O fantástico mundo dos instrumentos MIDI (parte 1)

Neste primeiro artigo da série veremos como os músicos e aficionados podem usar da tecnologia para criar suas músicas usando os recursos disponíveis com relação a software e hardware.

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Por: hermes nunes pereira junior em 16/06/2009


Como o MIDI funciona



A ideia do MIDI é ser um protocolo de conexão entre dois instrumentos ou componentes musicais. Para entendermos claramente o conceito de protocolo imagine duas pessoas conversando. Para que elas entendam-se mutuamente é necessário que o que um fale o outro entenda e vice-versa. Tomemos duas pessoas de países diferentes.

Caso não haja nenhum conhecimento e contato prévio de um com a língua do outro, o que ambos falarem será totalmente ininteligível para o outro. Para que eles entendam o que o outro está falando é necessário colocar uma terceira pessoa neste processo. Uma pessoa que conheça as duas línguas e que faça a tradução de um para o outro.

A partir da introdução desta terceira pessoa a diálogo entre os dois indivíduos faz-se entendível. A esta terceira pessoa podemos dar o status de protocolo, pois ele entende o que os dois sujeitos falam em suas línguas maternas e pode, através de uma tradução simultânea transpor o conteúdo falado para a língua do outro.

Observe as duas imagens.
Linux: O fantástico mundo dos instrumentos MIDI - Parte 1
Nesta imagem os dois sujeitos falam línguas diferentes, mas não se entendem porque cada um usa uma língua (ou protocolo) diferente.
Linux: O fantástico mundo dos instrumentos MIDI - Parte 1
Nesta imagem os dois sujeitos, usando uma terceira pessoa como tradutor, conseguem se comunicar. Esta terceira pessoa é o tradutor, ou protocolo desta comunicação. A partir de sua introdução a conversa dos dois passa a ser inteligível para ambos.

Tomemos agora a comunicação entre dois equipamentos, um computador e um sintetizador.

Um sintetizador é uma categoria de equipamentos musicais que permitem a criação de sons a partir de algoritmos matemáticos. A partir destes algoritmos é possível alterar consideravelmente os parâmetros de um determinado som.

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Como o MIDI funciona
   3. A conexão entre os equipamentos
   4. O funcionamento do protocolo MIDI
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Comentários
[1] Comentário enviado por edersonhonorato em 17/06/2009 - 02:58h

Parabéns! Muito bom o artigo.

Guando fiz a migração para Linux (isso em 1998) o que mais me fazia falta (e me obrigava a manter o windows em dual-boot) era um bom seqüenciador midi para linux.

Demorou alguns anos até o Rosegarden me fazer abandonar o Cakewalk de vez.

Hoje, já existem várias ferramentas para seqüenciar midis no linux como o NoteEdit, Muse, Denemo, Music Score(concorrente de peso do Rosegarden), etc...

Sempre precisei de sequenciadores com notação devido à naturesa da minha atividade (musico clássico), e precisava de uma ferramenta que me permitisse escrever a composição nota por nota.

Apesar de pesadinho, o Rosegarden juntamente com o Timidity++/jackd supre com louvor as minhas necessidades na hora de compor ou fazer arranjos em pautas musicais(já que minha placa de som não é uma SoundBlaster da vida, hehehe).

Gostaria que abordasse nos próximos artigos o Timidity++ como solução para quem não tem (como eu) uma placa de som Creative no linux.

Aguardo com anciedade os proximos artigos.:-)

abraços

[2] Comentário enviado por dailson em 17/06/2009 - 15:31h

Show de Bola Hermes.
Perfeito!

[3] Comentário enviado por cleysinhonv em 17/06/2009 - 21:36h

E ai gente boa!
Bom esse artigo em? Parabéns cara. O que mais chama atenção nos seus artigos são os conceitos aplicados ao contexto. Sem contar o nome do artigo!


[4] Comentário enviado por Teixeira em 18/06/2009 - 06:48h

Parabéns!
Aguardo com ansiedade pela continuação.

[5] Comentário enviado por rogerio_gentil em 11/07/2011 - 13:36h

Errei o lugar do comentário. Lerei o artigo e comentarei de novo! Abs


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