Pular para o conteúdo

Recuperar a senha do root pelo CD

Servidores remotos, falta de contato com o sistema, modificações na configuração sem documentação adequada, modificações de senhas por outras pessoas... o que mais poderia causar a perda da administração de um servidor, se não temos a senha do root? Neste artigo, mostro um modo fácil de conseguir esta senha, sem muitas complicações.
Iran Macedo ifmacedo
Hits: 44.161 Categoria: Linux Subcategoria: Configuração
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Como assim perder a senha?

O que seríamos nós sem a internet? Começo este artigo com esta tão indagada pergunta, não exclusiva àqueles que trabalham com ou para a tecnologia. Hoje temos a possibilidade de trabalhar em uma empresa, tomando conta dos seus servidores, mas com a possibilidade de termos outros clientes por fora, prestando um suporte remoto por meio da internet, por contratos ou por valores fixados pelas implantações.

E é esta facilidade que nos deixa distantes de alguns servidores implantados, aqueles que você montou, configurou, deixou redondo e entregou ao cliente e nunca mais tocou. Ele? Nunca lhe deu nenhum problema. O serviço de manutenção não foi fechado por contrato, deixando você e a máquina distantes, sem contato. E é aí que mora o perigo!

Esta distância gerada pela falta de contato nos proporciona um esquecimento, tanto nas configurações/serviços feitos no servidor, quanto informações tão básicas, como uma senha de usuário administrador ou do root. Ah! Você é um daqueles que não esquece, não é verdade? Bem, esquecemos números de documentos, esquecemos telefones, esquecemos endereços, esquecemos nomes de velhos amigos que não temos contatos por anos, esquecemos até mesmo o nome da esposa (às vezes)... então vai que você esqueça a senha... uma das senhas, das dezenas que temos! ;)

Tão importante quanto saber como recuperar a senha de root (ou do usuário administrador, como é utilizado por padrão no Ubuntu) é ter todas as anotações dos serviços que você prestou, separados por cliente e por máquina. E, mesmo que seja utilizadas configurações padrões para todos os seus clientes, a necessidade de uso de cada um vai fazer com que sejam aplicadas pequenas modificações, fazendo com que estas configurações padrões sejam padrões somente de início. Não somente isso, é também importante que todas os modificações que venham a ocorrer durante os anos sejam atualizadas nestes documentos, deixando-os fiéis às configurações atuais. Nunca se sabe quando estes documentos serão necessários!

E existe também a possibilidade de outras pessoas terem utilizado o usuário administrador ou o root e por algum motivo, terem modificado a senha. Cada administrador segue uma linha de ação e muitos não gostam de utilizar senhas de outros. A ideia é seguir em linha reta e utilizar sempre um padrão próprio de senhas para não terem problemas futuros com "esquecimento". Aí não tem jeito... se outra pessoa modificou a senha, não tem memória, nem tem anotação que vá te ajudar... só bola de cristal mesmo para descobrir a bendita senha. E adivinha quem será chamado para consertar tudo isso?

   1. Como assim perder a senha?
   2. Quais os meios utilizados para recuperar senhas de root
   3. Quebrando a senha no Ubuntu Server
   4. Quebrando a senha no Debian
   5. Conclusão
Nenhum artigo encontrado.

JASmine - Gerenciamento e controle de impressões

Recuperando sistema em mirror LVM 1

Emergindo grandes pacotes em hardwares fracos com o auxílio de outro computador no Gentoo Linux

Fazendo o sistema de peticionamento do TJSP funcionar no Arch Linux (2018)

Deixando a Área de Trabalho animada com slides no GNOME

#1 Comentário enviado por obernan em 31/08/2010 - 16:04h
Meu chapa, parabens pelo artigo, muito boa a sua dica
abraços
#2 Comentário enviado por ifmacedo em 31/08/2010 - 20:11h
Obrigado, Obernan! Fico feliz por saber que gostou! :)

Abraços!
#3 Comentário enviado por removido em 02/09/2010 - 13:46h
Bom artigo. Bem explicado!
#4 Comentário enviado por murderb13 em 05/09/2010 - 14:31h
cara...
show de Bola..

principalmente na parte do ""Isso não é invasão, é reconfiguração!""
#5 Comentário enviado por ifmacedo em 06/09/2010 - 11:09h
Obrigado pessoal!

Realmente, acho importante dizer que não é uma brecha na segurança, uma vez que tal procedimento foi criado para tais imprevistos. Recentemente fui contratado para cuidar de um servidor de uma média empresa, só que o pessoal de lá não tinha nenhuma senha de nenhum usuário. Pedi para falar com o antigo adminitrador, mas o cara foi dispensado e não consegui falar com ele por telefone. O server tava rodando redondo, sem nenhum problema. O que eu tinha de fazer era uma inclusão de um novo serviço. O que fazer? Formatar? Refazer tudo? Não. Este server utiliza o Debian, então eu utilizei o procedimento explicado e tive controle do sistema à partir de então. Invasão? Não, reconfiguração. :)
#6 Comentário enviado por klebrr em 07/09/2010 - 11:00h
Bom faltou incluir no artigo a opção de resetar a senha do root utilizando o GRUB:
alterando a linha do modo recovery para:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-x-xxx root=/dev/sdx rw init=/bin/bash

isso vai cair diretamente no shell ai é só utilizar o comando:
# passwd root
#7 Comentário enviado por raymundao em 14/03/2012 - 10:27h
E para recuperar a senha do ADMINISTRADOR no Ubuntu Desktop?
Estou com esse problema. Não alterei a senha e inexplicavelmente, a senha que criei parou de funcionar. Toda vez que tento autenticar, retorna mensagem de erro "sua tentativa de autenticação falhou"

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.