A aparência do prompt é controlada pela variável PS1. Continuações de comando são indicadas pela variável PS2. Existem ainda as variáveis PS3 e PS4, mas vamos restringir as modificações à variável PS1, que é a que realmente nos interessa para as modificações propostas no artigo.
Se quiser saber mais sobre as variáveis PS2, PS3 e PS4, veja a man page do bash com o comando:
$ man bash
Antes de iniciarmos é bom que se faça um backup da sua variável PS1, pois as modificações a seguir serão efetuadas imediatamente. Então caso você não goste da modificação que foi feita, poderá retornar o formato anterior sem que se tenha que fechar e abrir novamente o terminal (Xterm) ou reiniciar o computador (console).
Para isso apenas vamos criar uma variável de ambiente com o valor da variável PS1 com o comando:
$ PS1BKP=$PS1
Assim, sempre que precisar voltar à variável PS1 anterior basta usar o comando:
$ PS1=$PS1BKP
Para setarmos a variável PS1 devemos digitar no terminal o seguinte comando:
PS1=parâmetros
Onde "parâmetros" são as informações que queremos ter no nosso prompt.
Um simples prompt terá a aparência a seguir, com um simples caractere:
[vodooo@linux]$ PS1=$
$ls
bin mail
$
Para demonstrar o melhor jeito e experimentando com os parâmetros básicos, veja que logo após você digitar o comando para mudar a variável e teclar enter, o prompt é automaticamente atualizado.
$PS1="$ "
$ ls
bin mail
$
Veja que apenas adicionamos um espaço em branco ao final da variável para que fique mais legível o comando que estamos digitando.
[1] Comentário enviado por albertguedes em 23/02/2007 - 10:01h
Gosto muito quando alguém faz um artigo detalhando o uso de uma coisa que é tão essencial quanto o bash. Isto não só esclaresse para quem tá começando (ou começando no avançado se preferir) como também reaviva a memória. E só para acrescentar no ponto dos caracteres não imprimiveis, não usem os caracteres que não sejam alfanuméricos como colchetes e cifrão e etc para nomear arquivos, e muito menos espaço em branco, sempre usem underlines, "_", em vez de espaços em brancos e uma barra invertida, "\" , antes de caracteres não alfanuméricos se forem insistir em usá-los, mas não aconselho.
De resto, valeu pelo artigo Eduardo, parabens. : )
[2] Comentário enviado por heckjp em 23/02/2007 - 10:41h
parabens pelo artigo, alem de 1 reativação da memoria de quem ja conhece o bash, 1 otimo tutorial para quem é iniciante e nao conhece os poderes dessa ferramenta tao essencial aos usuarios linux...Parabens pelo artigo
[5] Comentário enviado por tenchi em 23/02/2007 - 22:08h
Acresentando ao artigo, aqui vão os outros prompts do bash:
PS2: é o segundo prompt do bash, que aparece, por exemplo, quando não conseguimos escrever algo em uma linha, e usamos o caractere de quebra (\), como em:
$ echo um\
> dois\
> três
$
PS3 : é o prompt do comando select. Normalmente '#? '.
PS4 : é o prompt que aparece quando estamos depurando um script. Normalmente é um sinal de mais (+). Para isso, execute:
$ bash -vc script.sh
[7] Comentário enviado por tatototino em 24/02/2007 - 11:51h
Pensei que você iria abordar sobre teclas de atalho no bash como os atalhos ctrl+u e ctrl+l , mas mesmo assim o artigo está legal, principalmente para as pessoas que prentende usar os BSD's e o Solaris que no terminal costumam vir como padrão só com o caracter "#" ou "$".
Parabéns