Ao longo destes últimos dias, venho enfrentando terríveis problemas com vírus e outras pragas virtuais. Muitos de meus clientes, apesar de todos os esforços, tiveram seus computadores infectados nos últimos meses. Estas pragas virtuais fizeram com que eu confirmasse um dos benefícios do
Linux em relação ao Windows, porque na prática (não na teoria), não existem vírus desenvolvidos para atuar em sistemas operacionais baseados em
Linux. No meu computador tenho o Linux instalado e apesar de não ter praticamente nenhuma proteção, estou a salvo de todos os tipos de pragas.
A única coisa boa que este período de pragas virtuais causou, foi fazer com que eu enxergasse a necessidade de voltar ao tema de
software livre o mais rápido possível, já que outras pessoas poderiam estar enfrentando as mesmas dificuldades.
Como comentei anteriormente, para todos os problemas que enfrentamos no uso do Windows (adicionando este novo, referente a vírus), a solução é passarmos a utilizar Software Livre. O Linux é um sistema operacional baseado no modelo de Software Livre e oferece aos seus usuários a solução para todos os problemas que enfrentamos ao utilizar o Windows.
Antes de comentar sobre o Linux, estarei detalhando um pouco sobre tudo o que é importante sabermos a respeito do que é Software Livre. Quando falamos sobre Software Livre, estamos falando de programas e sistemas operacionais feitos por programadores voluntários (de todas os cantos do mundo). Estes programas e sistemas são liberados para acesso público e com isso qualquer pessoa pode ver como são feitos, modificar ou melhorar.
Além disso a licença de uso de todos os Softwares Livres permite que possam ser copiados e distribuídos sem que nada seja pago por isso, na maioria dos casos (a licença permite, mas não obriga que sejam todos gratuitos).
Para o usuário, o Software Livre é importante porque na maioria dos casos os programas e sistemas são gratuitos, exceto quando é cobrado um valor simbólico, além disto, podemos obter programas de alta qualidade, instalar e copiar legalmente. Para as empresas, utilizar software ilegal é assumir o risco de altas multas em caso de auditorias e para evitar este problema, são obrigadas a comprar os softwares que necessitam e ter licenças para todas as máquinas (fazendo com que o seu custo de operação seja muito elevado), mas ao utilizar Software Livre, diminuem consideravelmente estes custos de operação (lembrando que não terão problemas com segurança e vírus!).
Nos dias de hoje vivemos uma realidade em que a grande parte do software nos computadores tem software copiado ilegalmente. O incentivo da cultura da legalidade deve começar exatamente em nossas casas, quando utilizamos Software Livre, temos os programas necessários, para todas as finalidades, de maneira completamente legal. Agora quando fazemos isso com software comercial, podemos facilmente duplicar o preço de um computador. Atualmente, quando falamos de Software Livre, estamos falando de praticamente todos os tipos de programas. Além de sistemas operacionais, existem programas de desenho gráfico, criação de sites, programas de escritório, jogos, navegadores de Internet e uma longa lista de etceteras. Literalmente são milhares de programas livres e gratuitos.
Agora você pode estar se perguntando: "Mas se é grátis, não pode ser bom! Ou deve ter muitos vírus! Ou não é compatível! Ou não poderei trocar arquivos com meus amigos/fornecedores!...".
O Software Livre é igual ou melhor em qualidade que o software comercial (falo isto por experiência própria e já cansei de ver amigos surpresos ao constatarem o mesmo fato) e é de fato muito mais seguro que este (risos...sem vírus!). A agência de segurança nacional dos Estados Unidos recomenda usar Software Livre para navegar na Internet e 75% dos servidores de Internet do mundo o usam, pois são eles que estão mais expostos a ataques. Por outro lado, o Software Livre é compatível para compartilhar arquivos com os programas comerciais (por exemplo, eu poderia anexar este texto e você conseguiria facilmente ler).
Bom, agora que já sabemos exatamente o que é Software Livre, no futuro poderemos analisar os principais sistemas operacionais e programas baseados neste modelo, entrando definitivamente neste mundo repleto de possibilidades (sem aquele monte de problemas e pormenores que já comentamos).