É possível ainda utilizar comandos externos diretamente no prompt.
Obviamente, você não deve usar comandos que gerem resultados longos ou que demorem muito tempo para serem executados, pois este será executado cada vez que o prompt aparecer, ou seja, quando se abre um terminal ou ao final de cada comando digitado.
[vodooo@linux:~]$ PS1="[\$(date +%H:%M)][\u@\h:\w]\$ "
[14:48][vodooo@linux:~]$ ls
bin mail
[14:48][vodooo@linux:~]$
Repare que é necessário a barra invertida antes do $ para que seja reconhecido como comando o que estiver entre parênteses.
Você pode também utilizar a funcionalidade de scripts no prompt.
Veja o exemplo abaixo:
#!/bin/bash
# lsbytes - mostra a quantidade de bytes da listagem de um diretório listing
tbytes=0
for bytes in $(ls -l | grep "^-" | awk '{ print $5 }') ; do
let tbytes=$tbytes+$bytes
done
[1] Comentário enviado por albertguedes em 23/02/2007 - 10:01h
Gosto muito quando alguém faz um artigo detalhando o uso de uma coisa que é tão essencial quanto o bash. Isto não só esclaresse para quem tá começando (ou começando no avançado se preferir) como também reaviva a memória. E só para acrescentar no ponto dos caracteres não imprimiveis, não usem os caracteres que não sejam alfanuméricos como colchetes e cifrão e etc para nomear arquivos, e muito menos espaço em branco, sempre usem underlines, "_", em vez de espaços em brancos e uma barra invertida, "\" , antes de caracteres não alfanuméricos se forem insistir em usá-los, mas não aconselho.
De resto, valeu pelo artigo Eduardo, parabens. : )
[2] Comentário enviado por heckjp em 23/02/2007 - 10:41h
parabens pelo artigo, alem de 1 reativação da memoria de quem ja conhece o bash, 1 otimo tutorial para quem é iniciante e nao conhece os poderes dessa ferramenta tao essencial aos usuarios linux...Parabens pelo artigo
[5] Comentário enviado por tenchi em 23/02/2007 - 22:08h
Acresentando ao artigo, aqui vão os outros prompts do bash:
PS2: é o segundo prompt do bash, que aparece, por exemplo, quando não conseguimos escrever algo em uma linha, e usamos o caractere de quebra (\), como em:
$ echo um\
> dois\
> três
$
PS3 : é o prompt do comando select. Normalmente '#? '.
PS4 : é o prompt que aparece quando estamos depurando um script. Normalmente é um sinal de mais (+). Para isso, execute:
$ bash -vc script.sh
[7] Comentário enviado por tatototino em 24/02/2007 - 11:51h
Pensei que você iria abordar sobre teclas de atalho no bash como os atalhos ctrl+u e ctrl+l , mas mesmo assim o artigo está legal, principalmente para as pessoas que prentende usar os BSD's e o Solaris que no terminal costumam vir como padrão só com o caracter "#" ou "$".
Parabéns