagiario no setor de TI de um orgao publico. Muitas vezes fui bajulado e chavecado para que eu conseguisse que X maquina acessace orkut e msn's da vida...
Temos que ter a seguinte visão de mundo meus amigos: Para pessoas como eu, que pretendem viver da informática como metodo de sustentar família, 1200 reais como citou acima nosso amigo acima e realmente um salário digno? Para alguem que perdeu (e perde) noites afio para resolver os problemas dos outros e nao tem tempo siquer de resolver seus problemas? E o leite das crianças? quem põe na mesa?
Aprendi com a experiencia dos amigos do serviço que, uma vez que se cobra caro, o serviço (por pior que tenha ficado) é um serviço de qualidade e sera sim recomendado a outros amigos... nao estou falando em extorsão ou abuso, mas que se cobre o que e justo!
peço desculpas pelo tamanho do comentario e gostaria de parabenizar pelo topico. pode nao ser uma cartilha do "pequenas empresas grandes negocios", mas concerteza levantou uma questão muito importante!
[17] Comentário enviado por julianjedi em 17/01/2009 - 01:59h
Realmente não concordo com a ideia de dar tres enters não ..infelismente ainda existem técnicos hoje em dia que tem essa ideia de que instalar o windows é só colocar um cd... que tipo de técnico é esse ... cade o antivirus, os softwares de gravação de cds, o nosso louvavel firefox para substituir o IE, os compactadores de arquivos e leitores de pdfs os malditos drivers ou vá me dizer que vc não os instala sem falar na configuração pós instalação do sistema ... isso se o cliente nem perguntar sobre oque é office .... sem falar se vc for instalar um piratão .. realmente 60 reais meu amigo é barato ... pois o absurdo é um técnico em informática de verdade ( estou falando daqueles que entendem mesmo ) não aqueles que acham que sabem e envergonham e denigrem a imagem da profissão estudarem tanto para canhar meros 1200 reais por mes, se fosse assim montaria uma barraca de cachorro quente que seria mais lucro.
[19] Comentário enviado por tuxSoares em 17/01/2009 - 23:38h
Relmente preço não é o principal diferencial para se manter um cliente.
Quando um cliente contrata os serviços de uma empresa, no meu caso monto servidores para provedores de internet (www.titansistemas.com.br), o pessoal está muito interessado em preço, mas quando começam a sentir a necessidade de atendimento 24 horas, um bom suporte técnico, soluções para os problemas do dia-a-dia, o preço já passa a não ser o ponto principal.
É claro que se o serviço custar x reais e você cobrar 2x reais o cliente não vai aceitar, pois ele também não é burro, mas qualidade, compromisso e seriedade com o cliente, preço nenhum paga.
Trabalhando no ramo de informática e tecnologia como a maioria do pessoal aqui do site já me deparei em diversas vezes barrado por alguém que cobrava metade do meu preço prometendo os mesmos serviços, vários dos meus clientes já foram, mas a maioria que foi voltou!
O complicado na situação da informática que prejudica muito a atividade é a falta de um conselho federal, que na minha visão melhoraria muito o mercado e impediria a atividade dos "profissionais" de fundo de quintal que tem por aí. Está certo que o próprio mercado seleciona os profissionais, mas para o usuário leigo, ou o empresário sem muita experiência pagam caro até descobrir que esse profissional "pros coco" não é realmente o que eles precisam.
Concluindo para manter um cliente você deve manter principalmente a honestidade, ter conhecimento realmente do que esta falando / vendendo, ter uma boa aparência (não andar mulambento), e ter compromisso com as coisas.
Valeu, não espero que ninguém concorde comigo, é apenas minha opinião.
[20] Comentário enviado por Tercio em 20/01/2009 - 00:14h
Pra mim, técnico que fica cobrando para instalar Windows pirata é no mínimo um picareta! Ora, se o técnico "formatador" acha que pode ganhar uma remuneração justa pelo seu trabalho, ele deveria recompensar também a empresa que faz a ferramenta do seu ganha-pão.
E, em toda minha vida na Informática, aprendi uma lição: um bom serviço *nunca* sai barato!