Instalar novas distribuições/ferramentas com o YUMI
Caso você não possua ainda o YUMI, baixe-o a partir de seu site oficial:
Verifique se o Wine reconheceu seu pendrive e o mapeou como unidade. Digite o comando:
winecfg
Na tela que abrir, clique na aba "Unidades" e procure seu pendrive. Caso ele já tenha sido reconhecido, apenas feche a janela.
Caso contrário, clique no botão "Auto Detectar" e configure se o seu pendrive foi reconhecido desta vez. Caso seu pendrive não seja reconhecido mesmo assim, clique no botão "Adicionar", selecione uma letra para a unidade entre as disponíveis, e digite o caminho para seu pendrive. Clique em "Aplicar" e feche a janela.
Vá até o diretório onde baixou o YUMI e execute-o, utilizando o Wine:
cd ~/Downloads
$ wine YUMI-0.0.6.5.exe
Substitua o nome de arquivo de acordo com a versão atual do YUMI. Você também pode executar o YUMI através de seu gerenciador de arquivos, com um duplo clique, caso ele esteja devidamente configurado.
Já na interface do YUMI, marque a opção "Show All Drives", pois o Wine trata seu pendrive como se fosse um HD.
Em seguida, selecione o arquivo ISO que você deseja adicionar ao pendrive. No exemplo, utilizaremos o
Xubuntu, mas você poderá usar a distro que achar melhor.
Clique em "Create". O YUMI apresentará uma mensagem descrevendo o procedimento que será feito com seu pendrive. Neste caso, apenas a opção 3 será feita pelo YUMI, pois o Wine não tem acesso direto à MBR do seu pendrive.
Clique em "Yes" (ou "Sim"). Nesse momento, você receberá um mensagem de erro, dizendo que o YUMI não conseguiu executar o
syslinux (gerenciador de boot), e que seu pendrive não será inicializável. Apenas clique em "Ok".
Após isso, o YUMI irá descompactar o arquivo ISO, gerar a estrutura de diretórios em seu pendrive, e copiar os arquivos em seus respectivos diretórios. Ao fim deste processo, clique em "Next" para prosseguir.
Será exibida uma janela como a seguinte, perguntando se você gostaria de adicionar mais Distros/ISOs ao pendrive.
Caso queira adicionar, clique em "Yes" (ou "Sim") e repita o procedimento para cada arquivo ISO que você desejar adicionar. Caso contrário, clique em "No" (ou "Não") e finalize o programa.
Tornar o pendrive inicializável
Agora que seu pendrive já contém todas as distribuições e ferramentas que você gostaria, falta apenas instalar o gerenciador de boot no pendrive. Para isso, execute o comando:
# syslinux -i -d multiboot /dev/sdb1
Este comando instala o gerenciador de boot SysLinux na MBR do seu pendrive e aponta para a pasta que contém os arquivos de configuração de inicialização, que neste caso é a pasta "multiboot".
Agora, vamos testar.
Conecte o pendrive a um computador e ligue-o. Na tela de informações da BIOS, pressione a tecla que dá acesso à ordem de inicialização do sistema (na maioria das vezes
F8, mas pode variar, dependendo do modelo de sua placa-mãe).
Na lista exibida, selecione seu pendrive e pressione
ENTER.
Se tudo deu certo até aqui, a seguinte tela deverá ser mostrada:
Pronto! É só escolher sua distribuição preferida e começar a usar!
Espero que tenham gostado do artigo, e bom uso de
GNU/Linux para vocês.