Nessa segunda parte do artigo concluirei a parte teórica, veremos o módulo administrativo do PDV e um pouco mais sobre o trabalho com Impressoras Fiscais ECF, falarei sobre o ACBr Monitor e sobre a Impressora Fiscal ECF 1Fit Logger da Urano, bem como de seu protocolo de Comunicação, o protocolo FiscNET.
Conforme dito na primeira parte do artigo, o módulo PDV pode ser dividido em duas partes, o módulo de vendas e o módulo administrativo.
No módulo administrativo são executadas as operações que são de responsabilidade do gerente ou supervisor do estabelecimento, portanto é um módulo que só pode ser acessado por pessoa autorizada. Quando estamos efetuando uma compra em um supermercado, por exemplo, e acontece de termos de cancelar um item, ou receber um desconto em uma venda, o operador de caixa solicita que o fiscal de caixa libere tal operação, é nesse momento que ele vai entrar no módulo administrativo.
Cabe a cada estabelecimento definir o que o operador de caixa pode ou não pode fazer, portanto na hora de implementar o sistema devemos saber quem pode ou não ter acesso ao módulo administrativo e quais opções esse pode ter.
O nosso módulo administrativo vai ter as seguintes opções:
Emitir Leitura X
Emitir Redução Z
Emitir Leitura da Memória Fiscal
Cancelar Item Fiscal
Cancelar Cupom Fiscal
Desconto de sub-total
Desconto de Item fiscal
Acréscimo de Sub-total
Sangria de Caixa
Suprimento de Caixa
Podem ser disponibilizadas outras opções, vou me contentar com essas apenas pela didática da coisa. Teremos então esse visual:
[1] Comentário enviado por removido em 19/06/2008 - 11:43h
Parabéns pelo Artigo ficou muito bom!
Trabalho em um supermercado no interio de minas em Manhuaçu, sou responsavel pela manutenção da rede e das maquinas, e já estava a ha um bom tempo procurando algo sobre....muito bom mesmo...
Vou ficar esperando os proximos artigos seus referente sobre automação comercial...
E a questão dos pinpads, você ja tem uma solução pra ele?
[3] Comentário enviado por relsi.ramone em 19/06/2008 - 15:57h
hectonsuport, valeu pelo comentário, bueno em relação ao TEF com as operadoras de Cartão de crédito é uma coisa que irei abordar mais tarde para não tornar o artigo avançado demais, mesmo porque eu também estou iniciando a desenvolver para Linux agora, mas acredito que seja tranquilo também só tem que ver a questão da homologação do sistema e tals.
[4] Comentário enviado por relsi.ramone em 19/06/2008 - 16:03h
fernando_peace, valeu pelo comentário ai, então, como eu já havia comentado na primeira parte do artigo, pretendo adaptar o módulo ao LinuxStok que é um ERP bem legal e completo, dai eu pretendo abordar essa questão de integração, até lá!!