openSUSE 12.1 - Instalando Oracle Java
A Oracle descontinuou sua licença que permitia às distros Linux distribuir versões empacotadas de sua JVM junto com
suas versões para Linux. Isto causou muitos constrangimentos a nós usuários. Não sei em outras Distros, mas no
openSUSE, os usuários correram atrás. A substituição é quase trivial, exigindo conhecimento intermediário em
Linux.
suas versões para Linux. Isto causou muitos constrangimentos a nós usuários. Não sei em outras Distros, mas no
openSUSE, os usuários correram atrás. A substituição é quase trivial, exigindo conhecimento intermediário em
Linux.
Introdução e Instalação
Introdução
Eu juntei informações de várias fontes para este artigo, então, comecemos dando crédito a quem merece!- http:// www.freetechie.com - Installing Java in openSUSE 12.1
- https:// sites.google.com - Java for openSUSE
Meu sistema Linux é um Notebook Samsung RV411 com openSUSE 12.1 64bits.
Agora, vamos ao artigo.
A Oracle descontinuou sua licença que permitia às distribuições Linux distribuir versões empacotadas de sua JVM junto com suas versões de Linux. Isso causou muitos constrangimentos a nós usuários.
No meu caso, de repente meu Linux desinstalou a JVM Oracle e instalou a openJDK, muito boa, mas que não me atende plenamente.
Não sei em outras Distros, mas no openSUSE a galera correu atrás e a substituição é quase trivial para quem detém conhecimento intermediário em Linux.
Instalação
-Passo a Passo:1. Remover o plugin do browser para o openJDK
Comecemos por configurar, para conveniência, a openJDK do sistema Linux. Vou colocar aqui os comandos para sistemas de 64 bits. Afinal, só posso recomendar o que eu usei, né!
* Os comando descritos, eu executei como root.
# zypper remove icedtea-web
Isto deve ser o suficiente. Contudo, em alguns momentos, as coisas se complicam. Esteja com os seus browsers todos fechados, OK!
2. Realizar download da JDK da Oracle
Você deverá acessar o site oficial: http://www.oracle.com/technetwork/java/index.html, procurar sua JDK (recomendo a 1.6.x) e realizar o download do pacote BINÁRIO ( x64.bin ).
Não faça download da versão "rpm.bin" (é uma furada), vai dar várias inconsistências depois. Infelizmente, o pacote RPM fornecido, parece não levar em consideração o openSUSE 12.1.
3. Instalando o Oracle Java JDK
Vou basear meus comando no pacote 1.6.0_30, 64bits:
# pwd
Apenas para certificar-me se estou na pasta certa: /home/alexandre.marcolino/Downloads
# ls jdk*
Certificar se o arquivo binário está nesta pasta: "jdk-6u30-linux-x64.bin"
Inicialmente, criar a infraestrutura de diretórios:
# cd /opt
# mkdir java
# cd java
# mkdir 64
Implantar o pacote baixado:
# cd /opt/java/64
# mv /home/alexandre.marcolino/Downloads/jdk-6u30-linux-x64.bin /opt/java/64
# chmod 755 /opt/java/64/jdk-6u30-linux-x64.bin
# ./jdk-6u30-linux-x64.bin
Amendoins, NEXTS e outras coisas, o pacote Java deve requisitar que você aceite/registre o produto via WEB e instalará os binários em "/opt/java/64/jdk1.6.0_30".
* Atenção: Pulo do gato
Vamos informar ao Sistema Operacional que existe uma versão usável do Java OK:
# update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/opt/java/64/jre1.6.0_30/bin/java" 1
Agora, vamos informar ao Sistema Operacional que deve passar a usar o Java da Oracle!
# update-alternatives --set java /opt/java/64/jre1.6.0_30/bin/java
4. Instalando o plugin do Java no Firefox
Esta é a parte mais simples, bastará apenas seguir os comandos abaixo, caso nunca tenha instalado o plugin em seu perfil de usuário mortal.
* Note que estou colocando o prefixo do home do usuário ( ~/ ) assim não fica dúvida, OK!
rm ~/.mozilla/plugins/libnpjp2.so (Remover o plugin do java atual, se houver)
# ln -s /opt/java/64/jre1.6.0_30/lib/amd64/libnpjp2.so ~/.mozilla/plugins/ (Instalar o plugin novo)
Para verificar, abra o Firefox e na barra de endereços, utilize a Meta-URL que lista os plugins: about:plugins
Tudo estando nos conformes, o Java da Oracle está prontinho para usar.
Por enquanto meu Java está cumprindo seu papel.
Mas se eu tiver problemas com próximas versões, terei seu artigo para recorrer.
Parabéns!