O Perl é uma linguagem de programação bem interessante, ela é bem poderosa e é ideal para quem gosta de praticidade e simplicidade. O Perl é uma linguagem interpretada, ou seja, nós criamos o código em um editor de textos, salvamos, e logo após interpretamos este código pelo shell.
Também vale ressaltar que o Perl é multiplataforma, ou seja, roda não só em ambientes GNU/Linux como também no Windows, Unix, *BSD entre outros. E o interessante é que além de ser usada no Desktop, podemos usar o Perl para programação Web, mas isso não será o caso do nosso artigo.
O Perl surgiu em 1987, criado por Larry Wall, que é um programador, que além de criador do Perl é o atual mantenedor (para maiores informações visite http://pt.wikipedia.org/wiki/Larry_Wall).
Vamos deixar de conversa e vamos à instalação.
Para quem usa Debian ou alguma distribuição baseada em Debian, pode usar o apt-get.
# apt-get install perl
Para quem usa SUSE ou openSUSE, pode usar o YaST.
# yast -i perl
ou # yast2 -i perl
Para quem usa Red Hat ou baseadas como o Fedora, pode usar o yum:
# yum install perl
Para o pessoal que prefere compilar o fonte ou que usa Windows ou MAC, pode obter o Perl aqui:
[10] Comentário enviado por daniel.capua em 17/04/2010 - 11:00h
Nunca achei que fosse aprender algo de PERL, pelo que me diziam era uma linguagem muito básica e até em desuso, passei a procurar mais sobre shell, php e C com isso, mas realmente concordo que aprender uma liguagem a mais nunca é demais, ainda mais quando de forma tão didática. Espero que faça do VOL seu caderno online compartilhado, para podermos compartilhar deste aprendizado.