Utilizar o
GoblinX é extremamente fácil, basta que o usuário
tenha um leitor de cd (cdrom) e inicie o computador utilizando o
cd da distribuição.
a. Sobre a BIOS e boot pelo cdrom:
Uma das primeiras tarefas anteriores a iniciar o GoblinX é
conferir se o seu computador tem na inicialização pelo cd-rom
como primeira opção, senão o usuário deve alterar o setup para que
o boot seja feito pelo cdrom antes do que pelo disco rígido
ou disquete.
Para conferir ou alterar o setup o usuário deve teclar "del" bem
no início da inicialização. Com o comando "del" o usuário terá
acesso ao Setup da BIOS. Depois procure por "Advanced settings",
"Boot order" ou "Boot options" e coloque ou marque o cdrom como
primeira opção. Salve a BIOS e reinicie o computador com o CD do
GoblinX no drive de cdrom.
b. Sobre parâmetros para o kernel:
A primeira tela será para a escolha da imagem do kernel e para
acrescentar parâmetros ao sistema. Esta tela é de fundamental
importância para os usuários mais avançados e para tornar mais
adequado a utilização do GoblinX. O kernel é o coração do sistema
operacional, com os devidos parâmetros a distribuição irá funcionar
o melhor possível.
Alguns importantes parâmetros devem ser passados neste ponto
através de um "append" ao kernel. A sintaxe correta é: goblinx parâmetro.
Apesar da tela inicial, basta ao usuário pressionar "enter" que o sistema inicia em modo padrão, sem o acréscimo de parâmetros.
OBS: Para iniciar em português basta digitar go.br e pressionar "enter".
Após a passagem de parâmetros a inicialização segue em modo gráfico utilizando o bootsplash. Se o usuário desejar ver na tela as mensagens vindas da inicialização basta pressionar F2.
c. Sobre o funcionamento durante a inicialização:
Durante este ponto, o funcionamento do live-cd é diferente de uma distribuição instalada no disco rígido. A primeira etapa acontece após a inicialização da imagem do kernel já com os parâmetros indicados, a seguir a initrd é instalada na memória RAM, devido a utilização do bootsplash esta initrd tem cerca de 4,5MB, e logo após é montado o sistema de arquivos do root.
A segunda etapa se inicia com o reconhecimento do hardware do usuário, instalação dos drivers necessários, e segue com a inicialização do linuxrc script.
Linuxrc é parte integrante dos Linux Live Scripts e é inserido dentro da initrd durante a criação do LiveCD. Este script cria um sistema temporário para montagem dos arquivos contidos nas imagens dentro da pasta /mnt, ou seja, o diretório /bin é montado dentro de /mnt/bin. Imagens inseridas dentro do diretório /optional são montadas a seguir e depois o ponto de montagem é transformado em sistema do root, assim /mnt se torna /, assim /mnt/bin se torna /bin, como qualquer outra distribuição instalada no disco rígido.
A terceira etapa é a inicialização dos serviços através do comando /sbin/init, configurar o ambiente gráfico e preparar o caminho para o login final. Ao final das etapas de inicialização do hardware e dos serviços, o usuário deverá se logar como root e passar a senha.
d. Sobre alguns erros específicos:
Se algum travamento ocorrer no início da inicialização o usuário deve ler a mensagem enviada pelo kernel para resolver o problema. Pode ser necessário a utilização de algum append extra, como nopcmcia, noapm, nousb ou nohotplug para evitar problemas com algum hardware específico. O parâmetro nohotplug é o mais poderoso porque evita que quase todo hardware seja iniciado automaticamente, depois o usuário poderá usar o comando modprobe para iniciar o seu hardware específico.
Outro erro ocorre quando parte da memória RAM é ocupada pela BIOS, por exemplo, para ser destinada a memória de vídeo. Neste caso o usuário deve usar o append mem, como no seguinte exemplo: se o usuário tem 192Mb de memória e a BIOS redireciona algo para memória de vídeo, o usuário deve usar o append mem=164M.
Erros de inittab ou kernel panic: no init foud, normalmente são devidos a uma má imagem ISO baixada, ou a problemas no CD.