O Sound Converter é um aplicativo utilizado para converter vários formatos de música, como ogg, mp3, flac e wav. Neste pequeno passo a passo veremos como instalá-lo e utilizá-lo no Linux Debian 5.0 (Lenny).
Para instalar o Sound Converter é fácil: só temos que abrir o terminal como root e digitar:
# apt-get install soundconverter
Após esse passo veremos que o Sound converter já estará disponível no menu "Sound & Video" no Gnome, mas ainda não terminamos. Para que o aplicativo reconheça e converta para o modo MP3 temos que instalar algumas dependências. Essas dependências não estão disponíveis no repositório padrão e por isso temos que fazer os seguintes procedimentos:
1) Baixar e instalar o pacote .deb com as chaves públicas para o repositório novo.
No menu "Sound & Video" vamos abrir o Sound Converter e com ele aberto vamos no menu "Edit > Preferences". Se a opção "MP3" aparecer para você, sucesso!
Obs.: Caso você queira instalar o pacote gstreamer0.10-lame em outras versões do Debian, acesse o site www.debian-multimedia.org para achar o repositório correspondente a sua distribuição.
[7] Comentário enviado por JulioCD em 24/02/2009 - 01:10h
Fabio,
Uso este programa desde a versão 7.10 do Ubuntu (hoje estou usando a 8.10) e somente utilizei o comando apt-get. Não precisei instalar nada de keyring, chaves ou repositórios (nem tenho o repositório debian no meu ubuntu, mas como a maioria já tinha o "lame" instalado)
[8] Comentário enviado por fabioarnoni em 24/02/2009 - 11:09h
É verdade Julio ! No Ubuntu esses pacotes com suporte a multimedia já vêm instalados, só havendo mesmo a necessidade de instalar o pacote "soundconverter". No Debian o pacote "gstreamer0.10-lame" não vem instalado na Distro como padrão e também não está no repositório oficial por isso foi preciso esses passos adicionais para habilitar a conversão para mp3. Abraços e até mais !!!
[9] Comentário enviado por pinduvoz em 24/02/2009 - 18:23h
Realmente, os repositórios non-free do Debian são mais limitados do que a dupla universe/multiverse do Ubuntu, mas mesmo assim o Ubuntu necessita do medibuntu para certos programas, tais como os codecs comuns do Windows e a biblioteca para ler DVD encriptado.
Isso quer dizer que, no fim das constas, os dois dão o mesmo trabalho.
[12] Comentário enviado por giovanniandra em 16/02/2010 - 11:25h
Blz de post,
no meu deu certinho, apesar de ser ubuntu precisei de add as keyring.
Só que para colocar o repositório no Ubuntu não usei o comando, pois não se pq cargas d'água ele não achou o sources.list, apesar de estar no local indicado.
Para add o último repositório fui pelo gerenciador de pacotes synaptic mesmo.