Neste artigo pretendo mostrar o quanto o SSH pode ser útil e o quanto podemos produzir com os recursos que ele oferece, que vão desde um backup automático até a execução de um simples comando e a criação de uma chave pública para acesso sem senha. Há também exemplos com código-fonte de scripts que fazem a mesma tarefa, mas de modo automático.
Se você tem a necessidade de fazer backup de pequenos arquivos, pode criar um script e agendar no crontab para que esta tarefa seja executada diariamente. Vou colocar abaixo o exemplo de um script que compacta todos os arquivos de uma pasta em um só e depois o envia para um servidor remoto.
Vale lembrar que a opção de login automático por ssh deve estar funcionando para que este exemplo funcione corretamente, senão, obviamente, ele ficará aguardando que o usuário digite a senha do servidor e o backup então deixa de ser automático.
# /bin/sh
# criando o arquivo compactado
tar -zcf /tmp/backup.tar /home/djair/* &&
# Enviando para o servidor
scp /tmp/backup.tar 200.242.132.97:/home/backup/backup.tar &&
# Excluindo o arquivo temporário (opcional)
rm -rf /tmp/backup.tar
[1] Comentário enviado por Gleidison em 23/06/2007 - 12:10h
bao tarde amigo. não sei muita coisa me linuz. mas acabe ide alugar um servidor dedicado e não saco como gerenciar ele eu gostaria de uma ajuda tipo. como eu faço os backps automaticos de todos os meusclientes e no com eu restauro ou instalo algoi assim. tipo gerenciar o servidor pelo monos o basico se tever como vc me passar ficarei muito grato.
[2] Comentário enviado por malacker em 24/06/2007 - 11:04h
Quanto aos backups, há inúmeras possibilidades de acordo com o tipo de dados que você tem, bem como o tamanho dos bds.
Se seu bd for MySql tem um tipo de backup. Se for em simples arquivos texto, tem outro tipo e por aí vai.
Quanto a instalar, desinstalar ou atualizar alguma coisa, vai depender muito tb do seu tipo de distribuição.
Para criar os backups, sem dúvida vc deverá usar o comando crontab. Para "zipar" os arquivos vc deverá usar o comando tar. Para integrar todas as tarefas, você deverá integrar tudo através de um script. Como vc diz não ter muito conhecimento de linux, lhe aconselho buscar informações básicas antes de entrar direto em backups, transferências, compactação, etc.
[5] Comentário enviado por rklein em 26/11/2007 - 11:28h
Para seu script funcionar e nescessario liberar o login por root neh ??
e tbm e nescessario colocar a senha de usuario !!! como faço pra aceitar so a chave de criptografia ???