Os jogos fora da plataforma Windows nos PCs sempre foram um desagradável problema para uma boa parte dos usuários. Muita coisa já mudou (as melhorias do wine e de alguns jogos nativos) e irá melhorar ainda com este projeto de games.
É pensando nos problemas que citei na primeira página que comecei um projeto na área de jogos. O Zhockon, como é chamado, é uma plataforma integrada de desenvolvimento de games. Sua arquitetura está toda elaborada com o uso de bibliotecas de três tecnologias multi-plataformas: OpenGL, OpenAL e SDL. Alguns perguntariam se somente o SDL não seria o suficiente, e a estes responderia que não, pois ele depende do OpenGL para o desenho de gráficos 3D e do OpenAL para o áudio 3D, sendo que o resto (que não é pouco) - rede, lógica do jogo, personagens e objetos (sprites) e muitos outros ficaria a cargo da própria biblioteca. O objetivo aqui é mesmo criar uma boa alternativa ao DirectX.
Como alguns já devem ter percebido, sim, ele já existe, só que não está totalmente pronto. Já existem construções de duas engines para o desenvolvimento de games (Entropia e Euphoria, desenvolvidas, respectivamente, em C++ e Python) que estão sendo ligadas com as três tecnologias que citei. Elas se encontram em variados estágios de desenvolvimento, pois o Entropia é um projeto externo à plataforma, enquanto o Euphoria está sendo desenvolvido internamente. É esperado que até o fim da série 0.1.x a integração da primeira à plataforma e a construção da segunda estejam terminadas. Com isso, a plataforma já estará apta para o desenvolvimento primário de games. Vale lembrar que ela não estará concluída, e mais características serão adicionadas no futuro.
Dentre estas, já estão previstos o desenvolvimento de três motores: Corona, Plenora e Aurora (estes estão apenas planejados, ainda não há nada construído). O primeiro será um conjunto de scripts que se integrarão com os mais diversos aplicativos ligados à programação de games, como o Blender, o Inkscape, o Eclipse, o GIMP, entre muitos outros. O segundo será uma estrutura para suportar extensões para a plataforma, para que se possam utilizar as mais diferentes game engines e tecnologias que desejar sem transtorno algum. E o terceiro será uma grande interface gráfica que trará um centro de controle para o Zhockon e um aplicativo nos moldes do Steam, distribuindo e instalando da maneira mais fácil possível qualquer jogo que seja da plataforma.
Pode até parecer que é muita coisa para um projeto só, mas como afirmei anteriormente, esta ideia surgiu para integrar os mais diversos projetos na área de jogos, o que acarretará um menor custo para o desenvolvimento da plataforma. Ideias como o DJL, o instalador Ubuntu Games e até mesmo o Entropia Engine ++ são exemplos claros disso. E continuarei a ter esta boa prática. Graças a estes projetos externos, minhas ideias e a colaboração de algumas pessoas ou até muitas, tenho certeza de que o Zhockon, como um todo, poderá se tornar uma feliz realidade.
[3] Comentário enviado por edgarlemke em 24/10/2009 - 21:46h
Cara, o projeto parece ser muito bom!
Não poderia ter coisa melhor do que integrar tudo em uma só plataforma, disponível tanto para Windows quanto para GNU/Linux.
Deveriam fazer o mesmo com programas, criando um padrão que fosse adotado por todos, fazendo com que programas Windows rodem em GNU/Linux e vice-versa. Talvez o POSIX possa servir de base, mas não chega nem perto.
[4] Comentário enviado por grandmaster em 25/10/2009 - 22:47h
muito boa, espero que siga adiante firme e forte
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Renato de Castro Henriques
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[6] Comentário enviado por william_lagos em 26/10/2009 - 15:33h
@adrianoturbo
É por isso que disse no artigo que o WINE é apenas uma solução parcial do problema e que, portanto, não será o foco do Zhockon. Quanto ao interesse da indústria de games, é uma consequência que deve ocorrer com o amadurecimento da plataforma e os projetos que o rodeiam. Isso já é algo que está acontecendo, aos poucos, com jogos como o Heroes of Newerth, Quake 4, America's Army e outros que já citei.
Os consoles podem não ser direcionados a Linux, porém uma boa parte deles (Wii e Playstation 3, por exemplo) não usam DirectX, e sim implementações do OpenGL. E não deixam de ser ótimos consoles, não? Acredito que só falte uma base mais sólida para o desenvolvimento de games fora da plataforma Windows, que aí virão mais títulos. E é por isso seguirei firme e forte no desenvolvimento deste projeto.
[7] Comentário enviado por adrianoturbo em 27/10/2009 - 08:18h
Já existe uma mentalidade de algumas faculdades brasileiras em se empenharem no desenvolvimento de jogos digitais baseados em software livre.
Já seria um começo ,vamos aguardar.