Um dos pontos bastante importantes hoje em dia, é justamente o fator segurança, aqui irei falar como funciona a criptografia nas redes. Para todos os públicos, não existem linguagens práticas nesse artigo, então qualquer um poderá ler se existir a vontade de aprender um pouco sobre esse assunto bastante utilizado.
Você pode estar se perguntando por que alguém iria querer criptografar informações sem ter uma maneira de reverter processo. Afinal, fazer isso com a informação vai torná-la, bem, irrecuperável - não poderá ser usada nunca mais.
A criptografia de uma via não é útil para criptografar e decriptografar arquivos. Contudo, é útil para obter a assinatura de um arquivo. Tal assinatura é obtida através da execução de um algoritmo de criptografia de uma via sobre o arquivo.
O valor resultante, chamado hash, está intimamente relacionado ao conteúdo do arquivo. Tal valor é tão bem amarrado que até mesmo a menor alteração no conteúdo do arquivo fará com que o valor hash não feche. Muitos aplicativos utilizam a criptografia de uma via para garantir que as informações não sejam alteradas ao atravessarem a rede.
Espero que gostem do artigo....Tomei base no livro Rede Segura Linux, da Alta Books. Vlw!
[3] Comentário enviado por Lord_Nikon em 29/05/2006 - 17:38h
Cara legal mesmo... eu estudei amplamente sobre criptografia, desde os primórdios, pois sabemos que foi Julio César quem a criou. Mas nunca havia pensado numa maneira de explicar sem termos técnicos como ela funciona... Valeu mesmo.
Por mais que se saiba, se está sempre aprendendo.
Perfeito.
[6] Comentário enviado por monalisa_elektra em 31/08/2006 - 10:37h
Gostei mesmo do arquivo, gostaria de aproveitar e pedir uam ajuda pois estou fazendo minha monografia sobre criptografia RSA, gostaria de saber se tem algum material que fale sobre isso especifico sobre esse assunto em linux, pois é nisso q gostaria de focar.. Grata pela atençãoe pela ajuda com o artigo.