Confesso que tive muitos problemas até descobrir o QTParted, programa gráfico para manipulação de partições. Este artigo é dedicado para usuários que não se dão muito bem com o fdisk e semelhantes. Dêem um olhada, não se arrependerão de conhecer essa poderosa ferramenta.
Antes de mais nada, quero apresentar a ferramenta. A versão que eu usei para escrever esse artigo foi a 0.4.3, atualmente ela está na versão 0.4.5 stable, mas as diferenças são poucas. O software é escrito em C++ e é muito parecido com o Partiton Magic para Windows, mas na minha opinião, muito mais fácil de usar. É um projeto livre, liberado pela GPL 2, suportando inúmeros sistemas de arquivos, como ReiserFS, EXT3, NTFS, etc.
[1] Comentário enviado por removido em 03/01/2006 - 19:59h
O QTparted é sem dúvida uma evolução no quesito particionamento gráfico. Dá um banho nos similares de código fechado, mas na minha opinião não é o melhor.
Tenho usado o GParted (http://gparted.sourceforge.net/). O GPartede tem dado conta do recado e feito um trabalho melhor, sem eventuais travamentos e é ainda mais intuitivo que o primeiro.
[2] Comentário enviado por wavemmx em 03/01/2006 - 23:55h
Sem dúvida o Qtparted é uma ferramenta ótima de particionamento e muito intuitiva. E ainda usa a biblioteca grafica do Kde ,a QT, que deixa uma qualidade grafica ótimo no Kde. Parabens
[5] Comentário enviado por eliana_varani em 04/01/2006 - 11:00h
Excelente Matheus, sua didática é muito boa, clara, vai facilitar bastante quanto a gente tiver que "arrumar" espaço para acaber as "tranqueiras" dentro do HD.
Valeu ! Sucesso para você !
[8] Comentário enviado por ulbj05 em 05/01/2006 - 10:08h
Muito legal este programa. Vou ver se instalo ele para testar. Eu tenho o Kurumin 5.1 intalado e ele vem com o GParted que é muito parecido com este (acho que este é um software que foi criado para o GNome). Mesmo assim acho que vou instalar para poder testar e avaliar qual dos 2 é melhor!!! Muito bom este seu artigo!!!
Valeu!!! Sucesso Matheus!!!!
[9] Comentário enviado por wtet em 05/01/2006 - 19:19h
com certeza o QTParted é mto bom, mas até agora só o utilizei em hd's sem informações e gostaria, então de saber ele é suficientemente poderoso para redimensionar as partiçoes ou excluir, au até mesmo alterar o tipo de arquivo de forma a não perdere nenhum dado, ou seja, ele é realmente confiável e posso usar sem medo? Até mesmo para excluir ou incliur novas partições?
[11] Comentário enviado por PotHix em 06/01/2006 - 07:20h
Ótimo artigo!! Meus parabens!!
E sobre o "Resize" eu não aconselho...É muito arriscado...
Eu iria formatar meu micro de qualquer jeito, então aproveitei para testar essa opção de resize. Então eu mudei o tamanha da minha partição Slackware e formatei minhas outras partições e instalei outros sistemas.
Quando tudo terminou e eu tentei usar meu Slackware deu vários erros ( error in block... ).
Portanto minha experiencia não foi muito boa, mas eu ja vi algumas pessoas que disseram que conseguiram e recomendam.
Há braços
[14] Comentário enviado por henriquel em 17/01/2006 - 16:25h
Gostei muito do artigo.
Infelizmente não conseguimos ainda gerenciar corretamente partições ntfs vindas com o Windows 2003... mas acho que em breve isso vai mudar.
[16] Comentário enviado por liviocf em 19/01/2006 - 13:57h
Muito bom seu artigo, mas é sempre bom lembrar para todos, que quando usar o QTparted devemos desmontar os discos antes!! E sem colocar discussões a respeito de "gosto", usei o qtparted por vários motivos, dentre eles redimencionar partições e ocorreram diversos erros, mas sempre existe uma saída pra coisas!!! Na verdade, atualmente uso o GParted e acho que ele está bem mais funcional e em português!! E no gparted vc pode desmontar as partições dentro do programa!!!
[22] Comentário enviado por Trorram em 01/09/2006 - 18:11h
muito Show este programa vem com o Kurumin 6.0 utilizei mas ainda sou o do ubuntu muito mais facil... Mas cada vez melhor, alias tudo 'e melhor que o Fdisk do Win...
[25] Comentário enviado por k7franklin em 03/08/2007 - 15:40h
Ajuda, tenho uma tabela de partições, normal e talz, porém, uma vez alterei-as no windows, pelo partition magic, depois disso, não consigo visualizá-las no modo gráfico, apenas pelo fdisk no terminal...
o erro dá como se o hd tivesse apenas uma partição e esta "unallocated", alguem pode me ajudar a resolver isso? pois preciso instalar outro linux, e o processo é gráfico...
obrigado desde já!!