Esse tutorial mostra as funções do famoso Netcat, mais conhecido como canivete suíço do TCP/IP. Com ele você poderá testar a segurança da sua rede e evitar futuros problemas.
Netcat é uma ferramenta usada para ler e escrever dados em conexões de rede usando o protocolo TCP/IP. Dada sua grande versatilidade, o Netcat é considerado pelos hackers o canivete suíço do TCP/IP, podendo ser usado para fazer desde portscans até brute force attacks.
O nome netcat vem do comando "cat" do Linux/Unix. O cat concatena arquivos e envia para a saída padrão (stdout). O netcat faz praticamente o mesmo, porém ao invés de concatenar arquivos, o netcat concatena sockets TCP e UDP.
Opções do Netcat
-e comando - Executa o comando especificado usando como entrada (stdin) os dados recebidos pela rede e enviando os dados de saída (stdout e stderr) para a rede. Essa opção somente estará presente se o nc for compilado com a opção GAPING_SECURITY_HOLE, já que permite que usuários disponibilizem programas para qualquer um conectado a rede;
-i - Especifica o intervalo de tempo no qual as linhas de texto serão enviadas ou recebidas;
-l - Coloca no netcat em estado de escuta (listening);
-L - Coloca no netcat em estado de escuta (listening), reiniciando o netcat com a mesma linha de comando caso a conexão feche;
-n - Força o netcat a usar apenas endereços de IP numéricos, sem fazer consultas a servidores DNS;
-o filename - Usando para obter um log dos dados de entrada ou saída, em formato hexadecimal;
-p - Especifica a porta a ser usada, sujeito a disponibilidade e a restrições de privilégio;
-r - Faz as portas do portscan serem escolhidas aleatoriamente;
-s - Especifica o endereço IP da interface usada para enviar os pacotes. Pode ser usado para spoofing de IPs, bastando apenas configurar uma interface do tipo eth0:0 (usando o ifconfig) com o IP desejado;
-t - Permite usar o nc para criar sessões de telnet por script. Precisa estar compilado com a opção -DTELNET;
-u - Usar UDP ao invés de TCP;
-v - Controla o nível de mensagens mostradas na tela;
-w - Limita o tempo máximo para que uma conexão seja estabelecida;
-z - Para evitar o envio de dados através de uma conexão TCP, e limitar os dados de uma conexão UDP.
[2] Comentário enviado por y2h4ck em 10/04/2007 - 15:50h
Cara, me desculpe, isso me parece uma tradução resumida ( bem resumida ...) do README original do Netcat, sem nada de novo ... Pelo conceito do artigo outras pessoas pensaram o mesmo porem não exteriorizaram ..
[7] Comentário enviado por fredwind em 11/04/2007 - 18:33h
Galera! vamo com calma, o rapaz so quiz contribuir e toda ajuda, desde que contribua para o crescimento da comunidade, sera bem vida.
thorking obrigado por contribuir!
[9] Comentário enviado por y2h4ck em 12/04/2007 - 10:20h
Windboy,
Não estamos questionando aqui se o sr. thorking quis ajudar ou não. Conhece aquele velho ditado "De boas intenções está cheio o inferno"?
O que está se questionando aqui é o seguinte, os Artigos do vivaolinux sempre passaram por um crivo afiado para serem publicados, pelo menos na época que eu publiquei meus primeiros artigos era uma bem rigido o processo, mas isto garantia um bom conteúdo postado. Hoje a coisa ta escancarada, por exemplo esse artigo do Netcat é uma tradução resumida do README.txt que vem no arquivo .tar.gz do Netcat.
E o Pior o cara ainda colocou este artigo colando de um artigo ja publicado na internet igualzinho. Acho que o Vol não nasceu para ser espelho de internet, para isto ja existe o Google.
MODERADORES: Vejam estes artigos que tem sido postados ultimamente, estou vendo muita coisa que talves se vocês estivessem sendo mais críticos poderiam até ser melhorados.
Se a coisa for descambar para cada vez ficar mais permissivas as postagens o VOL vai perder o brilho dele, porque so vai ter repeteco...
[11] Comentário enviado por bdmstyle em 14/10/2014 - 16:04h
Ficou muito bom ou artigo não ligue para os críticos, so de traduzir para o português e se dar o trabalho de fazer isso ja foi ótimo, tem muita gente que não teve dinheiro para estudar inglês pode aprender graças as essas iniciativas.