Abordarei nesta parte do artigo, a restauração do backup completo avançado feito na página anterior usando o SSH.
Pré-requisitos
Para este trabalho ser concluído com sucesso, tenha em sua rede:
- A máquina que armazena a imagem de backup esteja na mesma rede.
- A máquina que armazena a imagem de backup tem que estar com o serviço SSH em execução.
- Preferencialmente, tenha um serviço DHCP em rede, caso não tenha, terá que configurar a máquina rodando o Clonezilla manualmente.
Esclarecimentos:
- O IP da máquina rodando o Clonezilla é: 192.168.56.10 - que é de onde será restaurada a imagem.
- O IP da máquina rodando o SSH que armazena a imagem de backup a ser restaurada é: 192.168.56.11
- O nome do usuário permitido para usar a conexão no servidor SSH que contém a imagem é: edson
- A porta de comunicação do servidor SSH é: 22
Procedimentos
1. Execute o Clonezilla. Será apresentada a tela mostrando dois modos de trabalho do Clonezilla Live. Escolha o modo
device-image, pois iremos restaurar uma imagem de backup para o disco local.
2. Na segunda tela escolha a opção "ssh_server", informando que a imagem de backup será restaurada a partir de uma conexão com servidor SSH.
3. Depois de escolher a opção de usar o SSH como conexão remota, informe o endereço IP da máquina rodando o SSH e que armazena a imagem que será restaurada. Aqui usarei "192.168.56.11", mas deve-se informar o endereço IP do seu servidor SSH.
4. Agora informe a porta que o servidor SSH está usando para comunicar-se. A porta usada será a "22". Caso seu servidor use um porta diferente, informe a mesma.
5. Informe nesta etapa, o nome do usuário que irá ser usado para autenticar-se no servidor SSH. Aqui estarei usando o usuário "edson", mas deve-se usar o nome do usuário permitido no seu servidor SSH.
6. Nesta etapa informe o diretório que contém a imagem de backup no servidor SSH. A observação é que este mesmo diretório foi usado quando a imagem foi salva. Estarei usando o diretório
/home/edson/clonezilla, pois o mesmo foi usado na operação de gravação de imagem.
7. Nesta etapa é feita a autenticação no servidor, e deve-se inserir a senha quando solicitada, e após a autenticação tecle ENTER, para continuar.
8. Depois de autenticar-se no servidor, escolha o modo de execução "Expert".
9. Nesta etapa escolha o tipo de tarefa que deseja fazer. Como irei restaurar uma imagem de backup já salva, então escolhi a opção "restoredisk".
10. Escolha a imagem de backup que será restaurada, todas as imagens localizadas no diretório informado anteriormente do servidor SSH serão listadas. Veja na imagem abaixo que só foi listada apenas uma imagem, pois só salvei uma.
11. Informe o disco de destino, ou seja, o disco onde a imagem será restaurada. Aqui informei o disco "sdc".
12. Nesta etapa desabilite alguns parâmetros. Os parâmetros desabilitados são:
- -g auto → Não irei reinstalar o GRUB pelo Clonezilla, pois a imagem já contém uma cópia idêntica.
- -e1 auto → É usado em sistemas de arquivos NTFS (só use este parâmetro se estiver usando o sistema de arquivos NTFS na imagem de
backup) e a imagem contém partição com sistema de arquivo ReiserFS.
- -e2 → Para não usar o SFdisk.
O parâmetro "-j2" deve está marcado, caso contrário o gerenciador de boot ficará inacessível.
13. Agora escolha o parâmetro "-k1", pois irá criar uma tabela de partição no disco de destino particionando proporcionalmente as partições, para que não seja necessário redimensionar as partições manualmente.
Esta opção pode não funcionar corretamente se na imagem de disco que será restaurada existir uma partição SWAP no fim da tabela de particionamento.
14. Em seguida, informe o que será feito após o Clonezilla concluir a restauração. Escolhi o parâmetro "-p true", pois não quero que seja feito nada.
15. Após configurar o ultimo parâmetro, a tarefa de restauração será iniciada. Dê um ENTER duas vezes para continuar e confirme duas vezes usando o "y" quando for solicitado.
Veja o particionamento do disco onde foi restaurada a imagem de backup, observe na imagem que, como o disco contém uma partição SWAP no fim da tabela de partição, o Clonezilla não consegue redimensionar automaticamente.