Introdução
Uma breve descrição sobre o sistema
Stoq:
O Stoq é um suíte de aplicativos de automação comercial e industrial, desenvolvido e mantido pela Async Open Source. Programa esse, coberto pela GPL ("General Public License" ou "Licença Pública Geral do GNU") versão 2.0, ou seja, é totalmente livre para distribuição, utilização e comercialização.
O sistema visa automatizar os processos de controle de estoque, além de oferecer um controle financeiro completo sobre todas as despesas e receitas geradas pela empresa como um todo, além de funções adicionais que variam de acordo com as necessidades de cada cliente.
Basicamente, o intuito deste software de gestão está em organizar, controlar e reduzir significativamente os erros humanos.
Todas as seções estão disponíveis na instalação do Stoq, mas não há necessidade da utilização de todas, podendo ser usadas de acordo com a necessidade de cada usuário. As seções do Stoq são limitadas a cada usuário, sendo assim, as informações de cada setor não ficarão disponíveis a qualquer usuário do sistema Stoq.
O Stoq conta com 12 módulos, são eles:
- Ponto de vendas :: o aplicativo "Ponto de vendas" é responsável por uma das ações mais importantes de toda a suíte Stoq, que é a realização das vendas para o consumidor (PDV).
- Compras :: todas as compras de produtos destinados a venda, são realizadas por aqui e, posteriormente, encaminhadas para o aplicativo estoque para futuro recebimento.
- Vendas :: através de "Vendas", é possível gerar relatórios sobre as vendas realizadas pela empresa por diferentes critérios de pesquisa, além de criar empréstimos para clientes.
- Contas a pagar e receber :: controle os pagamentos da sua empresa, gerenciando o pagamento das parcelas de compras e vendas, além de pagamentos avulsos cadastrados.
- Administrativo :: este aplicativo permite que o administrador realize tarefas importantes do sistema, como cadastrar funcionários, administrar permissões de acesso, configurar parâmetros globais do sistema, configurar periféricos, entre outras ações.
- Agenda/Calendário :: o aplicativo "Calendário" permite uma visualização mais fácil de eventos importantes que aconteceram, ou que virão a acontecer, como o vencimento de contas a pagar e receber ainda não pagas, recebimento de compras e chamadas para clientes.
- Caixa :: este aplicativo está diretamente voltado para a área de controle de vendas, sendo responsável pelo gerenciamento de cada caixa aberto na empresa, como também refletindo todas as ações dessa área para a suíte Stoq.
- Inventário :: o aplicativo permite fazer a auditoria e o ajuste dos estoques da empresa. Através do "Inventário", é possível realizar auditoria dos produtos disponíveis em estoque e fazer ajuste nos mesmos, além de gerar relatórios.
- Produção :: o aplicativo permite a criação de novos produtos que são produzidos pela empresa. Sendo que neste processo, teremos uma fusão de serviços e produtos (componentes) na confecção de produtos compostos.
- Financeiro :: este aplicativo é responsável pelo controle e gerenciamento financeiro da empresa. Todas as contas correntes, contas de investimento, contas de cartões de crédito, poderão ser controladas neste aplicativo. O aplicativo permite que o usuário possa importar os arquivos OFX, gerados pela maioria dos bancos brasileiros.
- Estoque :: através do "Estoque", é possível administrar os produtos disponíveis em estoque para venda ou transferência, fazer o recebimento de compras e gerar relatórios.
Referência:
Escolhendo a distribuição ideal
O Stoq foi desenvolvido para rodar apenas nas versões 9.04, ou superiores, do
Ubuntu e seus derivados:
A escolha da versão e distribuição, pode ser um fator preponderante para o desempenho do sistema.
Na prática, nem todos estão dispostos a migrar do Windows para o
GNU/Linux da noite para o dia. Então, a solução de compatibilidade mais viável é a utilização do Stoq em uma Virtual Machine (recomendo o VirtualBox ou VMware Player).
Particularmente, dou preferência ao Xubuntu, mais precisamente a versão 12.04 i386. Por utilizar a interface gráfica Xfce, foi a distribuição que se mostrou mais eficiente rodando em Virtual Machines.
Mais à frente, falarei sobre alguns bugs do Stoq e entrarei em detalhes da escolha dessa versão.
O download da ISO do Xubunto, pode ser feito no link a seguir:
Instalação do Stoq e PostgreSQL
Partirei do ponto que você já está com o Xubuntu instalado na versão 12.04.
Vamos dar início à instalação do Stoq. Abra o terminal e digite:
sudo apt-add-repository ppa:stoq-dev/lancamentos
Após a confirmação da adição do repositório do Stoq, digite:
sudo apt-get update
Feito isso, é hora de instalar o Stoq:
sudo apt-get install stoq
Feito isso, partiremos para a instalação do banco de dados PostgreSQL 9.1:
sudo apt-get install postgresql-9.1
Como estamos utilizando uma distribuição antiga, recomendo atualizar os pacotes já instalados, digitando:
sudo apt-get upgrade
Configurando o PostgreSQL
Comece criando o usuário
stoq no banco de dados para o uso do Stoq, no terminal digite:
sudo -u postgres createuser stoq -drs -P
Insira e confirme a senha, conforme será pedido.
Caso queira usar o Stoq em outras estações e compartilhando o mesmo banco de dados, terá que configurar o acesso remoto do PostgreSQL (será assunto de outro artigo).