Caros(as), depois de ler as últimas notícias publicadas, onde a Microsoft poderá processar as empresas distribuidoras de Linux por quebra de patentes, resolvi uní-las em um só lugar para leitura de todos e assim também tecer meus comentários sobre o assunto.
Usuários de Linux e código aberto convidam Microsoft a processá-los (Por Jeremy Kirk, para o IDG Now!*)
Em uma atitude pouco convencional, alguns usuários de Linux e de outras aplicações de código aberto estão convidando a Microsoft a processá-los.
Os usuários colocaram seus nomes em um wiki público como forma de protesto contra as recentes alegações da Microsoft de que o Linux e outros softwares de código aberto infringem pelo menos 235 das suas patentes.
Eles listaram os sistemas operacionais e softwares que utilizam ao lado de comentários freqüentemente irritados.
"Se você gostaria de solicitar uma visita de Brad Smith, chefe de litígio da Microsoft, por favor fique à vontade para acrescentar seu nome aqui", diz o wiki, que faz parte de um blog do Digital Tipping Point, projeto de vídeo centrado em software livre.
A Microsoft sustenta que não tem planos imediatos de processar, embora encoraje empresas a licenciar sua propriedade intelectual. O advogados do software livre na lista querem que a Microsoft prove que tem patentes contra o Linux.
A companhia vem evitando entrar em detalhes, dizendo de forma geral que as patentes envolvem o kernel (núcleo do sistema operacional) do Linux e sua interface de usuário, o pacote de produtividade OpenOffice e outras aplicações, incluindo e-mail. A lista já contava com mais de 250 pessoas nesta terça-feira (22/05) de manhã.
"Eu uso Gentoo Linux e apenas ferramentas gratuitas e de código aberto para escrever protótipos de processamento de discurso experimental e linguagem natural", escreveu Sean Jensen, de Londres (Reino Unido). "E para música. E para coisas divertidas. Não, Microsoft, você não inventou nada disso. Não é seu, não é meu, não é deles. É nosso. De todos nós", ele conclui.
Joe Grigg, do Michigan (EUA), escreveu que usa as distribuições Ubuntu e Vector Linux desde que a segurança do Windows XP o deixou "doente".
"As práticas de negócios da Microsoft me deixam envergonhado de ter um computador", escreveu Grigg. "Eu sei como rodar um servidor LAMP (Linux, Apache MySQL, Perl) e desenvolver sites profissionais nele e sou 100% livre de Microsoft".
Emrah Ünal, que listou sua localidade como Turquia e Finlândia, escreveu: "Como usuário de Linux por nove anos, acredito que mereço ser processado. Não há escapatória da justiça".
[3] Comentário enviado por marlovi em 30/05/2007 - 09:10h
Um, violações de patentes, um sera pq o mac os tem aqueles esquemas , que o aeros do ruindows vista tem ?
a Microfoft lança depois de 10 anos e ainda acha que esta lançando um coisa novidade!!!!!!!!!!!! ohhh
sem falar em patentes ohhhhhhhhh, uso slackare a 3,5 anos para desktop, no sera que to violando patentes???????? to com medo agora,
quero que a microsoft me processa ahhaha
FDP
[4] Comentário enviado por Jack Ripoff em 30/05/2007 - 09:56h
O Supremo Tribunal dos Estados Unidos recentemente facilitou a invalidação de patentes baseadas em idéias óbvias, o que explica porque a Microsoft não revelou a lista das patentes. Afinal, a maioria das patentes que ela alega serem violadas devem ser patentes como esta:
A Microsoft vem batalhando uma guerra contra o software livre há vários anos. Essa apelação para a história das patentes só significa uma coisa: ela desistiu. É axiomático, ela viu que não será capaz de obter a preferência do administrador de sistema ou do usuário perante o software livre, então ela decidiu apelar.
[5] Comentário enviado por f360c4 em 30/05/2007 - 10:14h
Parabéns pelo Artigo.
Nada a declarar sobre a M$, acho que esta doendo nela a evolução do SL em todo mundo.
que tente me processar, que tente processar todos usuarios de software livres . . .
é pra rir mesmo.
[6] Comentário enviado por RickMura em 30/05/2007 - 10:29h
ow noes, a MS vai mi posseçãr, tenho que pençar em augo rapido, se não vol cer prosseçado. Ja cei, vol re-correr a comunidade linux, por que çou çagaiz.
