Utilizando o Thunderbird no Windows e Linux

Para quem tem Windows e Linux instalado na máquina e utiliza o Thunderbird como leitor de e-mail/news, esta dica é bastante útil. Você pode compartilhar um perfil (profile) do Thunderbird entre os dois sistemas, desta forma seus e-mails estarão sempre acessíveis e você não precisará mais reiniciar o computador cada vez que precisar ler um e-mail.

[ Hits: 40.124 ]

Por: Filipe Niero Felisbino em 11/10/2005


Mão na massa



Agora mova o seu diretório de profile para a partição que será compartilhada (ex.: D:\Documentos\Profiles). Inicie o Thunderbird, ele irá mostrar o "Profile Manager" porque a pasta onde deveria estar o profile não existe mais. Exclua o profile antigo e crie um novo. Na tela "Completing the Create Profile Wizard", digite um nome qualquer na caixa "New Profile Name", depois clique no botão "Choose Folder" e selecione o diretório no qual você moveu o seu profile antigo. Clique OK e inicie o Thunderbird.

Após esta etapa, seu Thunderbird já está devidamente configurado no novo diretório.

Mude de sistema operacional e inicialize o Thunderbird. Na primeira inicialização dele, se ele não achar o profile irá criar um automaticamente. Deixe ele criar o profile, porém não configure nenhuma conta, dê exit na caixa de configuração de contas. Feche o Thunderbird e exclua apenas o diretório onde o profile novo foi criado e inicialize novamente.

Se o sistema operacional for o Linux, você pode simplesmente chamar o Thunderbird com o parâmetro "-ProfileManager", ele abrirá o Thunderbird com o Gerenciador de Perfis.

Agora basta você clicar em "Create Profile", digitar o nome do profile e selecionar o diretório de armazenamento, que vai ser o mesmo onde você criou no outro sistema operacional.

Pronto, agora você pode inicializar o Thunderbird e os seus e-mails já estarão acessíveis.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Preparando o ambiente
   2. Mão na massa
   3. Conclusões
Outros artigos deste autor

Implementando o Interscan VirusWall com Postfix

Embutindo um banco de dados SQLite em sua aplicação C++

Leitura recomendada

Instalação do Postfix e OpenWebmail no Slackware

Conversão da base de dados do Cyrus IMAP no Debian

Migração Zimbra com Zextras Migration Tool

Servidor de e-mail no Linux com MTA Sceo

Evosign - Adicionar assinatura automática ao Evolution

  
Comentários
[1] Comentário enviado por adripred em 11/10/2005 - 10:30h

Filipe,

Quanto às configurações e addressbook não tive problema algum. O único problema que eu tive implementando essa dica em ambos os sistemas foi o de corromper o profile ao instalar plugins em qualquer uma das versões.
O problema ocorreu da seguinte forma:
Se instalar plugins no linux, quando iniciar o programa no windows esses plugins aparecem instalados, mas inoperantes e, se caso tentar alterar suas opções, ocorre o travamento do programa. Ao retornar ao linux, os plugins também não funcionam mais.

Para resolver esse problema, a única solução que encontrei foi a de apenas compartilhar as pastas de contas e mensagens e manter o profile de cada sistema em uma pasta separada (mais trabalhoso, mas não apresentou problemas).

Abraço.

[2] Comentário enviado por removido em 11/10/2005 - 12:48h

Olá...

Exporto meus e-mails de Windows para Linux.. usando partição NTFS e EX3 sem problema algum... apenas não consigo exportar as configurações.. q tenho q faze sempre manualmente...

Sobre plugins, euaconselho instalar a versão para o respectivo sistema..

Abraços

Parabéns pelo Artigo

[3] Comentário enviado por adripred em 11/10/2005 - 16:03h

Dbaio,

Os plugins podem ser usados em qualquer uma das versões (exceto se for dito o contrário na página do plugin no site do mozilla update), tanto que usei os mesmos arquivos de instalação .XPI dos plugins tanto no linux quanto no windows e eles funcionaram 100% em ambos os sistemas, apenas sendo necessário usar pastas de profiles diferentes para que não acontecesse a mesma coisa que eu mencionei no meu primeiro comentário acima.

Abraço!

[4] Comentário enviado por removido em 11/10/2005 - 17:50h

Ok.. obrigado pela informação..
mas sempre quando exporto acontece algum problema...

vou tentar fazer do jeito q vc ensinou...
acredito q dará certo

Abraços

[5] Comentário enviado por Ninja_Linux em 24/11/2005 - 22:05h

Cara, eu segui tua dica e deu tudo certo. De um tempo pra quando eu configuro ele por exemplo no meu suse e entro no windows, ele abre so os menus. Ja aconteceu contigo?
sabe pq ele fica assim?

Na minha maquina eu tenho Suse, Slackware e Windows, e antes dava certinho, depois que eu formatei e instalei tudo de novo, é que eu não consigo. me ajuda aí se souber, o que ta havendo...


Valeu!

Ninja_Linux
ninja_linux@hotmail.com

[6] Comentário enviado por filipe em 25/11/2005 - 08:25h

Ninja, talvez você tenha instalado alguma extensão ou tema para o thunderbird no windows que não tenha versão compatível para linux.
Para checar isto, vá no menu Tools->Extensions e Tools-Themes no seu firebird no windows e remova aqueles que podem estar causando o problema.

[7] Comentário enviado por those em 07/04/2008 - 09:45h

Muito bom, sempre que preciso voltar o profile ou importar
em outra maquina, venho aqui para "lembrar o comando".

vlw

[8] Comentário enviado por tecnicohardware em 01/06/2008 - 13:35h

Gostaria de pedir uma ajuda sobre como compartilhar as pastas de contas e mensagens e manter o profile de cada sistema em uma pasta separada. Sou iniciante em linux e não sei como fazer desta forma. Se o Felipe o alguém puder ajudar desde já agradeço

[9] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 26/09/2009 - 12:16h

Filipe,

Parabens pelo seu artigo. Está definitivamente mais claro e didático que o material disponível diretamente nos vários sites que visitei sobre o tema gerenciamento de Perfis (Profiles) do Thunderbird e como recuperar instalações anteriores.
Já havia feito isto anteriormente seguindo alguma outa dica, porém esqueci o procedimento. Após algumas alterações que fiz nas distros instaladas, estou precisando recperar as msgs anteriores e re-habilitar ou recuperar as configurações antigas. Vou seguir a sua orientação, até porque poderá permitir o acesso ao mesmo perfil a partir de distros Linux diferentes, sem precisar ficar re-inicializando.

vlw


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts