O sistema tanto pode ser instalado usando um Live CD quanto um pendrive (Live USB). No entanto, usaremos o método do CD aqui. Se necessitar instalar o sistema por um pendrive, consulte a documentação do Slitaz para verificar os procedimentos.
De posse do CD nas mãos, dê o boot no computador com ele no drive de CD/DVD.
Ao iniciar pelo CD, o sistema apresentará essa tela. Pressione Enter para prosseguir.
Selecione a linguagem do sistema (aqui pt_BR Locale).
Selecione o teclado (aqui br-abnt2 Brasil).
E logo temos a tela com o Slitaz executando em modo Live CD.
O Slitaz não traz um meio de se particionar o HD durante o processo de instalação. Essa tarefa portanto precisa ser feita previamente. Felizmente o Slitaz traz o GParted, com o qual o usuário poderá criar as partições necessárias. No menu principal do Slitaz, selecione Ferramentas do Sistema e depois GParted Editor de Partições.
Sempre que a tela (imagem 6) abaixo aparecer, insira a senha do root. Durante as instalações e configurações do sistema será solicitada a senha do root. Por padrão são essas as senhas do Slitaz:
Usuário: root
Senha root
Usuário: tux
Senha: tux
Obs.: Em todos os casos as letras são sempre minúsculas.
Durante a instalação é solicitado ao usuário que se configure uma senha para o root, bem comoaque crie um usuário e senha comum para uso cotidiano do sistema. Aqui vamos manter o mesmo padrão. O usuário será chamado de "tux" e a senha dele será "tux" (tudo minúsculo). Defina seus usuários e senhas de acordo com sua necessidade.
Crie as partições que desejar e lhe forem necessárias. Em nosso exemplo, o HD é de 2GB sem nenhum sistema e a memória RAM é de 256 MB. Sendo assim, criei apenas uma partição para a "/" com 1,5 GB e uma partição swap de 512 MB.
A partição "/home" não será separada. Durante a instalação o sistema pergunta se deseja que o diretório /home fique em uma partição separada. Aqui não separamos. Se você dispõe de um HD maior, pode criar uma partição a mais e durante a instalação indicá-la para abrigar o diretório /home.
Em todo caso, o sistema funciona perfeitamente em ambas as situações. Para mais informações sobre como particionar um HD e prepará-lo para a instalação do
Linux, veja esse artigo:
Depois de particionado, anote os nomes das partições criadas. Veja na imagem acima que /dev/hda1 é a partição que criamos para o Slitaz e a partição /dev/hda2 é a swap. Precisamos desta informação pois ela será inserida no processo de instalação.
Aqui o sistema reconheceu como hda. No entanto pode ser que seja reconhecido como sda. Não faz diferença para a instalação. Basta inserir como aparece.
Feito isso selecione no menu principal o item Ferramentas do Sistema e depois clique em Instalador do Slitaz.
Selecione Install (com a tecla TAB do teclado) e pressione Enter.
Insira aqui a partição criada para o Slitaz. Em nosso exemplo é /dev/hda1. Dê Ok.
Selecione Yes e pressione Enter para formatar a partição em Ext3. Essa etapa é necessária e importante para a instalação. Todos os arquivos que possam existir na partição serão apagados. Sendo assim, se desejar, faça um backup antes.
Nesse exemplo deixei em branco essa opção pois não separei o diretório /home. Se você for separar, insira aqui a partição criada para a /home da mesma forma que inserimos antes a partição para o sistema. Selecione Ok e pressione Enter.
Nessa tapa deixei como Slitaz mesmo. Selecione Ok e pressione Enter.
Aqui deixei como root a senha do superusuário.
E aqui deixei como tux o nome de usuário do sistema.
A senha desse usuário também é tux.
Nessa tela o sistema apresenta um resumo das configurações e pede a confirmação para instalar. Selecione Yes e pressione Enter.
O sistema então formatará a partição em Ext3 e iniciará o processo de instalação.
Instalando o Slitaz...
Selecione Yes para que o Grub seja instalado e possa gerenciar a inicialização do sistema. Pressione Enter.
A instalação está terminada. Retire o CD do drive, selecione Reboot pressione Enter para reiniciar o computador.
Reiniciando...
Configure novamente o idioma do sistema e o teclado. Desta vez a configuração é definitiva, pois será armazenada no HD do computador, não sendo necessário mais essa configuração.
Configurando o teclado...
A tela de boot do Slitaz. Insira seu usuário e em seguida a senha (definidas durante a instalação) para entrar no sistema.
Novamente temos essa tela, no entanto agora já com o sistema instalado.