Muito se fala a respeito do Kernel Linux, das distribuições, de pacotes etc, mas vocês já pararam para pensar sobre os responsáveis por trazer nosso querido
GNU/Linux e por consequência as distribuições ao estágio em que se encontram?
A ideia por trás deste artigo foi a seguinte, no ano passado li uma matéria num site estrangeiro do qual não me recordo, sobre
Bruce Perens, aí me bateu a dúvida: "acho que esse cara tem alguma coisa a ver com o Debian", de fato eu não estava enganado, ele foi o 1° Debian Leader após saída de
Ian Murdock do Projeto Debian, também é o autor da definição sobre o que é Open Source, entre outros.
Perdoem-me o esquecimento de alguém em particular, mas enumerar todos é difícil, um adendo ao artigo será bem vindo a todos aqueles que quiserem citar/relatar fatos/pessoas que achar relevante.
Personalidades mundiais
Alan Cox
Grande parceiro de
Linus Torvalds no desenvolvimento do Kernel da série 2.4, trabalhou por muitos anos na Red Hat.
Bruce Perens
Já citado na introdução. Também é co-fundador da Open Source Initiative, junto a Eric Raymond.
A Open Source Definition foi baseada no documento the Debian Free Software Guidelines, escrito e adaptado por Bruce Perens.
Daniel Robbins
Fundador e ex-arquiteto chefe do projeto Gentoo
Linux, teve um período obscuro em sua vida ao vir a ser funcionário da Microsoft por um breve período, também teve um breve retorno ao Gentoo, mas devido a diferenças com alguns desenvolvedores, abandonou o barco e atualmente toca seu novo projeto, o Funtoo.
Eric Raymond
Autor de A Catedral e o Bazar, programador e co-fundador junto a Bruce Perens da Open Source Initiative.
Em A Catedral e o Bazar, ela dá a definição de como é feito o processo de desenvolvimento de softwares seguindo os modelos: Proprietário (Catedral), previsível e dispendioso e Open Source (Bazar), participativo e rápido.
Hans Reiser
Grande programador e criador dos excelentes sistemas de arquivos ReiserFS e Reiser4. Atualmente cumpre pena pelo assassinato de sua esposa.
Ian Murdock
Fundador da minha distribuição favorita, o Debian, também é o autor do famoso Manifesto Debian. Após sua saída criou a Progeny, distribuição comercial baseada no Debian, depois juntou-se ao consórcio Linux Standard Base (LSB) e até certo tempo atrás era funcionário da Sun Microsystems.
Jon "Maddog" Hall
Carismático "vovô", que é o Diretor Executivo da Linux International Association. Viaja pela mundo divulgando o Software Livre e o Linux em especial.
Linus Torvalds
Finlandês, criador do Linux, núcleo do sistema operacional GNU/Linux. A sigla GNU/Linux dá-se devido a junção das ferramentas GNU de Richard Stallman com o Kernel Linux de Linus Torvalds. De acordo com a Wikipédia, atualmente trabalha na Open Source Development Labs (OSDL).
Mark Shuttleworth
Foi desenvolvedor Debian, após ficar milionário com a venda de uma empresa, fez turismo espacial, é "O Cara" por trás da Canonical e do fenômeno Ubuntu.
Patrick Volkerding
Criador e mantenedor do Slackware Linux, a distribuição Linux mais antiga ainda em atividade. Ele é para o Slackware o que Linus Torvalds representa para o Linux.
Richard Stallman
Um exemplo do que vem a ser a palavra "hacker", fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation. É como se fosse "o dono" da filosofia por trás do GNU. Criador dos editores Emacs e o GNU Emacs, do GNU Compiler Collection (gcc). É o autor da GNU General Public License (GPL).
Uma boa fonte de conhecimento para saber mais a respeito desta figura é no filme Revolution OS.
Mascotes
Nas distribuições, além dos logos, temos também alguns mascotes, dentre eles o gecko do SUSE, Knurt e Larry do Gentoo, o Pacman do Arch Linux e as releases com nomes exóticos do Ubuntu.
Tux
Um carismático pinguim que é a mascote oficial do Linux, reza a lenda que o motivo é porque Linus Torvalds foi mordido por um pinguim.