Quero usar o Baiacu em casa, mas será que eu posso?

Neste tutorial ilustrado pretendo mostrar que você pode, mas é necessário um pouco de paciência. O OpenBSD não é o Ubuntu, mas pode fazer o papel de um sistema operacional caseiro sem problemas.

Por: Perfil removido


Um breve histórico do EaD e o uso de AVAs baseados em SL

Haja vista artigos no VOL relacionados à instalação de alguns AVAs (como Moodle e Teleduc), mas a necessidade de uma abordagem introdutória sobre a evolução da EaD e o uso de AVA baseados nos preceitos de Software Livre (SL), propõe-se este artigo, no intuito de promover uma visão introdutório e contextual do tema.

Por: andre uebe


Jaulas com debootstrap e schroot

Neste artigo apresento duas ferramentas que tornam a criação de jaulas bem mais fácil e flexível, isso sem comprometer a segurança.

Por: Laudivan Freire de Almeida


Introdução ao Arch Build System

O artigo descreve de forma geral o uso do Arch Build System, que torna possível a compilação de pacotes para Arch Linux a partir dos códigos-fonte ao estilo "Ports" do FreeBSD. Também será dado uma introdução sobre PKGBUILDS e FLAGS para uso no arquivo makepkg.conf.

Por: Xerxes


Deixando o GNOME mais adequado às leis de Fitts

O ambiente GNOME é muito utilizado pela comunidade open source. Este artigo, além de dar uma breve introdução à lei de Fitts, tenta deixar o GNOME mais adequado às suas leis, tornando nosso desktop mais acessível.

Por: Hunz


OpenLDAP com suporte ao MySQL

Demostrarei nesse artigo o serviço OpenLDAP com suporte ao MySQL passo-a-passo. Utilizando Debian 5, usei pacotes pré-compilados de dependências para compilação do OpenLDAP e os demais.

Por: Cristiano NiX


Programação com números inteiros gigantes

Quanto é o fatorial de 5? 120, fácil, não? E quanto é o fatorial de 6000? É um número com 20 mil dígitos. És capaz de escrever um programa que calcule isto? Depois de ler este artigo, você será!

Por: Elgio Schlemer


Virtualização - Montando uma rede virtual para testes e estudos de serviços e servidores

Este artigo demonstra como configurar uma rede virtual para ser usada em testes e estudos. Será usado o VirtualBox de maneira que ele assuma as máquinas virtuais como se fossem uma rede, onde inclusive a máquina hospedeira faça parte da mesma, possibilitando a simulação de uma rede convencional para testes de serviços dos mais variados tipos.

Por: Rodrigo Mendes Pasini






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts