Introdução
O
jQuery, ultimamente, sem dúvida nenhuma é uma das bibliotecas mais usadas para programadores WEB.
Através do jQuery, facilita-se o uso do JavaScript, fora que ganha-se em produtividade. jQuery nada mais é, do que varias bibliotecas escritas em JavaScript para uso rápido e prático.
Através dela fica fácil, por exemplo, validar um campo ou verificar se o usuário existe pesquisando na base de dados.
Para que se comecem os "jogos", antes de tudo, precisamos baixar o jQuery, que nada mais é do que um arquivo com extensão
.js.
O jQuery pode ser abaixado aqui:
Para falar a verdade, existe duas maneiras de se implementar o jQuery no seu código:
- Usando arquivo local;
- Ou, usando de outro endereço da Internet.
Design da página
Você que está usando o
GNU/Linux, sabe que o Dreamweaver não funciona no GNU/Linux e nem existe para GNU/Linux. Uma alternativa, é usar um programa chamado
Aptana Studio, que nada mais é do que um Eclipse modificado.
Link do download do Aptana Studio:
http://www.aptana.com/products/studio3/download
Caso não goste do Aptana, pode usar nosso velho amigo bloco de notas, serve qualquer um.
Bom, o design do nosso jogo da velha é bem simples, pois meu objetivo é ensinar a usar o jQuery.
O formato da página HTML, ficará assim:
- btn1 btn2 btn3
- btn4 btn5 btn6
- btn7 btn8 btn9
O jogo da velha, nada mais é, do que uma matriz bidimensional, 3x3. Agora, vamos ao código HTML:
<html>
<body>
<h1>
Jogo da velha
</h1>
<table>
<tr>
<td><button value="" name="x1">X1 </button></td>
<td><button value="" name="x2">X2 </button></td>
<td><button value="" name="x3">X3</button></td>
</tr>
<tr>
<td><button value="Y1" name="y1">Y1 </button></td>
<td><button value="Y2" name="y2">Y2 </button></td>
<td><button value="Y3" name="y3">Y3</button></td>
</tr>
<tr>
<td><button value="Z1" name="z1">Z1</button></td>
<td><button value="Z2" name="z2">Z2 </button></td>
<td><button value="Z3" name="z3">Z3</button></td>
</tr>
<input type="hidden" value="0" name="click_valida" />
<td><tr>Proximo jogador: <label id="jogador">X</label> </tr></td>
</table>
</body>
</html>
Se observarem bem, estou usando a tag
<table> para os buttons poderem ficar mais organizados.
Também existe um botão
hidden, que terá a função de dizer se o jogo deu "VELHA". Mais para frente, fará sentido na programação.
Também existe uma tag
<label>, que tem a função de dizer qual o próximo jogador.
Além de colocar todas as tags, a parte fundamental é colocar ID e "names" para cada tag que você está usando , pois, são eles que farão a comunicação para JavaScript e o HTML.