Programação orientada a objetos e o Java (parte 4)

No artigo anterior vimos que os atributos permitem armazenar dados aos objetos. Agora veremos os métodos ou funções-membro, analisando a utilização de parâmetros e a possibilidade de um método devolver valor de retorno.

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Por: Ygor Thomaz em 04/03/2004 | Blog: http://www.ygorthomaz.net/


Valor de retorno



Depois que métodos praticam uma ação, eles podem enviar uma mensagem que seria o valor de retorno, que iremos tratar agora.

Outra questão é o retorno de valor pelo método, caso não seja armazenado em uma variável ou utilizado como parte de uma expressão, ele será perdido e não implicará em mensagens de erros no compilador. Devemos usar a seguinte sintaxe:

  variavel = nomeDoObjeto.nomeDoMetodo(parametros);

A definição de valor de retorno é simples. Vamos entender como funciona na prática desenvolvendo uma classe que use este recurso. Simulando o funcionamento de aumento de potência de um aparelho de ar-condicionado:

// Arcondicionado.java
public class Arcondicionado {
  // atributos
  protected int opcao;
  // métodos
  public void trocarTemp(int op) {
    // verifica se a opção informada é valida
    if(op >= 0 && op <= 3) {
      opcao = op;
    }
  }
  public int obterTemp() {
    return opcao;
  }
}

A variável "opcao" foi definida como protegido de forma que pode ser utilizada por classes com base na classe Arcondicionado. Iremos tratar disso mais a frente. Podemos observar ainda que criamos um método no final responsável por passar o valor atual da potência que está estabelecida no aparelho.

Agora vamos fazer a utilização desta classe brincando com as opções disponíveis no aparelho, aumentando e diminuindo a temperatura, obtendo a nova opção sempre que isso aconteça:

// usaAr.java
public class usaAr {
  public static void main(String args[]) {
    Arcondicionado arno = new Arcondicionado();
    System.out.println("Ar:\nTemperatura Inicial = " +
                       arno.obterTemp());
    System.out.println("Aumentando potencia...");
    for(int op=1; op<=4; op++) {
      arno.trocarTemp(op);
      System.out.println("tentativa #"+op+":Temp.Atual = " +
                         arno.obterTemp());
    }
    System.out.println("Diminuindo potencia...");
    for(int op=3; op>=0; op--) {
      arno.trocarTemp(op);
      System.out.println("tentativa #"+(op+1)+":Temp.Atual = " +
                         arno.obterTemp());
    }                                                  
  }
}

Para testar este programa será necessário salvar no mesmo diretório as classes exatamente com os nomes determinados no código. O Java utiliza isso para sua melhor organização. Acima foi citada a fonte onde você pode baixar a máquina Java e um compilador que vem com o pacote, utilizei o JCreator Pro 2.0*.

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Páginas do artigo
   1. Objetivo do artigo
   2. Métodos
   3. Parâmetros
   4. Valor de retorno
   5. Terminando e referências
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