Prefácio
O
Openfire é um servidor para comunicação interna, semelhante ao
MSN e
Gtalk. Cada vez mais as empresas estão centralizando e controlando a comunicação
interna evitando o uso de MSN e outros mensageiros que atrapalham a produtividade e o desempenho dos funcionários.
O Openfire, antes Wildfire, é uma alternativa grátis e eficiente para criar um "MSN" de uso corporativo. O programa utiliza o protocolo XMPP (Jabber), que é o mesmo
utilizado em aplicativos como o GTalk, e que possui um gerenciamento Web de contas de usuários e políticas de utilização.
Nesse artigo faremos a instalação do servidor Openfire.
Requisitos
- Sistema GNU/Linux Debian 5 ou superior;
- Pacote sun-java6-jre;
- Pacote Openfire;
- Cliente jabber Exodus.
Instalação
1) Instalação do pacote java.
Logado como root, vamos executar o comando:
# apt-get install Sun-java6-jre
2) Instalação do Openfire.
Após a instalação do pacote, vamos baixar o Openfire do site:
# wget -c http://www.igniterealtime.org/downloads/download-landing.jsp?file=openfire/openfire_3.7.0_all.deb
Após o download do Openfire (note que ele é um pacote '.deb'), utilizaremos o comando para instalação:
# dpkg -i openfire_3.7.0_all.deb
3) Iniciando o Openfire.
Após a instalação, vamos iniciar o serviço do Openfire com o comando:
# /etc/init.d/openfire start
4) Personalizando e configurando o servidor.
- Após iniciar o Openfire, abra o navegador de internet no endereço: HTTP://ipdoservidor:9090. Logo após, selecione o idioma Português.
- Informe o nome da rede (domínio) e a porta que será utilizada pelo Openfire.
-Logo após será necessário informar qual a forma de acesso ao banco de dados, nesse artigo utilizaremos a forma simples e prática, armazenando os usuários no
banco de dados do próprio Openfire, ou seja, sem um servidor de banco de dados específico como o MySql, por exemplo.
- Na tela seguinte deveremos informar uma senha para o administrador do sistema Openfire, após a definição da senha será necessário logar-se novamente como
administrador do sistema. O usuário administrador padrão é 'admin' e a senha é obviamente a que foi definida na etapa anterior.
A tela inicial da administração é bem simples. Nela encontramos várias informações, como por exemplo: uso do servidor, quantidade de memória disponível, caminho
do Openfire no sistema, mensagens offline e várias outras opções que podem ser configuradas ao gosto do freguês.
Vamos configurar apenas as mais simples, deixando a critério do administrador definir qual a melhor configuração para sua rede.
5) Criando novos usuários no Openfire.
- No menu horizontal, temos a opção 'usuários/grupos', clique na guia e vamos criar nosso primeiro usuário. No lado esquerdo da tela clique em 'Criar novo usuário'.
Informe o login, nome e senha e clique em 'criar usuário'.
6) Instalando o cliente Jabber.
Após criar todos os usuários no servidor, deveremos agora baixar e instalar um cliente Jabber. Caso você utilize estações Windows em sua rede, uma excelente
alternativa é o Exodus disponível no link:
A instalação é bem simples, tipicamente um: next -> next -> finish. :)
No
Linux, podemos utilizar o próprio Kopete ou aMSN. Nesse artigo presumo que teremos um servidor Linux com estações Microsoft, por isso utilizaremos nesse artigo
o Exodus.
7) Configurando o cliente Jabber Exodus.
Após a instalação do Exodus, clique no ícone do programa e vamos às configurações:
- Na guia 'Accounts details', vamos informar o nome do usuário cadastrado no servidor seguido do "@". Por exemplo: "Alexandre@openfire" e logo abaixo a senha;
- Na guia 'Connection', informaremos o IP do servidor Openfire. Em 'port', utilizaremos a padrão: 5222.
8) Finalizando
Após a configuração do cliente Jabber, informe a senha (caso necessário) e pronto.
Repita o procedimento com os demais computadores da rede e você terá seu "Mensageiro interno" funcionando corretamente.
Considerações finais
Existem várias opções de configurações dentro da interface Web do Openfire. Basta um pouco de paciência e tempo para configurar o servidor de acordo com as
políticas de sua rede.
Um forte abraço a todos.
Att. Alexandre Pina
http://www.alexandrepina.com
E-mail:
alexandre@alexandrepina.com