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Teoria das Formas, também conhecida como Teoria da Forma ou ainda Teoria Gestalt, ocupa-se em investigar os efeitos das percepções visuais em nossas mentes, ou seja, investiga os processos e princípios da formação das imagens captadas pelo olho e como damos significados a essas imagens.
É fácil notar que Teoria das Formas está de certa maneira associada a semiótica (estudo dos significados dos símbolos em uma cultura). Essa teoria é de grande importância para a computação gráfica, pois ajuda na definição da forma, disposição e cor dos elementos que o desenvolvedor irá projetar para aumentar a usabilidade de sua criação.
A Teoria das Formas
A teoria foi criada pelos psicólogos alemães Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940), em 1920 através de uma escola chamada Gestalt.
A palavra Gestalt tem origem alemã e surgiu em 1523 de uma tradução da Bíblia e significa "aquilo que é colocado diante dos olhos" ou "o que está exposto aos olhares".
Seu fundamento é que o todo é mais do que a soma de suas partes. Isso significa que um objeto é mais que o conjunto dos elementos que o compõe, pois o objeto inteiro possui (além das suas partes), um valor, um sentido ou um significado para o indivíduo que o observa - sentido esse que não existe quando o objeto é decomposto em seus elementos constituintes.
O surgimento da teoria não esteve associado à computação gráfica, mas é certo que essa investigação sobre como as formas e objetos nos afetam é de grande valor para todos os campos da arte visual.
Princípios
Abaixo são relacionados apenas alguns princípios da Teoria das Formas:
- Tendemos a considerar como formas: figuras em primeiro plano; áreas escuras; superfícies circundadas; as áreas menores e áreas convexas.
- Tendemos a considerar como fundo: formas em segundo plano; superfícies circundantes; áreas côncavas;
- É impossível ver todas as imagens como forma ao mesmo tempo, pois assim que identificamos um elemento como forma, os outros tornam-se automaticamente fundo.
- A percepção das formas virtuais presente no campo visual depende da nossa posição espacial na realidade, como por exemplo a percepção de alto e baixo, movimento ou não dos objetos circundantes, que são experiências visuais dos nossos hábitos e cultura.
Isso quer dizer que o que está presente em nosso campo visual vai determinar o significado de toda forma virtual que estiver diante de nós. Exemplo disso é jogar um vídeo game de simulação onde se pilota um avião. Se no nosso campo visual percebemos o monitor ou a tela do jogo, a experiência se torna menos significativa em comparação à experiência de jogar o mesmo jogo em um ambiente fechado, onde todo o campo visual está preenchido com realidade virtual.
- Importância dos elementos devido a sua localização no campo visual: elementos no centro do campo visual possuem menor importância e maior estabilidade; elementos grandes no eixo médio tem menos importância que outros elementos menores colocados lateralmente; um elemento na parte superior tem maior importância do que na parte inferior; um elemento à esquerda tem maior importância devido ao nosso sistema de leitura (isso pode mudar dependendo da cultura).
- As formas geométricas elementares são mais importantes visualmente que as espontâneas porque são compactas.
- As formas isoladas tem maior destaque.
- As formas verticais são mais impositivas que as horizontais.