Neste artigo irei falar sobre a possibilidade de expandir o Firefox através de extensões. Vou falar um pouco sobre o conceito de extensão, como instalar e gerenciar as extensões e, por fim, tecer alguns comentários sobre algumas extensões específicas.
Depois de entender o que são e como funcionam as distribuições, vou tecer comentários acerca de algumas extensões específicas. Para facilitar a navegação, dividi as extensões em áreas de atuação.
I. Segurança
Segurança na rede é uma das maiores necessidades de qualquer internauta, principalmente para aqueles que costumam acessar contas bancárias, ou sites de pouca confiança. Para manter-se a salvo, usar a dupla GNU/Linux e Firefox já ajuda, mas não é garantia absoluta. Não custa nada buscar aumentar um pouco mais sua segurança ao navegar na web. Para esse propósito existem diversas extensões para o Firefox, veremos duas delas:
McAfee SiteAdvisor
Com essa extensão, que foi criada pela equipe da McAfee (aquela do anti-vírus mesmo), toda vez que o navegador entrar em um site será exibida na barra de status sua classificação segundo o banco de dados da McAfee. Os sites podem ser classificados em verde (livre de riscos), amarelo (navegue com cuidado), vermelho (risco à vista) ou cinza (site não analisado).
Através do menu na barra de status pode-se navegar até a página do SiteAdvisor e obter todas as informações sobre o site que estiver navegando. Há também a modificação no resultado de buscas no Google; pequenas imagens com a classificação são exibidas ao lado de cada resultado, se o mouse for repousado em cima da imagem, um balão exibe informações sobre o site (ver imagem abaixo).
Você pode instalar o McAfee SiteAdvisor através do link:
O funcionamento do NoScript pode ser comparado, meio forçadamente, ao de um firewall, mas, ao invés de filtrar portas e protocolos na conexão de rede, ele filtra scripts (java script, flash, etc) nas páginas exibidas pelo Firefox.
Assim, além de abrir as páginas mais rapidamente, pois a página não executa uma série de funções, a segurança é mantida, pois alguns scripts podem conter códigos maliciosos. Em razão de não ter todas as funções, algumas páginas podem não ser exibidas corretamente, todavia, de maneira geral, não é nada que prejudique severamente a navegação, assim como a qualquer momento podem ser liberados scripts naquela página, atitude que permitirá o normal funcionamento da página.
O NoScript é bastante flexível, pode-se permitir o uso de scripts em algumas páginas, assim como permitir temporariamente os scripts em alguma página, assim, quando for fechado o Firefox, a página é novamente proibida. Todas as funções do NoScript podem ser acessadas através do menu localizado na barra de status.
[2] Comentário enviado por fsamoreira em 30/10/2006 - 11:35h
O artigo saiu um pouco tarde, o firefox 2, onde algumas extensões podem não funcionar. todavia, já sairam vários tutoriais para "enganar" o firefox 2 e aceitar extensões originalmente não compatíveis.
[3] Comentário enviado por PCMasterPB em 30/10/2006 - 14:41h
Sim, uma das características que deixam o Firefox um navegador mais arrojado é justamente suporte à essas extensões que o tornam único para cada perfil de usuário. Isso é tão bom para o software que o BROffice 2.0.4 tb já suporta extensões para ele, aumentando assim sua gama de funcionalidades.
[4] Comentário enviado por y2h4ck em 31/10/2006 - 08:57h
Rapaz, muito bom esse lance de extenssões do Firefox.
Eu ja utilizava a extenssão FoxxyProxy para utilizar o TOR junto com o firefox de forma mais eficiente.
Instalei o McAfee SiteAdvisor e achei muito interessante.
Muito bom artigo, parabéns!