Alguma vez já precisou testar uma regra de roteamento ou de firewall, porém não tinha um ambiente paralelo ou apartado para realizar os testes? O GNS veio para resolver esses problemas!
Trabalhar com análise de redes nem sempre é simples, em ambientes em produção configurar uma regra de roteamento ou iptables erroneamente pode parar o acesso a vários serviços. Por mais que esse tipo de tarefa seja bem planejada erros podem podem ocorrer, afinal de contas somos humanos.
Uma das soluções é utilizar o GNS (Graphical Network Simulator ou Simulador de Redes Gráfico), com ele podemos montar uma estrutura de rede totalmente funcional e apartada e assim ser capaz de executar quantos testes forem necessários antes de replicar para o ambiente de produção.
Ele permite montar estruturas de redes complexas utilizando virtualização, um dos pontos mais atrativos é o suporte ao VirtualBox e QEMU nativamente.
Nesse artigo quero mostrar como:
Adicionar VMs do VirutalBox no GNS.
Subir uma interface de rede para se comunicar com a rede do GNS.
Permitir que a VM no GNS sai para a internet passando pelo host hospedeiro.
Para fazer essa simulação utilizarei uma VM com Debian 8, hostname D8-FW01.
[4] Comentário enviado por debugall em 17/12/2015 - 17:57h
Olá Sergei,
Estou com uma dúvida. O host onde é criado a interface Tap0 é conectado no switch com essa interface? Quando tento conectar o host no switch com essa interface o seguinte erro aparece: Server error from 127.0.0.1:8000: SW1: unable to create TAP NIO
Você pode me ajudar, por favor? Como eu configuro um IP no host do gns3?
[5] Comentário enviado por sergeimartao em 17/12/2015 - 19:36h
gigadrop
Esse tipo de erro nunca aconteceu comigo =/, porém uma coisa que me ajuda a fazer debug no GNS é carregar pelo terminar, digite gns3 para carregá-lo, nisso é possível ver mais informações e até identificar alguns problemas.
Outro teste e carregar o gns usando o sudo, o root por ter mais poderes pode resolver vários coisas.
Além disso encontrei alguns topicos de pessoas que tiveram o mesmo problema, segue: