Depois de muito quebrar a cabeça em testes em softwares e comandos (e bota muito nisso!), me acertei com o mencoder e irei compartilhar com vocês um pouco da minha experiência com esse simples e completo software.
Esse é o comando mágico, use-o sempre para obter uma ótima qualidade de vídeo, dando uma forçada para reconhecer o vídeo como xvid (divx).
-ofps
A escolha do número de quadro por segundos: 29 para ntsc, 25 para pal e 23.976, que é o mais usado nos .avi. Ex.: -ofps 23.976
Recortando as tarjas pretas
-vf crop=w=xxh=xx
Corta o filme, as famosas tarjas pretas que consomem uma boa quantidade de bitrate, w=corta nas laterais, e h=corta em cima e baixo. Ex.: -vf crop=w=0h=370
Obs.: As tarjas em fullscreen sempre aparecerão é lógico. Abra o filme em janela e olhe, se tiver tarjas pretas em cima e baixo, vá recortando até não ter mais.
Exemplo: -vf crop=h=365 -> cortará somente as tarjas pretas em cima e baixo.
-zoom -xy xxx
Resolução final do vídeo, deve ser usado juntamente com o comando para cortar, assim obtendo um resultado final melhor. Ex.: -zoom -xy 652
Arquivo final e duas passadas de bitrate
-o
Nome do arquivo final e sua extensão desejada. Ex.: -o Cruzada.avi
-dev/null
Esse comando será usado apenas quando for feita 2 passadas de bitrate. Mais informações adiante.
1. Esses são os comandos mais usados para converter o filme, alguns outros comandos como configurar o keyframe, mudar o aspecto do filme (que não é muito indicado) não serão abordados aqui, mas em um outro tutorial.
2. Como disse antes, tanto comando pode parecer complicado no início, mas não é. As primeiras vezes vai ser meio complicado, mas na terceira ou quarta conversão não encontrará mais dificuldades (ou sim né ;D).
Note que o áudio na primeira passada poderá usar copy, pois não afetará em nada e ganharemos tempo.
Com esse comando será criado um arquivo dentro da pasta aonde está a IMAGEM do DVD, chamado de "divx2log". Notem que o "vpass=1" foi acrescentado. Depois de gerado o arquivo, vamos converter! ;D
Notem que mudamos novamente, vpass=1 para vpass=2, agora ele buscara todas informações necessárias para uma melhor codificação de bitrate e claro, obtendo uma melhor qualidade de imagem.
Bem, pode parecer complicado usar, porém na prática fica fácil. Espero que gostem, pois esse foi meu primeiro artigo aqui para o VOL.
[5] Comentário enviado por marcrock em 25/12/2009 - 13:20h
Muito bom seu artigo!!!
Ontem mesmo eu compilei o mplayer e mencoder no Slack 13 e fiz um pacote, aproveitei para fazer uns testes de extração em .avi e do áudio do dvd. A dupla mplayer e mencoder é sensacional!!!
[6] Comentário enviado por fhespanhol em 28/12/2009 - 15:08h
Eu uso o AcidRip para fazer este tipo de conversão. Com ele basta clicar em Load, selecionar o audio e a legenda (caso queira manter o som original) e clicar em start e bem facil. Porém esta dica e super útil para usar em qualquer computador e qualquer sistema Lnux, mesmo as distrôs mais antigas o que ajuda a turma que não pode ficar atualizando hardware. Parabéns!
[8] Comentário enviado por zedapedra em 25/06/2010 - 19:57h
Grato ao fhespanhol, que deu a dica realmente efetiva, resolvendo o problema de converter dvd para .avi, permitindo realizar uma tarefa em meu trabalho em Linux, até agora só possivel em windows.