Se você usa o ambiente gráfico gnome, utilize o system-config-printer-gnome. É um utilitário gráfico com os recursos necessários para as principais tarefas de configuração. Veja abaixo como proceder:
1) conecte a impressora no pc, aguardando uns 30 segundos:
2) vá em "sistema → administração → impressão". Ao clicar no programa, aparecerá a seguinte imagem:
Óóóóóóóóóóóó... Não é que nossa impressora apareceu milagrosamente? Mas como se deu esta maravilha tecnológica? Simples, todos os pacotes citados mais o hal-cups-utils fizeram sua parte e deixaram-na prontinha para uso!
Observe que junto a ela está também a impressora virtual cups-pdf. Neste caso temos duas possibilidades de impressão. Em pdf e pela impressora mesmo. Como o pacote cups-pdf foi instalado primeiro, a impressora "PDF" aparece como padrão (seta verde). Mas já vamos alterar isso e outros parâmetros.
Vamos trabalhar no menu "sistema → administração → impressão". Em "servidor → conectar" você pode iniciar o servidor cups. Já em "servidor → configurações", configure compartilhamentos de impressoras instaladas em outros sistemas, administração remota de seu Linux, cancelamento de impressão e os históricos dos trabalhos impressos:
Em "servidor → nova" configura-se uma nova impressora ou classe de impressão:
Selecione a impressora configurada automaticamente e clique no menu "impressora". Você pode ver sua propriedades; duplicá-la, renomeá-la ou excluí-la; habilitá-la, compartilhá-la, adicioná-la a um novo grupo de impressão, além de administrar a fila de impressão:
Clique com o botão direito do mouse sobre a impressora e habilite/desabilite-a, defina-a como padrão ou compartilhe-a na rede local:
Quando for defini-la como padrão, há duas possibilidades: fazê-lo para um usuário ou para todos que usam este desktop: pode-se ter uma impressora "A" imprimindo arquivos de todos; e outra "B" somente para você. Foi o que fiz abaixo. A com a seta verde está compartilhada para todo o sistema; a com estrela amarela, somente para "antonio":
Ambas podem ser compartilhadas na rede local usando-se o menu contextual no botão direito do mouse.
Meu querido leitor, que deu-me a honra de acompanhar "estas mal traçadas linhas" até aqui. Depois de ler este trabalho, você concluirá que este trabalho é mamão-com-açúcar, não? Principalmente considerando que as ferramentas system-config-printer são específicas do gnome ou KDE, independentemente da distribuição. Os procedimentos são praticamente idênticos. Entendeu a configuração num, entende-se no outro ambiente.
[2] Comentário enviado por blad3 em 20/05/2010 - 10:09h
Amigo vejo que você é fera em impressora, tenho procurado na net e não encontro solução para o meu problema...
Consigo instalar a impressora que está na rede pelo CUPS e imprime page test normal e open office, mas... não imprime nada do navegador(WEB) e nem arquivos que estão em PDF, ouseja, eu mando imprimir e não acontece nada. O que eu faço? Dá uma ajudinha.
[3] Comentário enviado por marinho01 em 20/05/2010 - 11:57h
Já tive uma série de aborrecimentos por desconhecer tudo isso. Hoje em dia, depois de ter estudado um bocado e aprendido quase nada, consegui configurar minha velha impressora, não só, mas, também, apoiado na ajuda deste colega que, ao meu ver, é um grande entusiasta do GNU/LINUX. Fico feliz por ter pessoas com essa capacidade de empenho e ao mesmo tempo, este imenso desprendimento de facilitar a todos que, como eu, um esclarecimento que possa sanar, se não todos, mas quase todos os problemas de configuração de impressoras. Sou muito grato e considere o meu incentivo para que continue, já que a olhos vistos isto é a tua páixão.
Abraços.
PS: Imprimi as páginas que se relacionam com a minha maquineta, para uma eventual consulta em algum futuro lançamento que possa se relacionar.
O Fedora 12 já reconhece a impressora.
O Ubuntu 10.04 já reconhe a impressora.
O Mandriva 2010 a instalação e configuração é muito simples.
O sidux a instalação e configuração é bem simples.
O Slackware 13.0 tem todo um procedimento especial.
[5] Comentário enviado por morvan em 23/05/2010 - 20:19h
Olá, pessoal do VOL e o grande colaborador ACVSilva.
Mais uma vez, você, acvsilva, consegue mesclar informações bem articuladas com uma pitada de humor.
Está muito bem o artigo sobre impressão no Linux.
É deste tipo de colaborador que vive o VOL: gente que sempre traz informações de modo oxigenado, e, quando possível, bem-humorado.
Abraços,
[6] Comentário enviado por damata em 25/05/2010 - 18:30h
Bom pessoal ,estava com dificuldade para usar a minha mutfuncional (lexmatk X2480) o sistema (ubuntu 10.04) á reconhecia mas não copiava, não imprimia, não fazia absolutamente nada ;
Então pesquisando VOL e no forum do Ubuntu achei esta mesma informação; bem segui passo a passo...No final o sistema pediu para reiniciar.....
