Alguma vez já precisou testar uma regra de roteamento ou de firewall, porém não tinha um ambiente paralelo ou apartado para realizar os testes? O GNS veio para resolver esses problemas!
Dependendo do tamanho da simulação que se pretende fazer é muito fácil se perder, seja confundindo os IPs cada host possui ou então a interface que cada host está conectando e quando a pessoa é sortuda consegue confundir os dois juntos, por isso o GNS fornece ferramentas para estruturar o desenho e assim documentar melhor o ambiente que esta sendo simulado. Recomendo muito a utilização desse recurso.
Para melhor exemplificar fiz um upgrade no desenho da simulação.
Considerações
Todos os comandos executados no host hospedeiros são temporários, funcionarão enquanto a máquina não for desligada.
Esse desenho é o básico do básico que o GNS pode fazer, dependendo a necessidade ou da imaginação é possível criar estruturas gigantescas, o único limite mesmo é a quantidade de memória RAM que o host hospedeiro possui, pois como a simulação é realizada usando virtualização o consumo de memoria é bem alto, por isso o ideal é utilizar uma distribuição leve para testar, gosto do Debian 8 pois é fácil de instalar e bem econômico, 128 MB de memória RAM é mais do que suficiente para o básico.
Escrevi esse artigo de introdução ao GNS, para ser uma referencia para futuros artigos que terão uma estrutura de rede bem mais complexo e próximo de uma infraestrutura do mundo real.
Críticas, dúvidas ou sugestões por favor deixem nos comentários!
[4] Comentário enviado por debugall em 17/12/2015 - 17:57h
Olá Sergei,
Estou com uma dúvida. O host onde é criado a interface Tap0 é conectado no switch com essa interface? Quando tento conectar o host no switch com essa interface o seguinte erro aparece: Server error from 127.0.0.1:8000: SW1: unable to create TAP NIO
Você pode me ajudar, por favor? Como eu configuro um IP no host do gns3?
[5] Comentário enviado por sergeimartao em 17/12/2015 - 19:36h
gigadrop
Esse tipo de erro nunca aconteceu comigo =/, porém uma coisa que me ajuda a fazer debug no GNS é carregar pelo terminar, digite gns3 para carregá-lo, nisso é possível ver mais informações e até identificar alguns problemas.
Outro teste e carregar o gns usando o sudo, o root por ter mais poderes pode resolver vários coisas.
Além disso encontrei alguns topicos de pessoas que tiveram o mesmo problema, segue: