Para que o sistema monte automaticamente o dispositivo /dev/md0, é necessário editar o /etc/fstab, que ficará mais ou menos como mostrado abaixo, depois de incluída a linha:
Para testar seu RAID 1 (e comprovar o funcionamento), salve algum conteúdo no /raid_test, desligue seu computador, remova o hdb, reinicie o computador e note que o conteúdo salvo está lá em /raid_test. Monte o hdb em outro computador e será percebido que o conteúdo salvo em /raid_test do hda é idêntico ao salvo no hdb1.
[4] Comentário enviado por paranoid em 10/07/2006 - 14:46h
Muito bom o artigo. Claro, objetivo e funcional. Segui os passos e Raid1 já está rodando no servidor aqui da empresa. Gostaria de saber apenas se no momento da re-sincronização, onde um disco é substituído, se o proesso é, de fato lento, como se apresentou aqui.
[6] Comentário enviado por removido em 07/08/2006 - 20:03h
funciona, so vai dar um errinho no grub pois os primeiros 512 bytes do disco (setor de boot) não serão espelhados, é bom ter um disco de recuperação do grup a mão para esses casos.
[9] Comentário enviado por viopniop em 09/08/2006 - 10:20h
Bem, eu tentei fazer com hda e hdb e tudo bem, ele criou o /dev/md0 e depois que eu reinicio a maquila ele continua la e como ativo, mais ele nao sincroniza os discos.... Tentei criar um arquivo no / e quando eu desliguei o hd principal e coloquei o outro o arquivo nao tava la.... =(
Se eu tentar sincronizar as partições ele não deixa por que diz que o hda ta em uso =( Vou ter q tentar algum xunxo pra fazer ele funcionar.... Assim que eu tiver algo posto aqui!
[11] Comentário enviado por elizandromedina em 29/10/2006 - 02:01h
Olá,
Gostei muito do seu artigo, parabens, ficou excelente.
Só me tira uma duvida.
Caso eu já tenha um sistema em operação, por exemplo o Fedora, eu posso modificar as partições já existentes "ext3" para as padrões do RAID 1 (fd)? Tendo em vista que já tenho um segundo hd que será usado.
Resumindo, eu quero espelhar todas as partições do meu HD primario.
[15] Comentário enviado por removido em 15/08/2007 - 21:25h
?comentario= nao amigo joao.claudio, se tu passar o olho no meu texto tu vai perceber que se faz necessário formatar a partição, logo eu creio que raid nao seria a solução pra ti, no teu caso eu tentaria o rsync.
[18] Comentário enviado por valterrezendeeng em 01/11/2008 - 14:10h
Boa Tarde
Estou com problema em uma instalação de raid1, configurado em um ubuntu 7.
Tive problemas com queda de energia e o raid1 tenta sincronizar, mas, quando alcança um determinado percentual (Próximo de 80%), o Linux sofre um reboot instantâneo (não baixa e reinicia).
Isto repeti-se varias vezes até que em determinado momento passa dos 80% e volta a funcionar normalmente.
[21] Comentário enviado por manchatnt em 17/06/2009 - 17:03h
Pergunta:
Como é possível fazer raid1 da partição raiz (/) onde está rodando o sistema?
Pois imaginemos que um dos Hds de pau sendo necessário sua substituição. E aí não dá pra restaurar o RAID porque tem q formatar???
Alguém poderia dar esta dica?
[22] Comentário enviado por removido em 18/06/2009 - 10:23h
buenas manchatnt
tchê, tu podes fazer raid do / da mesma forma como tu farias de qualquer outra partição.
mas deves observar para que o /proc não esteja sendo montado junto com o / como normalmente o é, outras coisas a serem observadas são a partição /tmp, pois não faz sentido proteger um arquivo temporário, e o /boot pois também não faz sentido proteger uma meia dúzia de arquivos estáticos bem conhecidos, além do mais o dispositivo bootável não pode ser duplicado por causar uma "confusão mental" no bios.
é bom lembrar que arquivos fora do espaço de usuário e fora do /var quase nunca mudam e um raid do / deixa o desempenho muito degradado.
eu faria um pouco diferente, eu faria raid apenas dos dados de usuário, /home e alguma outra partição que tu tenhas tipo um /dados ou coisa que o valha, e do /var e uma duplicação estática em dvd dos demais arquivos (menos do /proc e do /tmp) com um rsync ou algo semelhante.
[23] Comentário enviado por DanielVivan em 01/03/2012 - 17:05h
Olá, usuários e programadores. Antes de começar a seguir este guia apareceu uma dúvida logo no começo: como devo fazer o particionamento, se eu estou fazendo isso a partir de um hd recém-formatado?
[24] Comentário enviado por marcelo.castro.l em 21/05/2012 - 16:12h
Boa tarde. Há um bom tempo venho lutando com o Raid 1 no Debian em um servidor onde trabalho. O que acontece é o seguinte: crio o raid 1 conforme ensinado acima, retiro um dos hds para fazer teste e o sistema starta normal. Minha dúvida é se o raid 1 via software sincroniza o sistema automaticamente, pois ao colocar os dois hds novamente e executar o comando:
~#cat /proc/mdstat aparece
blocks super 1.2 [2/1] [_U]
quando crio fica:
~#cat /proc/mdstat aparece
blocks super 1.2 [2/1] [UU]
Como fazer que ao tirar um hd ou trocar um deles, o sistema sincronize sozinho, ou isso não é possível e sempre terei que editar usando o mdadm:
[25] Comentário enviado por marcelo.castro.l em 22/05/2012 - 08:04h
Bom DanielVivan, sou iniciante em linux. Mas pelo que entendi através de sua dúvida é como formatar o Hd.
Isso é facil, você deve formatar o Hd de acordo com suas necessidades, ou seja, criar as partições que você irá utilizar e criar o Raid.
No meu caso estou fazendo Raid 1 + lvm2.
Dai crio uma partição com o setor de boot: /boot depois seto como Rai1
Com o restante dos Hds crio o raid, após configuro o lvm.
Até aqui esta dando certo, a única dúvida foi referente ao comentário acima se sempre que tiro um hd devo ressincronizá-lo.
[26] Comentário enviado por ksombrah em 08/03/2019 - 12:11h
Bom dia!
Só um detalhe se tenho uma estrutura LVM montada tem algum detalhe diferente, a parte de mudar o sistema de arquivos do HD não afetará o que já está no Sistema?
At.te
Paz e Bem!
Alcione Ferreira
Sombra®
101080
[http://www.alcionesytes.net/]
------------------------------------------------
Liberdade e conhecimento ao alcance de todos.
Paz e Bem!
Alcione Ferreira
Sombra®
101080
[http://www.alcionesytes.net/]
------------------------------------------------
Liberdade e conhecimento ao alcance de todos.