Há duas tecnologias de
PLC competindo. A tecnologia original é chamada Passport, criada pela Intelogis, a outra tecnologia se chama PowerPacket, desenvolvida pela Intellon, deste modo escolhida pela Aliança HomePlug como o padrão de redes PLC.
Aqui são as vantagens de uma rede PLC:
- É barato;
- Utiliza instalação elétrica;
- Todo quarto de uma casa típica tem várias saídas elétricas;
- É fácil instalar;
- Uma impressora ou qualquer outro dispositivo que não precisará ser conectado diretamente a um computador, não tendo que estar fisicamente perto de qualquer computador em rede;
- Não requer que uma placa PCI seja instalada no computador (embora há companhias que trabalhem com sistemas baseados em PCI);
- A nova tecnologia PowerPacket provê outras vantagens bem como: É rápida, avaliada a 14 Mbps. Esta velocidade permite aplicações novas, como fluir áudio e vídeo e estar disponibilizando para toda casa.
Há algumas desvantagens ao conectar a linha de força a tecnologia de PASSPORT mais antiga:
- O desempenho pode ser alterado se a energia for utilizada;
- Só trabalha com computadores baseados no Windows;
- Usa grandes dispositivos de parede para acessar uma saída elétrica;
- Pode usar só 110V como linha de força padrão;
- Requer que todos os dados sejam codificados para uma rede segura;
- Instalações elétricas mais antigas podem afetar o desempenho;
- Produtos novos estão se baseado no Padrão de PLC, como a tecnologia da PowerPacket e da Intellon.
De acordo com a Intellon, a tecnologia de PowerPacket elimina muitas destas preocupações, enquanto citando as vantagens seguintes:
- É muito rápido. Avaliado a 14 Mbps;
- "Evita" rompimentos na energia, enquanto mantém as conexões da rede e velocidades;
- Não limita as características de sua impressora;
- Pode ser compatível com outros sistemas operacionais (dependendo de disponibilidade de drive);
- Pode ter o circuito se necessário embutido dentro do dispositivo, enquanto só necessita de um cabo de força padrão para acessar uma saída;
- Trabalha independente de voltagem de linha e freqüência de corrente;
- Inclui encriptação;
- Em testes, não mostrou nenhuma degradação notável devido a condições de uma velha instalação elétrica.
Agora observemos como cada uma destas tecnologias trabalha.
Métodos
Intellon e Intelogis usam métodos diferentes para estabelecer redes PLC.
Intellon
A tecnologia de PowerPacket da Intellon que serve como a base para o Aliança HomePlug Powerline padrão que usa uma forma aumentada de multiplexação de divisão freqüêncial orthogonal (OFDM) com correção de erro, semelhante à tecnologia achada em modem de DSL. OFDM é uma variação da multiplexação de divisão freqüêncial (FDM) usado em redes de linha telefônica. FDM insere dados de computador em freqüências separadas de sinais de voz levados pela linha telefônica, enquanto separando o espaço notável extra em uma linha telefônica típica em dados distintos dividido em pedaços uniformes da largura da banda.
No caso de OFDM, é avaliado o alcance da gama disponível de freqüências no subsistema elétrico (4.3 MHz à 20.9 MHz). OFDM envia vários pacotes de dados simultaneamente com as freqüências transportadas, permitindo velocidade e confiança. Se barulho ou uma oscilação de energia em uso romperem um das freqüências, o PowerPacket sentirá falta de um pedaço do pacote e trocará os dados para outro transporte. Este sistema adapta a taxa de transmissão permitindo que o PowerPacket mantenha uma conexão da Classe Ethernet ao longo da rede de linha de força sem qualquer perda de dados.
Esta Placa PCI em seu computador e uma saída de energia em sua parede pode criar uma rede PLC.
A mais recente geração de tecnologia de PowerPacket é avaliada a 14 Mbps que são mais rápidos que linha telefônica existente e soluções sem fios. Porém, como o acesso à banda larga e o conteúdo baseado na Internet como áudio, vídeo e voz por IP tornam-se cada vez comuns, exigências de velocidade continuarão aumentando. Ao longo destas linhas, o OFDM da Intellon se aproxima de um suporte em redes PLCs em alta escala, permitindo que a eventual tecnologia possa ultrapassar 100 Mbps.
Intelogis
A tecnologia de linha de força mais antiga usada pela Intelogis confia a troca de chave de freqüência (FSK) enviar dados em cima dos fios elétricos em sua casa. FSK usa duas freqüências, um para 1s e o outro para 0s, para enviar informação digital entre os computadores na rede. As freqüências usadas há pouco está em uma faixa estreita anterior o nível onde a maioria do barulho na linha acontece. Embora deste método funcionar, é um pouco frágil. Qualquer coisa que encontra em qualquer freqüência pode romper os dados que são transmitidos, isto é, enquanto o computador transmitir e receber os dados. Isto pode afetar o desempenho da rede. Por exemplo: quando você estava usando mais eletricidade em sua casa, como ligar a lavadora ou o secador, o que faz reduzir a velocidade na rede. Intelogis inclui proteção na linha de força e em seu equipamento de rede forçando que você os insira entre a saída da parede e seu equipamento ajudando a reduzir a quantidade de barulho na linha elétrica.