Bom esta é a minha primeira dica, vou escrever pouco, mas tenho certeza que várias pessoas já passaram por esta situação como eu. Foi dificil achar a solução, mas até que em fim eu encontrei. No meu caso, comprei um notebook para utilizar como estudo. Configuração do notebook: Pentium 120Mhz, HD 4.6 GB, CD-ROM, Drive Disquete, 32 MB de RAM.
Bom, o grande problema é que este notebook não tem suporte para dar boot pelo CD-ROM direto pela BIOS, tentei usar várias soluções para a instalação do
Slackware, como criar os 3 disquetes, como muitos falam por aí, o disco com a imagem do kernel (bare.i), o rootdisk install.1 e o rootdisk installl.2. Acreditem se quiserem, mas este esquema de 3 discos não funcionou nem no meu computador Desktop. Bom, vamos aos procedimentos.
Entre no site:
Após carregar o site, você verá que ele tem os diretórios desde o slackware-3.3 até o slackware-current. Entre no diretório slackware-9.1 em diante, depois entre no diretório rootdisks. Dentro dele, localize o arquivo sbootmgr.dsk e baixe-o para a máquina.
Se você estiver usando um sistema
Linux para fazer o disco do Smart Boot MGR, utilize o seguinte comando para escrever a imagem no disquete:
# dd if=sbootmgr.dsk of=/dev/fd0
Se você estiver usando o sistema Windows (no meu caso, Windows XP), faça o seguinte:
Dentro do diretório rootdisks, baixe também o arquivo RAWRITE.EXE. Se você notar, tem alguns arquivos desses que antes do ".EXE" está escrito "NT" ou "XP" é uma versão mais apropriada para estes sistemas operacionais. Mas, se você não estiver usando nenhuma destas duas versões, pode baixar o RAWRITE.EXE mesmo, que ele dá conta. Então vamos ao comando no Windows. Abra um prompt de comando e digite:
C:\>
RAWRITE.EXE sbootmgr.dsk a:
Lembrando que o executável RAWRITE.EXE e o arquivo sbootmgr.dsk devem estar no mesmo diretório, para facilitar a escrita do arquivo sbootmgr.dsk no disquete.
Feito isto, é só colocar o disquete na máquina antiga e setar a BIOS para dar boot primeiro pelo disquete. Pronto, vai aparecer a tela do
Smart Boot MGR mostrando as opções:
- Quit to BIOS
- Power Off
- Reboot
- Floppy
- Harddisk
- CD-ROM
Selecione a opção CD-ROM e pressione Enter.
Pronto, se você estiver com o CD do Slackware no drive, vai notar que a instalação do Slackware será iniciada como se estivesse iniciando pela própria BIOS.
Eu fiz o teste com o Slackware 8.1 e deu certo. Você também pode usar este método para bootar com outras distros.
Espero ter ajudado com esta minha primeira dica no VOL.
Um abraço a todos e boa sorte. :-)