Bem amigos agora só aparece o mouse e o papel de parede, e nada mais....
O mouse se movimenta ,mas clicando com o direito uo esquerto ,nada aparese, barra superior, inferior, menus icones de notificaçoes , tudo desepareceu....somente se ve o walpaper e o mouse....
Sera que alguem poderia me dizer qual foi a "caca" que aprontei ....
[7] Comentário enviado por vinyanalista em 29/05/2010 - 11:09h
Olá Antônio, meu xará, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo artigo, que está realmente excelente. Seu artigo está bem completo. Li-o com muita atenção, executei seus passos no Debian Squeeze que tenho instalado no meu computador e minha impressora agora funciona perfeitamente.
Gostaria de compartilhar a surpresa que tive com o KDE 4, que não possui um assistente para adicionar impressoras, como o KDE 3. Fico feliz que a detecção de impressoras tenha melhorado, porém quero salientar que esta detecção não funciona com impressoras locais conectadas à porta paralela (meu caso, HP Deskjet 695C). Provavelmente ela só funciona com impressoras conectadas à porta USB.
A princípio eu tinha instalado somente os pacotes genéricos e os que são específicos para KDE. No entanto, só havia uma opção para configurar a impressora: pela interface web do CUPS. Como eu queria fazer minha configuração pelo sistema operacional (como no KDE 3 do Kurumin que eu utilizava antes), tive que utilizar uma ferramenta do GNOME, provida pelo pacote system-config-printer, se não me falha a memória. Esta sim configurou minha impressora sem complicação.
O pior é que o problema não é da equipe do Debian, visto que em outras distribuições com KDE 4 acontece coisa semelhante. A situação do Kubuntu é a mesma do Debian, você precisa instalar uma ferramenta do GNOME se não quiser fazer a configuração utilizando o navegador, e o Mandriva e o Fedora então já trazem essa ferramenta, como vocês podem ver nos links abaixo:
Como vocês podem ver neste link, o módulo KDEPrint que existia no KDE 3 foi removido no KDE 4 e agora eles estão trabalhando para reintegrá-lo ao ambiente gráfico:
Espero que o lançamento deste módulo não demore muito. O KDE vem progredindo bastante no que diz respeito às ferramentas próprias, visto que agora tem particionador (KDE Partition Manager) e gerenciador de pacotes (KPackageKit) próprios, dispensando o uso de ferramentas de outros ambientes gráficos (Gparted e Synaptic).
Um comentário positivo agora: descobri hoje que o CUPS é desenvolvido pela Apple e é utilizado como gerenciador de impressão também no Mac OS X. Pense, poderoso!
[8] Comentário enviado por diegosouzapc em 21/12/2010 - 11:41h
Bom dia,
Instalei algumas impressoras atraves do cups e está ok! Meu único problema é se eu mando imprimir 5 páginas so registra como se eu tivesse impresso 1 única página.Poderia me ajudar?
[9] Comentário enviado por sergio jorgino em 23/11/2011 - 18:23h
Estou iniciando no linux e optei pelo linuxmint. N'ao estou conseguindo configurar minha impressora canon mp480, O sistema acha ela e tenta instalar o drive mas nao encontra, aparece uma rela;'ao de com divrsas canon menos a minha.
Mas aparece ela como instalada, com um sinal verde sobre ela. mando imprimir algo para teste, mas acua CUPS SENSOR ERRO.
podem me ajudar
[10] Comentário enviado por sesshoumaru em 06/02/2012 - 11:05h
Valeuuu pela ajuda e por ter escrito um pelo tutorial,muito bom msmo sem muito dominio no linux ja consegui instalar e configurar a minha impressora otimo post, muito bom msmo.
[11] Comentário enviado por c_daniel em 14/04/2012 - 05:08h
eu consegui seguir as instruções e instalar a minha impressora DNP DS40. Mas depois de imprimir a foto sai toda em preto. Já reinstalei e acontece sempre o mesmo. Voçê pode ajudar-me? obrigado
[14] Comentário enviado por joaopaulojuca em 29/09/2012 - 16:54h
Sou bem leigo em linux.
Este foi o primeiro tutorial que li e consegui imprimir algumas páginas com sucesso. Infelizmente não estava conseguindo o objetivo principal (imprimir em "wireless"), então segui um outro tutorial e agora nada mais funciona. No segundo segui uns passos pra instalar um tal "hp-setup" e agora tudo que recebo são erros de um "queues".
[15] Comentário enviado por emersonjb0028 em 17/02/2016 - 16:05h
Olá, boa tarde, estou tendo muita dificuldade com PDVs.
Trabalho com CentOS e do nada, as impressoras não fiscais acusam Impressora Offline.
Gostaria de saber como funciona a questão de Drivers no Linux, sou novo nesse S.O.
Os modelos são Epson não-fiscal TM-T20.
Grato