Este artigo aborda a parte prática, para iniciarmos nesse tema. Toda a parte teórica de containers pode ser encontrada facilmente com uma "googleada" rápida. Até aqui no VOL, tem um ótimo material abordando o tema e a comparação inevitável que é feita em relação VMs e Containers. Como a intenção aqui é abordar na prática, mãos à obra.
Fazendo o paralelo com uma VM, que é um recurso de virtualização bastante utilizado hoje em dia, normalmente, quando precisamos fazer um teste em um servidor web, nós subimos uma VM e junto a ela, são virtualizados uma memória, uma CPU, um HD, uma interface de rede e toda uma máquina por completo.
Precisamos ainda sobre isso, adicionar um sistema operacional, que com ele, traz o kernel e todos os serviços e processos que vêm juntos com o sistema operacional. Lembrando que ainda nem adicionamos o Apache ou Nginx para iniciarmos nossos testes.
Agora, tendo em vista que nosso objetivo final é fazer teste em servidor web, não seria muito mais lógico e rápido, virtualizar apenas o serviço de servidor web?
É claro que a resposta dessa pergunta é sim, e um dos "caras" que faz isso é o Docker. Existem outros serviços de containers no mundo NIX, porém o que mais vem se destacando é o Docker.
Sendo assim, resumindo bem todos os "textões" explicando containers, a função dele é virtualizar a sua aplicação, economizando tempo, recursos e também, tornar a lenda do "na minha máquina funciona" praticamente extinto. Ficou claro?
[5] Comentário enviado por hauck em 07/10/2017 - 16:46h
Boa tarde amigo, não sei se escreveu certo ou não, mas acho que na linha "Existem outros serviços de containers no mundo NIX, porém o que mais vem se destacando é o Docker." está escrito errado, o correto não seria UNIX em vez de NIX?