Um dos pontos bastante importantes hoje em dia, é justamente o fator segurança, aqui irei falar como funciona a criptografia nas redes. Para todos os públicos, não existem linguagens práticas nesse artigo, então qualquer um poderá ler se existir a vontade de aprender um pouco sobre esse assunto bastante utilizado.
Um bom exemplo (metaforicamente falando) para exemplificar uma criptografia simétrica é no caso de você ter uma chave para abrir a porta de seu apartamento, então se você perde sua chave, qualquer pessoa poderá encontra-la, e encontrar seu apartamento, entrar e levar tudo o que você tem lá dentro. Pior ainda é se você tentar passar sua chave para outra pessoa que está em outro apartamento que encontra-se cheio de pessoas que você não sabe quem são, e alguém conseguisse interceptá-la. Você então provavelmente teria um grande problema, a única coisa que manteria essa pessoa longe de sua casa seria se essa fosse honesta, mas caso contrário, ela poderia entrar na sua casa e levar tudo o que você tem la dentro, o que seria um prejuízo enorme.
A utilização da criptografia simétrica em uma rede pouco confiável como por exemplo a Internet apresenta o mesmo tipo de problema que a chave de sua casa. Qualquer um que interceptar sua chave simétrica com um farejador de pacotes será capaz de decriptografar suas mensagens, este tipo de caso chama-se sniffing. Esse tipo de ataque sniffing é um modo de interceptação, onde um servidor que esteja no meio de uma conexão é capaz de obter e manipular dados.
Outro problema com a utilização de criptografia simétrica é que se alguém rastrear suas mensagens, esse poderá usar de softwares para quebrar a senha para obter a senha (a chave) que está sendo utilizada, esse tipo de software faz o chamado de engenharia reversa, eficiente no processo de criação da senha, tentando diversas vezes até obter a resposta. Com a ajuda de um computador suficientemente poderoso e tempo claro, é possível obter a senha correta, este tipo de ataque chama-se brute-force ou traduzindo para o português força bruta.
[3] Comentário enviado por Lord_Nikon em 29/05/2006 - 17:38h
Cara legal mesmo... eu estudei amplamente sobre criptografia, desde os primórdios, pois sabemos que foi Julio César quem a criou. Mas nunca havia pensado numa maneira de explicar sem termos técnicos como ela funciona... Valeu mesmo.
Por mais que se saiba, se está sempre aprendendo.
Perfeito.
[6] Comentário enviado por monalisa_elektra em 31/08/2006 - 10:37h
Gostei mesmo do arquivo, gostaria de aproveitar e pedir uam ajuda pois estou fazendo minha monografia sobre criptografia RSA, gostaria de saber se tem algum material que fale sobre isso especifico sobre esse assunto em linux, pois é nisso q gostaria de focar.. Grata pela atençãoe pela ajuda com o artigo.