Neste primeiro artigo da série veremos como os músicos e aficionados podem usar da tecnologia para criar suas músicas usando os recursos disponíveis com relação a software e hardware.
Vejamos então como é uma conexão típica entre os dois.
Na parte de trás do sintetizador/teclado encontramos três conectores.
Na parte de trás do computador teremos uma placa como esta, observe que há um plug diferente, trapezoidal, que é usado para conexão com joysticks e cabos MIDI.
E por fim temos o cabo que fará a conexão entre os dois.
Há dois tipos de cabos para fazer a conexão entre equipamentos MIDI.
O primeiro é o cabo que conecta o sintetizador/teclado ao computador.
O segundo é um cabo que conecta dois equipamentos diretamente, sem passar pelo computador, como por exemplo dois sintetizadores/teclado, um sintetizador/teclado e um sequenciador.
[1] Comentário enviado por edersonhonorato em 17/06/2009 - 02:58h
Parabéns! Muito bom o artigo.
Guando fiz a migração para Linux (isso em 1998) o que mais me fazia falta (e me obrigava a manter o windows em dual-boot) era um bom seqüenciador midi para linux.
Demorou alguns anos até o Rosegarden me fazer abandonar o Cakewalk de vez.
Hoje, já existem várias ferramentas para seqüenciar midis no linux como o NoteEdit, Muse, Denemo, Music Score(concorrente de peso do Rosegarden), etc...
Sempre precisei de sequenciadores com notação devido à naturesa da minha atividade (musico clássico), e precisava de uma ferramenta que me permitisse escrever a composição nota por nota.
Apesar de pesadinho, o Rosegarden juntamente com o Timidity++/jackd supre com louvor as minhas necessidades na hora de compor ou fazer arranjos em pautas musicais(já que minha placa de som não é uma SoundBlaster da vida, hehehe).
Gostaria que abordasse nos próximos artigos o Timidity++ como solução para quem não tem (como eu) uma placa de som Creative no linux.
[3] Comentário enviado por cleysinhonv em 17/06/2009 - 21:36h
E ai gente boa!
Bom esse artigo em? Parabéns cara. O que mais chama atenção nos seus artigos são os conceitos aplicados ao contexto. Sem contar o nome do artigo!