Adobe Reader no Ubuntu 14.04 LTS/15.04 e derivadas - Instalando a última versão
Mostrarei de forma simplificada, como instalar no Ubuntu 14.04 LTS/15.04 e distros derivadas o Adobe Reader 8.1.7-1, última versão lançada em nosso idioma, ou a versão 9.5.5-1, sendo esta com mais recursos no idioma inglês.
Observações:
Só lembrando que não é possível instalar duas versões do mesmo software.
Se a arquitetura do seu sistema for 64 bits (amd64), primeiramente você deve fazer algumas modificações para que se tenha êxito na instalação, caso contrário pule o comando abaixo.
Após concluir a instalação, um atalho será criado no menu (Office/Escritório) e na sua área de trabalho. Para mais informações sobre a utilização do Adobe Reader, rode este comando no terminal:
man acroread
Na primeira execução, será exibida uma tela com os termos de uso/licença (EULA) basta clicar em "Aceitar" (ou Accept).
[1] Comentário enviado por jorgebadad em 23/07/2015 - 08:18h
Cara, só loguei para te agradecer pela dica.
Tenho um arquivo em pdf que o Evince so amplia até 175%, e preciso ampliar pelo menos a 200% para uma boa leitura; não sei qual o problema do Evince, em outros documentos ele mostra possibilidade de ampliar até 400%, só nesse vai somente ate 175%.
Instalei outro leitor via wine, funciona bem, mas queria algo nativo para linux; o Okular acusou falta de um plugin para leitura e não conseguiu abrir o arquivo, e outros só vão até 175% mesmo, etc...
Com o AR para linux consegui visualizar na ampliação que preciso.
[2] Comentário enviado por Sampayu em 05/01/2016 - 23:34h
Parabéns pela dica acima. Ela é interessante para quem faz questão de usar o Adobe / Acrobat Reader, além de que é sempre bom aprender algo diferente.
Apesar disso, tendo em vista que a supramencionada versão 8.1.7-1 foi lançada no ano 2010, e que a versão 9.5.5-1 foi lançada em 2013 (isso porque a Adobe parou de dar suporte ao Adobe / Acrobat Reader para Linux), o que se constata é que essas versões do Adobe Reader são antigas. Por esta razão, creio que muitos linuxistas preferirão instalar algum visualizador de PDF que seja mais moderno/recente/contemporâneo.
Para esses linuxistas, pode interessar ler a dica que publiquei no link abaixo. Nela eu apresento três ótimas sugestões de programas gratuitos do GNU/Linux que substituem tranquilamente o Adobe / Acrobat Reader: