Nesse artigo abordarei sobre a compilação e instalação do
Compiz Fusion para
Linux Slackware 12.1. Compiz Fusion é uma ferramenta que usa seu hardware (principalmente placa de vídeo) para renderizar efeitos (alguns úteis, outros somente para diversão) no seu computador. É como se seu PC virasse um grande game, logo será preciso uma placa de vídeo no mínimo boazinha pra poder usufruir desses efeitos.
Pra quem não conhece ou já ouviu a respeito, mas ainda não teve a oportunidade de instalar e testar, essa é a hora de fazê-lo. Eu recomendo uma placa de vídeo da Nvidia. Antes de continuar é sempre bom dar uma configurada no
Xorg.conf. Para essa tarefa existe o
nvidia-xconfig, um utilitário de configuração do X. Tudo deve ser feito em um terminal, pode ser um emulador usando o X. Não precisa sair do X pra instalar o Compiz, mas sendo uma configuração do X é bom fazer sem o X rodando. Num terminal digite:
# telinit 3
# nvidia-xconfig --composite --allow-glx-with-composite --render-accel --add-argb-glx-visuals
# telinit 4
Essa "#" não deve ser digitada, apenas indica que o comando deve ser utilizado como usuário root. Após isso seu Xorg.conf deverá estar configurado e pronto para suportar o Compiz Fusion.
Estou considerando que está sendo usado o modo 4 do init. O padrão do Slackware é o 3, então se você inicia o modo gráfico com um startx no terminal não precisa fazer os comandos de telinit X, basta sair do modo gráfico (fechando o KDE ou XFCE) e executar o nvidia-xconfig.
Agora vou explicar como baixar e compilar facilmente usando alguns scripts que criei. Baixe o arquivo seguinte:
build_compiz-0.1.tar.gz
Esse arquivo contém dois scripts. Um deles servirá somente para baixar os códigos-fonte necessários. O segundo irá compilar e criar os pacotes adequadamente para Slackware. Vamos extrair os scripts para uma pasta, como segue, considerando que o arquivo foi baixado na home do usuário:
# mkdir compiz
# cd compiz
# tar xzvf ~/build_compiz-0.1.tar.gz
Executamos baixar.sh para baixar automaticamente os arquivos necessários para a compilação:
# ./baixar.sh
Agora procure pelo pacote
intltool. Aqui deu pau porque não tem essa pacote instalado. Basta ir no
LinuxPackages, pegar o pacote e instalar. Essa é a única dependência que precisei instalar por fora.
Depois de baixado tudo, chegou a hora de compilar:
# ./build.sh --install
Que tarefa árdua hein. O comando acima irá compilar todo o nosso bolo e prepará-lo para nosso banquete. Eu recomendo deixar a opção --install para que seja instalado tudo na hora em que for criado. Esse script precisa que se tenha o SUDO ATIVO, tanto para criar os pacote .tgz padrões do Slackware, quanto para instalar.
Então é necessário que você fique ligado no terminal, quando pedir "password:" é só colocar a senha de usuário (caso tenha configurado o sudoers assim, como eu). Se tiver colocar NOPASSWD no sudoers então não precisa se preocupar com senha.
Você ainda precisará responder a pergunta com um "y" (sem aspas) para instalar os pacotes. Por segurança coloquei uma pergunta para cada pacote criado.