O artigo é uma tentativa de definir e referenciar os tipos de personalidade e perfis psicológicos dos usuários de Linux, desde os iniciantes até os mais radicais.
Há vários artigos aqui no VOL, debatendo Linux, usuários de Linux, comparações entre Linux e Windows, mercado e o futuro do Linux ou do Windows.
Neste artigo, o objetivo é diferente. É uma tentativa de analisar e classificar a personalidade, o perfil psicológico dos usuários de Linux.
Naturalmente, há muitos tipos intermediários, pessoas que tem algumas das características de cada um dos tipos, mas aqui estão descritos os tipos básicos, puros.
Por exemplo, eu me defino como sendo um pouco como o "curioso", um pouco como o "técnico" e um pouco como o "visual".
Após observações, tentei classificar os usuários Linux em vários grupos de personalidade fundamentais, para os quais atribuí nomes.
Os que acharem interessante, por favor, comentem.
Personalidades dos usuários iniciantes
1) O "Comodista"
O Comodista é o tipo básico do usuário comum. Ele usa Windows, pode usar Linux, mas só se alguém instalar e configurar, não tem conhecimento técnico, nem quer ter. Quanto tem que instalar Windows ou Linux, pacotes ou programas, ele chama o técnico.
Ele só quer sentar em frente ao micro e usar Orkut, mensageiro instantâneo, ver vídeos do Youtube e de vez em quando fazer uma carta ou documento.
Não sabe instalar nada e nem tem interesse, quando instala um programa, é de uso geral, tipo um Emule e para ele, tanto faz que seja Um Linux ou um Windows, contanto que funcione. Quando é Linux, prefere os que tem "cara de Windows" como BRlix ou Vista.
"Partição" é quando alguém sai, parte? "GNU" deve ser aquele bicho da África e "Xiíta" é a Macaca do Tarzan! rs
Frequentemente, nem vê que não está usando Windows. Por exemplo, no Campus da USP de Ribeirão Preto, existem vários terminais públicos gratuitos de Internet. São só para usar Internet e não são Windows, são Debian, mas há usuários que nem percebem que não é Windows!
2) O "Aprendiz"
Muitos usuários iniciantes de Linux são desse tipo. Ele sempre usou Windows, até que um dia vê o Ubuntu, o Kurumin ou o Insigne em um computador!
Ele já sabe que não é o Windows, e quer aprender, e vai mexendo, experimentando, no início usa Synaptic, mas depois começa a fazer incursões pela linha de comando.
Geralmente usa distros muito amigáveis como Kubuntu, Mint, Metamorphose, BigLinux. Raramente tenta de cara outra arquitetura, como Red Hat Like.
Com o tempo ou continua com a mesma distro ou começa a trocar de distro ou tipo, parte para Mandriva, Fedora ou openSUSE, ou parte para outros tipo Debian também amigáveis: Poseidon, Resulinux, Epidemic, Elive, Sidux etc... Quando gosta de conhecer Linux clássicos, vai para o Debian, ou fica no mesmo Kurumin ou Ubuntu.
Quando se torna usuário avançado, transforma-se geralmente no "Técnico" ou no "Curioso".
[6] Comentário enviado por nicolo em 07/06/2010 - 10:31h
Stereótipos não são "tipos psicológicos". Os tipos psicológicos mais frequentes em tempos modernos são os mesmos de sempre.
Com a teologia moderna os maniqueístas estão cada vez mais numerosos.
Mesmo fazendo uso de estereótipos os artigo é bom.
[8] Comentário enviado por _Dash em 07/06/2010 - 11:13h
O artigo ficou bem legal^^
Sou meio que iniciante, quero me aventurar mais pra criar jogos amadores no Linux, e curioso também, hehe.
Parabéns pelo ótimo artigo
[13] Comentário enviado por RWEU em 07/06/2010 - 15:30h
Muito bom!,
Acredito mesmo que deveria virar enquete, com os quadradinhos para setar em quais voce se encaixa. Pense na idéia, acredito que como forma de diversão e autoconhecimento seria uma boa
[17] Comentário enviado por removido em 08/06/2010 - 00:39h
O "Técnico" : eu gosto de Debian, Slack, Arch, enfim você me expulsou dessa categoria.
O "Egocêntrico" : poxa cara fiquei preocupado com o que você disse:
"Prefere distros onde vai instalando o que quer, bem manuais, como Slackware, Arch, Gentoo, Funtoo.
Quando tem conhecimento para isso usa Linux "From Scratch" ou cria sua própria distro"
O "Velocista" : com certeza
O "Nerd" : não é bem assim, mas tudo bem!
O "Dinossauro" : quero ser um e quero uma camisa do VOL, quem sabe um dia.
O "Anarquista" : Sem driver Nvidia, não pode!
Em resumo: meu amigo parabéns, estranho é que você andou sumido uns dias né, só observando a rapaziada e traçando o perfil de cada uma, esperto, hein?, valeu!
[18] Comentário enviado por L!N5X em 08/06/2010 - 00:52h
Completando sua lista...
