Uma das grandes preocupações dos provedores é identificar o exato instante em que um servidor ou uma Access Point travou. Neste artigo vou disponibilizar o código fonte de um programa que envia mensagens para e-mail ou celular quando um host remoto parar de responder, quando estiver com perda de pacotes ou pacotes duplicados.
Desenvolvi este programa há alguns meses e utilizo até hoje. Funciona normalmente e tem quebrado um galhão, pois posso saber de servidores e rádios parados ou lentos por perda de pacote antes que os clientes reclamem.
Toda estrutura está pronta para um servidor Linux de qualquer distribuição com servidor de e-mail instalado, obviamente. Alguns erros ainda não foram tratados com mensagens, avisos, etc.
Gostaria de solicitar a quem for redistribuir este script que mantenha a autoria original, conforme está definida dentro do script e que eventuais alterações sejam informadas com o nome dos seus respectivos autores, e-mail, data e um breve resumo das alterações. Isso ajudará o décimo oitavo programador a manipular o arquivo a entender a evolução que o sistema teve e a quem deve se dirigir em caso de bugs.
Estou bolando uma nova versão que se resumirá em apenas um arquivo. Logo que eu criar coragem vou disponibilizar aqui também.
[1] Comentário enviado por tomas em 25/07/2006 - 10:13h
Cara, muito bom esse script.
Continua evoluindo ele. Quem sabe ele não ganha força e tamanho e acaba virando um projeto maior, com página e tudo.
Ai mais pra frente ganha uma interface gráfica, que pode até ser via script mesmo, tipo zenith no gnome.
Parabéns.
[5] Comentário enviado por malacker em 25/07/2006 - 16:41h
Aê galera!
Depois que o artigo saiu, percebi que algumas linhas vieram quebradas. Eventuais problemas na execução do script, provavelmente serão por conta destas quebras. Quem desejar, posso enviar um e-mail com os arquivos originais.
Em relação ao envio das mensagens quem não tiver operadora ou celular com este recurso pode enviar uma mensagem para o hotmail, por exemplo. Você fica sabendo do recebimento do e-mail no exato momento, através do Messenger, ou aMSN (no Linux).
[6] Comentário enviado por Raid_Zer0 em 25/07/2006 - 19:33h
Pessoal, qualquer coisa que sirva de ajuda a todos os admins de plantão, que facilite nossas vidas, é muito bem-vindo! Só peno por um tutorial mais detalhado das duas ferramentas, de como elas funcionam, quais suas dependencias, etc!
Abraços!
[7] Comentário enviado por TheHawk em 26/07/2006 - 07:36h
Só está faltando no seu script fazer ele gerar uma pagina HTML, tipo o software monesa, para q se tenha um controle em uma pagina tambem, ai ficaria bem completo.