Neste artigo tento compartilhar com vocês um pouco do que aprendi da linguagem PERL (Practical Extraction and Report Language). A Perl é uma linguagem sem burocracia, para todos os gostos. Tem uma enorme flexibilidade e poder de operação. Espero que o material possa contribuir com o enriquecimento da comunidade. Para aqueles que ainda não conhecem essa linguagem, fica o convite para a leitura...
Uma variável nada mais é do que um lugar prático para se guardar alguma coisa, com um nome para que se possa encontrar rapidamente o que se guardou. Podemos classificar as variáveis pelo seu "escopo", ou seja, o alcance dessa variável, de onde ela poderá ser acessada. Dentro do escopo uma variável pode ser "local" ou "global".
Mais útil que classificar uma variável pelo seu escopo é classificá-la pelo tipo de dados que ela pode conter. Em se tratando de "tipo de dados" poderemos ter as variáveis no singular (escalar) e no plural (array).
Podemos declarar e imprimir uma variável da seguinte maneira:
$perl = "Practical Extraction and Report Language";
print $perl;
Em Perl não precisamos predefinir o tipo de variável. O "$" identifica a variável como escalar. Assim como o "@" identifica a variável como array.
Símbolos que precedem alguns tipos de variáveis:
Variável
Identificador
Exemplo
Uso
Escalar
$
$singular
Valor individual
Array
@
@lista
Uma lista de valores
Hash
%
%chave
Um grupo chave/valor
Sub-rotina
&
&sub
Um trecho de código que pode ser chamado à execução
[1] Comentário enviado por cguerra em 25/09/2007 - 11:07h
Muito bom o artigo, porém poderia explicar, ou até mesmo exemplicaficar melhor as variaveis...
no caso, usou mais string do que tudo no mundo, e não usamos só string no nosso dia-a-dia, mas mesmo assim está muito bom este artigo, com uma linguagem bem sintetisada e fácil.
[4] Comentário enviado por fabio em 26/09/2007 - 05:37h
Tenho um carinho especial pelo Perl, além de ter sido minha primeira linguagem de programação no Linux, é uma ferramente muito poderosa pra criação de rotinas de manutenção de servidores. Seu suporte a expressões regulares é único!
[5] Comentário enviado por rafael martins em 26/09/2007 - 06:56h
Obrigado a todos pelos comentários. Com relação ao "suporte a expressões regulares", Fábio, é único mesmo. O Perl interage com as RE's maravilhosamente bem. Utilizo bastante o Perl em conjunto com RE para a manutenção do Firewall (iptables), proxy, controle de banda, só para citar alguns! Vou escrever um próximo artigo sobre Regex para postar na Comunidade. Um abraço a todos.
[6] Comentário enviado por galmeida07 em 26/09/2007 - 08:14h
Existe alguma documentação específica para iniciantes em Perl? Otimo artigo, sempre quis aprender, mas nunca achava nada 'introdutorio'. O brigado e parabéns!
O livro da Deitel, "Perl Como Programar" é excelente para quem está iniciando com Perl.. Se você quiser mesmo aprender a linguagem, invista um pouquinho num livro como este..
Um abraço.
[8] Comentário enviado por eskenT em 27/12/2007 - 00:26h
Cara, muito bom o conteudo.
sobre a documentação, o unico problema é que são todos em inglês.
mas também estou dificultando as coisas, programação sem saber inglês não é programação.