Uma das grandes preocupações dos provedores é identificar o exato instante em que um servidor ou uma Access Point travou. Neste artigo vou disponibilizar o código fonte de um programa que envia mensagens para e-mail ou celular quando um host remoto parar de responder, quando estiver com perda de pacotes ou pacotes duplicados.
A execução do programa (ou script) pode ser feita manualmente, apenas digitando "./verificador", mas que graça teria isso? O ideal (e óbvio) é que você use uma regra no crontab para fazer isso e só em casos extremos, onde precise ver imediatamente os resultados, é que você executaria manualmente.
Vamos então ao crontab. Digite:
# crontab -e
O crontab vai abrir em modo de edição. Adicione a seguinte linha e depois salve e feche:
*/20 * * * * /etc/nome_da_sua_pasta/verificador
Esta linha está "dizendo" que a cada 20 minutos o arquivo "verificador", que está dentro de uma pasta separada, vai ser executado. Você pode especificar o tempo que desejar, mas particularmente aconselho um valor entre 10 e 30 minutos, dependendo da quantidade de hosts que você adicionou e o tempo que definiu para cada host. Menos de 10 minutos você vai correr o risco de iniciar uma verificação antes de terminar a outra caso tenha vários hosts. Maior que 30 minutos você vai correr o risco de um cliente lhe reclamar do problema antes que você mesmo o detecte e aí pra que estaria servindo este script?
[1] Comentário enviado por tomas em 25/07/2006 - 10:13h
Cara, muito bom esse script.
Continua evoluindo ele. Quem sabe ele não ganha força e tamanho e acaba virando um projeto maior, com página e tudo.
Ai mais pra frente ganha uma interface gráfica, que pode até ser via script mesmo, tipo zenith no gnome.
Parabéns.
[5] Comentário enviado por malacker em 25/07/2006 - 16:41h
Aê galera!
Depois que o artigo saiu, percebi que algumas linhas vieram quebradas. Eventuais problemas na execução do script, provavelmente serão por conta destas quebras. Quem desejar, posso enviar um e-mail com os arquivos originais.
Em relação ao envio das mensagens quem não tiver operadora ou celular com este recurso pode enviar uma mensagem para o hotmail, por exemplo. Você fica sabendo do recebimento do e-mail no exato momento, através do Messenger, ou aMSN (no Linux).
[6] Comentário enviado por Raid_Zer0 em 25/07/2006 - 19:33h
Pessoal, qualquer coisa que sirva de ajuda a todos os admins de plantão, que facilite nossas vidas, é muito bem-vindo! Só peno por um tutorial mais detalhado das duas ferramentas, de como elas funcionam, quais suas dependencias, etc!
Abraços!
[7] Comentário enviado por TheHawk em 26/07/2006 - 07:36h
Só está faltando no seu script fazer ele gerar uma pagina HTML, tipo o software monesa, para q se tenha um controle em uma pagina tambem, ai ficaria bem completo.