É assim que os idiotas e mal informados vão pensar. Como opinião pessoal, acho que o primeiro passo é que nós adiminstradores de sistemas, servidores e infra-estrutura boicotemos a Novell, é inadimissível uma empresa deste porte firmar acordo com a Microsoft, vejo a Novell hoje correndo atrás da Microsoft, com o rabinho entre as pernas, ridículo, uma empresa como essas não deveria mesmo usar software livre, alias, eu depois desta notícia jamais iria indicar os produtos da Novell para as empresas a qual presto serviços.
Esta atitude a Microsoft é sim um ato de desespero, pois a MAC está chegando com força ao Brasil, ja podemos ver computadores a venda em lojas como FNAC, a um custo acessível a muita gente. Também estamos vendo computadores de baixo custo (ex.: Positivo com S.O Linux a R$600,00) a venda em grandes redes como Extra Supermercados.
A Microsoft está mesmo perdendo terreno, pois se consideram lider de mercado e nada fizeram para acompanhar a evolução auto-ditada de uma gama enorme de jovens adolescentes, que hoje são conceituados adminsitradores de sistemas e por uma questão de experiência e customização optam pelos GNUs da vida.
Analisem a situação, custo baixíssimo, integração em larga escala, operabilidade, cooperação de uma comunidade de milhões de pessoas, segurança, estabilidade, confiança e paixão por T.I.
[7] Comentário enviado por frajolitzz em 30/05/2007 - 10:57h
Parabéns pelo artigo meu caro ...
Isso é um ato de total desespero da m$, que a cada dia perde mais e mais usuários(clientes). Afinal de contas, se você pode ter uma ferrari e assistência de graça ... pra que pagar caro por um fusca sem roda nem porta? ;P hawehaweiaweieuAIWehAWEHI
[10] Comentário enviado por f360c4 em 30/05/2007 - 17:13h
e eu, apesar de ser um usuario Fiel do Kurumin (derivados Debian)
sempre deixava meu SUSE instaladinho, configuradinho, nunca tive problemas :( com ele, sempre recomendava, mas . . . . . depois dessa da NOVELL . . que descepção :(
Fazer o que . . . . é isso ae...
[11] Comentário enviado por pabloborba em 30/05/2007 - 17:20h
Eh vamos falar entao em windows 2008 server?
sem graficos tudo com um Power shell? de onde vem isso?
Bom .. vamos deixar isso de lado ... e vamos esperar atitudes mais concretas da M$
Eu uso linux ... estou livre da M$...
Eu uso software livre, pois pra mim tudo q da valor ao prof e naum a aplicação eh bem vinda ...
Bom eu uso Novell SuSe... mais estou envergonhado de pensar q o linux q eu uso fez esse acordo q inicialmente era soh um acordo de cooperacao para migração de aplicação...
[12] Comentário enviado por Josimar_slack em 30/05/2007 - 18:59h
Assim como os fariseus e os escribas tentaram encontrar uma falta em Jesus, assim também a Microsoft tenta, de forma inútel, encontrar uma falta no software livre.
Mas o software livre não pode morrer!
[13] Comentário enviado por linus black em 30/05/2007 - 19:22h
Bom eu defendo o seguinte, se você usa linux usa o melor e mais elaborado conjunto de ferramentes que o mundo da informatíca pode
oferecer.
E se nós os usuarios e desenvolvedores não nos unir e formarmos nucleos e grupos distintos,para que nossos direitos é ideias não sejão
maculados vamos viver esquentando a cabeça com o bill e sua trupe.
Mas ainda assim não sera suficiente, temos que discutir uma linha de ação mais radical para que o cistema linux não seja deturpado por
pessoas que querem denegrir e aruinar esteprojeto maravilhoso ,que baseado noconseito da liberdade digital ,vemganhando a cada dia mais adeptos por todo mundo.
Sobre o billsinho, é melhor ele parar de roubar ideias dos outros,
des da epoca da falecida (real Aple), ele vem afanando e deturpando ideias dos outros... Lembro aqui uma entrevista de uma diretora ou auta funcionaria do grupo M$, no programa do jô que disia que ele no seu contrato de trabalho teria uma clausola que dava a ele todo credito por ideias de funcionarios era de altoria dele... Hohoho bill uma coisa eu tenho que admitir o brasil aprendeu com vc....
[15] Comentário enviado por cooperrj em 02/06/2007 - 13:30h
Esse comentário da M$ sobre quebra de patentes foi só uma forma que eles arrumarão de tentar assustar os usuários Linux...
Eles não vão tentar levar à frente, nem podem, isso vai fazer eles perderem alguns milhões de dólares de indenizações para companhias e usuários linux.
O titio bill esta é arrumando idéia de se arruinar já que não consegue crescer mais no mercado de sistema operacionais.
A M$ pode ter começando a desenvolver sistemas operacionais com interface gráfica antes do linux, mas hoje em dia, o linux está muito acima do windows, podemos ver por exemplo os efeitos dos desktops com beryl, da de 10x0 em cima dos efeitos do windows vista.
[16] Comentário enviado por daniborgs em 11/06/2007 - 11:08h
Exatamente, isso é para assustar. É o jeito que eles conduzem seu marketing.
Conheço um pessoal de São Paulo que trabalha para a MS, e sua função principal é ir nas lojas de informática e tirar das vitrines e esconder os produtos com Linux.
Como amantes de Linux, podemos fazer o mesmo, vamos às lojas de informática e vamos esconder os MS e colocar os Linux em evidência. Não veja nada errado quanto a isso!
Acho que a Software Livre Foundation deveria representar todos os usuários de software livre e processar todos aqueles que usam as ferramentas e códigos de licensa GNU e que não mantiveram a licensa como tal. Certamente a MS sentaria na graxa, pois o Win é todo com códigos e conceitos "apropriados", e a Novell, essa sim deveria uma grana pesada.
[18] Comentário enviado por Teixeira em 29/08/2008 - 10:44h
A Microsoft ainda não ameaçou a Bíblia porque não sabe a quem ameaçar de processo por algum suposto plágio.
( Vai, que cola!??? )
De uma empresa que registra um nome-comum ("janelas") como marca industrial (*), que copia o próprio sistema da janelas do Lisa (Apple), que copia o DOS do CP/M e o Excel do Lotus 1-2-3, afinal, o que se pode esperar?
(*) E quem foram os idiota$-profi$$ionai$ que CONCEDERAM patente nessas condiçõe$?
Lembro que para que fosse registrada a marca "Halley" (por causa do cometa que tem o mesmo nome, e que somente aparece a cada 76 anos) foi a maior dureza...
[19] Comentário enviado por albfneto em 02/09/2008 - 23:25h
eu sempre quiz perguntar a alguem da Microsoft se, o Vista foi compilado com Visual C! e se os programadores da Microsoft usam ambientes de desenvolvimento, em Windows!
[20] Comentário enviado por vitor.jjb em 16/09/2008 - 15:58h
Sem comentarios, ate pq.. se for pra algume processar alguem seria o Linux processar a MS... pois em 2004 o linux ja fazia transparencia, troca de desktop 3d... todas essas parafernalhas que vem no vista, e nem funciona direito direito, ja funcionava no linux a mil, em 2005!!! uhuhu vide meus artigos relacionados..
entao quem robou solucoes ,foi a MS e nao o Linux.. Morte a Microsoft !!!! o epicentro do capitalismo, politicagem, e monopolio !!!!
Sem contar.. que acho que a unica coisa que a microsoft realmente desenvolvou no Windows, foi a calculdaora ,mque tem um monte de bug! uhuhu pq o resto, comprou ou roubou de empresas !! ahhahaha
[24] Comentário enviado por Gabriel Rocha em 29/07/2013 - 14:43h
[4] Comentário enviado por Jack Ripoff em 30/05/2007 - 09:56h:
O Supremo Tribunal dos Estados Unidos recentemente facilitou a invalidação de patentes baseadas em idéias óbvias, o que explica porque a Microsoft não revelou a lista das patentes. Afinal, a maioria das patentes que ela alega serem violadas devem ser patentes como esta:
A Microsoft vem batalhando uma guerra contra o software livre há vários anos. Essa apelação para a história das patentes só significa uma coisa: ela desistiu. É axiomático, ela viu que não será capaz de obter a preferência do administrador de sistema ou do usuário perante o software livre, então ela decidiu apelar.
Nós já ganhamos a guerra.
É isso ai. Eu particulamente acredito que nós que deveríamos processar eles, pois boa parte das idéis que tem no rwindows vem do Linux e cia. Não duvido nada que a micro$oft copie os algoritmos e source codes do Linux, dá uma fuçadinha pra ninguem notar certas semelhanças e implementa nos sisteminhas frajutos deles, ainda mais que o Linux tem código aberto e qualquer um pode vê-lo ao contrário deles que se ao menos tentar fazer engenharia reversa já é motivo pra rolar justiça.
E essa de processar, nem aqui nem em lugar nenhum vai conseguir processar ninguém, existe uma legião de usuários Linux e Unix espalhados pelo mundo e fora os governos de outros países que também usam.