Pular para o conteúdo

VirtualBox 2.1.0: Rede no VirtualBox agora é fácil!

O Virtualbox sempre se destacou por ser um software de máquina virtual bastante leve, com bastantes recursos e simples, bem ao estilo Linux. Entretanto muitos usuários ainda usam o VMWare devido a chatice que é configurar a rede no VirtualBox. Bem, agora (versão 2.1.*) a sua desculpa acabou, tudo é fácil. Este tutorial vem explicar isso e mais algumas instruções sobre a instalação no Fedora 10.
Marcus-RJ Marcus-RJ
Hits: 73.183 Categoria: Linux Subcategoria: Software
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Introdução

O Virtualbox sempre se destacou por ser um software de máquina virtual bastante leve. Entretanto muitos usuários ainda usam o VMWare devido a chatice que é configurar a rede no Virtualbox.

Bem, agora (versão 2.1.*) a sua desculpa acabou, tudo é simples. Este tutorial vem explicar isso e mais algumas instruções sobre a instalação no Linux Fedora 10.

Se você sempre quis usar o VirtualBox pois o achou incrivelmente leve, simples em relação aos seus concorrentes, porém sempre sofria um bocado para fazer a rede funcionar por um método que não fosse o NAT, e por causa disso preferia gastar a memória e o processador do seu PC do que quebrar sua cabeça em fazer a rede funcionar, este texto será útil pra você.

Na versão 2.1.0 deste software já não é mais necessária a criação de bridges, nem taps e qualquer outra coisa.

Entretanto, se a versão 2.1.0 trouxe esta boa novidade, a instalação do mesmo, pelo menos no Fedora 10, necessitou de alguns ajustes. E é também isso que esse tutorial vem explicar.

Neste tutorial usarei no sistema base (real) o Fedora 10 e no virtual o ArchLinux e CentOS.

Não fiz testes e nem garanto o funcionamento em outras distribuições. Aliás, nem mesmo no Fedora10 eu garanto alguma coisa. :)

Vamos começar!

   1. Introdução
   2. Preparando e instalando o VirtualBox
   3. Criando VMs
   4. Rede / Fim

Ferramentas incríveis! Converta diversos tipos de arquivos com o xPDF e ffmpeg

XEN - Instalação e configuração no Debian Etch

Exaile! O substituto do amaroK para Gnome

Criar DVD de instalação do Linux a partir do seu HD

Leitura e escrita em NTFS usando o ntfs-3g

Enviando mensagens para celulares TIM através de script

Integrando Asterisk ao PABX através de placa de fax modem

#1 Comentário enviado por dtux em 22/12/2008 - 16:57h
Boa cara, logo que saiu a atualização axo q foi na quinta passada eu atualizei meu virtualbox e sempre acostumado com as TAPs, apanhei um poko a até restabelecer a minha rede virtual aí me basei na estrutura de rede do VmWare e consegui reconfigurar e hj está tudo rodando a 100 e a comunicação entre minha rede virtual e real funfando legal.
#2 Comentário enviado por renato.leite em 22/12/2008 - 20:54h
ops, mt bom o artigo, e essa nova "evolução" do virtualbox sem duvidas ele se destaca...
#3 Comentário enviado por rvaquero em 22/12/2008 - 23:49h
Que tranquilidade ajusta a rede nessa nova verção do VirtualBox,
eu uso a versao 2.0.6 e precisei configura o modem como router
para a VM com Windows estar na rede...
Assim é bem mais simples
#5 Comentário enviado por maran em 23/12/2008 - 09:43h
Fala Marcus, como é que estas meu velho!
Cara Ótimo, não sabia desta novidade, muito bom mesmo!
Além de que o artigo ficou bem simples de ser compreendido,
Um grande abraço!
#6 Comentário enviado por removido em 23/12/2008 - 10:13h
Parabéns.Muito bom
#7 Comentário enviado por andrefreire em 23/12/2008 - 10:25h
Gostei da novidade pois o Virtualbox é bem mais leve e simples que o VMWare, porém ainda faltam recursos básicos como clonagem de máquinas virtuais e acesso a pendrives.
#8 Comentário enviado por Marcus-RJ em 23/12/2008 - 11:02h
@maran

E aí, beleza? Estou meio sumido aqui, mas agora creio que devo aumentar minha participação nos artigos/dicas aqui. Realmente na seção "Respostas" devo aparecer pouco. Obrigado pelo elogio. :) Embora depois de ler o artigo eu achei que ficou faltando eu explicar a diferença entre o NAT e o "Host Interface". Talvez também alguma demonstração com o ping. Mas valeu. :)

@andrefeire
Realmente a parte do pendrive ainda está faltando. Para mim não faz muita diferença pois sempre tenho o samba instalado na minha máquina, mas é um ótimo recurso que ajudaria bastante.
Quanto a clonagem de máquina, não sei muito bem o que vocẽ quis dizer, mas quando eu quero copiar uma máquina, uso o própio cp. Para congelamente do estado da máquina tem a opção de snapshot também.

Obrigado a todos pela colaboração. Feliz que este artigo tenha sido útil e o pessoal tenha gostado. :)

Abs, fiquem com Deus!
#9 Comentário enviado por Marcus-RJ em 23/12/2008 - 11:23h
@andrefeire

Acabei de ver, na verdade o VirtualBox tem suporte a USB sim. Porém não consegui fazer funcionar de uma forma fácil. Como disse anteriormente, sempre resolvo isso com o samba, então não perdi muito tempo tentando fazer o pendrive funcionar.

Fica a sugestão para alguém explicar o funcionamento desta função.

Abs, fique com Deus!
#10 Comentário enviado por removido em 24/12/2008 - 01:58h
- - D U V I D A U R G E N T E - To postando isso 2h da manhã! -

E ai amigo, Muito massa seu artigo!

Tb Acho legal o virtualbox, incluse que até tive que usar aqui devido a minha impressora epson stylus r290 para rodar o xispa, para que eu possa imprimir, pois não tem driver para ela no ubuntu hardy!

Mas contudo e entretando eu migrei para linux faz cerca de 24h e já instalei tudo o que eu precisava! Já faz mais de 6h que eu to tentando fazer funcionar minha epson stylus r290 para detectar usb e não consigo, Vc por um acaso sabe como faz ou alguem que está lendo meu post sabe ?

Obrigado! Bom Natal!
#12 Comentário enviado por demoncyber em 25/12/2008 - 20:08h
Poh valeu, estava procurando por isso :)
Adoro comunidade de software livre o/
#13 Comentário enviado por tsanches em 29/12/2008 - 09:19h
Brother Macus-RJ,
Minhas Vms Linux funcionaram usando seu artigo, parabéns por elabora-lo, porém o windows xp não acessa a rede, sabe o que devo fazer?
Grato,
TSANCHES

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.