Faltou "O Sugador" aquele FDP que nem se quer fuça um pouquinho, tem dificuldades absurdas, não procura uma solução coerente para o caso dele, inscreve-se no VOL e abre um tópico com os seguintes dizeres "Galera como ligo meu pc" "se eu apertar o botão reseta minha máquina reinicia?" "Como comprar livro de linux?"
Esse ai maninho :( tem que ser excluído da sociedade!!!
Técnico (70%): Já cansei de distros comedoras de tempo (slackware e gentoo)... Hoje, só aquelas que são mais profissas, que não deem muito trabalho, e que de preferência tenha uma empresa por trás (novell, red hat, sun (oracle)) ou uma comunidade grande (debian, mandriva).
Financista (20%): Alguem tem que ganhar dinheiro com isso, oras!
Curioso (10%): Sempre tenho uma coisa ou outra pra testar/compilar....
[21] Comentário enviado por andremedeiross em 08/06/2010 - 11:18h
eu não USO Linux, eu sou O Linux!
essa foi boa hein rsssss
pobres mortais os que usam o sistema operacional proprietário, são como gado em meio aos vampiros captalistas, que para cada novo nome só mudam o visual mas os núcleos e o tal registro do sistema são praticamente o mesmo... hoje o nome dele é 7 amanhã será 8 rsss quanta sabedoria na escolha de um nome rssss
alguém já deu o nome do primeiro filho de 1? rsss
Gostei Muito desta matéria, parabéns, me encaixei muito bem em vários perfis
[22] Comentário enviado por albfneto em 08/06/2010 - 17:09h
Obrigado pelos comentários de todos.. claro, existem tipos, esteriótipos intermediários, ou um pouco diferentes, claro que tem pessoas tipo "Técnico" que usam Slackware", aprendizes que usam "Gentoo" ou Nerds que gostam de OpenSUSE;
Eu mesmo me defino como um tipo intermediário: Um pouco como o "Curioso", um pouco como o "Visual" e um pouco como o "Técnico".
Sim eu dei uma sumida, pq eu estava viajando, e onde fiquei, a pessoa não tem micro, nem internet, porisso eu sumi, estava "Out Line" rsrsrsrsr
[25] Comentário enviado por robisonmachado em 18/09/2010 - 18:50h
Cara, artigo legal.
Fiz uma auto-análise de mim mesmo (rsrsrs, não diga!!!) e acredito que sou um CURIOSO, mas, queria ser um pouco mais TÉCNICO, pois, às vezes perco muito tempo mexendo no sistema, quebrando os pacotes, quebrando o sistema, etc.
[27] Comentário enviado por nicolo em 15/02/2011 - 10:50h
Está bonito, mas não são tipos com perfis psicológicos, são estereótipos como rotular as pessoas.
Os usuários de Linux são muito jovens, aprendizes ou profissionais de informática, id est vivem do mercado de informática.
O perfil estatístico é bem mais uníssono, com poucos tipos predominando largamente. Nas perguntas dá para notar que a maioria trabalha com servidor ou rede, logo
vivem disso.
[29] Comentário enviado por removido em 27/09/2011 - 18:21h
Gostei! Eu sou curioso e visual ao mesmo tempo. Nem sei quantos por cento sou curioso e quantos por cento sou visual.Mas, gosto de distros como ubuntu.Bem que poderia haver um teste do tipo escolha e no final se ver qual é o tipo que você é mais com essas características psicológicas.
[31] Comentário enviado por removido em 21/10/2011 - 03:20h
Comecei nesse negócio de computadores em Sistema 600, Sistema 700, Super Sistema 700 e CP 500 da Prologica - BASIC - todos no mesmo ano - por volta de 80 alguma coisa.
Atualmente uso Slackware - mas já usei muito Debian Puro - com KDE 3.x num Semprom +2800 de 2GHz e 0.5 de RAM tudo onboard.
MS... Só quando não há alternativa, tipo trabalho, escola, na minha máquina acho que nunca usarei... E até agora não usei dual boot ou VMs - uma coisa ou outra.
Não gosto das firulas do "Compiz" e similares: acho bonito porém deveras inútil. Não jogo no PC a não ser emuladores "SNESS" muito uma vez ou outra e somente alguns jogos.
Uso muito terminal a todo momento e me considero dotado de habilidades medianas.
Não ligo a mínima para quem não usa ou não gosta de LINUX mas procuro não lhes faltar com o respeito e não exijo deles o mesmo a menos que sejam exagerados em suas observações.
Não nego ajuda, porque na verdade, quem me pede está me ajudando me levando a exercitar o que eu acho aprendi ou me dando um motivo para pesquisar algo novo: obrigado preguiçosos.
Gosto muito de programar para web - LAMP etc -, embora não tenha entrado nesse mercado. Nem sou de TI, SI.
Logo, não me considero compatível com quaisquer desses, digamos "tipos", embora tenha achado seu artigo uma leitura deveras interessante...
Meus parabéns pelo excelente artigo!!! Foi muito divertido!!!
[32] Comentário enviado por lcavalheiro em 26/11/2011 - 10:49h
Cara, muito maneiro o artigo! Estou rindo horrores por me ver como um dinossauro (principalmente porque eu estava com a idéia de formatar minha banheira e instalar UNIX nela) XD